Como encontrar um dos melhores cursos de Engenharia Elétrica do Brasil?

melhor curso de engenharia elétrica do brasil

Com um leque de possibilidades, o curso superior de Engenharia Elétrica é uma das opções mais buscadas entre as Engenharias. O profissional formado no curso pode atuar em todas em indústrias envolvidas na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

É uma área em constante renovação e que é fundamental pra todos os outros setores da economia e da vida em sociedade. Não é à toa que cada vez mais engenheiros eletricistas estão se especializando e disputando as melhores vagas no mercado de trabalho.

Para os estudantes que desejam trabalhar nesse universo, a dica é buscar um dos melhores cursos de Engenharia Elétrica do Brasil. Pra te ajudar nesse desafio, nós da Pitágoras separamos os critérios pra considerar na escolha da faculdade. Confira!

Grade curricular do curso completa

A grade curricular de Engenharia Elétrica reúne as disciplinas que são oferecidas por um curso. Esse documento geralmente fica disponibilizado no site oficial da instituição de ensino e pode ser consultado por qualquer visitante, seja aluno do curso ou não.

É sempre bom dar uma conferida no documento antes de fazer sua inscrição no vestibular. A grade curricular é um forte indicador de como será sua experiência no curso. Com ele, você pode saber se vai entrar em contato com todas as disciplinas que espera estudar e se a faculdade realmente prepara o aluno para os desafios do mercado de trabalho.

Pra fazer essa consulta da melhor forma possível, aqui vão algumas dicas:

  • considere as demandas do mercado de trabalho: veja se as disciplinas refletem a realidade da área de atuação. Você pode pesquisar notícias e publicações recentes sobre a área e, em seguida, saber se a grade abrange as respectivas questões;
  • observe se existem espaços pra atividades extracurriculares: elas geralmente podem ser escolhidas pelos alunos e enriquecem sua formação acadêmica com oficiais e cursos livres.

Compare a grade curricular de diferentes faculdades para identificar qual delas oferece conteúdos mais relevantes para o mercado de trabalho. Fazendo isso, você saberá qual instituição oferece uma formação completa.

Acessibilidade financeira

As mensalidades nem sempre cabem no bolso dos estudantes. É por isso que algumas faculdades particulares oferecem programas pra tornar o ingresso na graduação um investimento mais acessível, do ponto de vista financeiro.

Se essa é uma preocupação para você que vai fazer Engenharia Elétrica, veja se a faculdade escolhida oferece bolsas de estudo e opções descontos na mensalidade.

A bolsa de estudo chega a 100%, o que garante ao estudante a chance de fazer a graduação inteira sem pagar nada. A nota do Enem é o critério usado pra conquistar o benefício em programas governamentais, mas as faculdades particulares também usam a pontuação no Exame pra oferecer aos estudantes abatimentos na mensalidade.

Aqui na Pitágoras, você pode conquistar uma bolsa para Engenharia Elétrica usando a nota do Enem. Além disso, garantimos desconto para os alunos que pedem a transferência pra nossa faculdade e pra aqueles que solicitam uma bolsa de incentivo no ato da inscrição do vestibular.

Compromisso com a inovação e tecnologia

Quando a faculdade é comprometida com a tecnologia na educação, quem sai ganhando é o aluno. Uma formação profissional completa é garantida com uma infraestrutura que incentiva o aprendizado. Bibliotecas presenciais e virtuais, campus com laboratórios e equipamentos modernos são alguns exemplos de inovação nesse segmento.

Outro detalhe importante é a infraestrutura digital da faculdade, principalmente relacionada à possibilidade de ofertar cursos na modalidade a distância, como a Engenharia Elétrica EAD –– que, na Pitágoras, acontece no semipresencial (EAD, com atividades presenciais).

Boa avaliação do MEC

Pra ter um diploma válido no mercado de trabalho, você precisa fazer um curso superior reconhecido pelo MEC. Esse é um critério básico para não correr o risco de ter seu investimento invalidado. Mas existe outro que você pode avaliar pra saber se realmente diante de uma boa faculdade, que é a nota do MEC.

O Ministério atribui às instituições uma pontuação que varia entre 1 a 5 com base em alguns indicadores:

  • infraestrutura;
  • corpo docente;
  • desempenho do estudante;
  • projeto pedagógico.

As notas ficam disponíveis no site oficial do e-MEC. Se você pensa em estudar na Pitágoras, saiba que a faculdade tem média de avaliações acima de 3, o que é considerado bom.

Preparação para o mercado de trabalho

Veja como a faculdade escolhida prepara os estudantes para o mercado de trabalho. Por exemplo, a grade curricular deve trazer disciplinas que correspondam à realidade da área de Engenharia Elétrica, além de disciplinas de estágios supervisionados.

É nos estágios supervisionados obrigatórios que a maioria dos alunos tem um primeiro contato com as responsabilidades rotineiras da profissão. Essa é uma oportunidade de colocar em prática tudo que se aprende nos livros, nas provas e na sala de aula.

Além disso, fique de olho nas atividades extracurriculares que a faculdade oferece pra capacitar o aluno. Se você pensa em estudar na Pitágoras, pode ficar tranquilo com isso. Nossos calouros e veteranos têm acesso exclusivo a estes programas:

  • Canal Conecta: portal online com as melhores vagas de estágio e emprego do mercado;
  • Aula Destaque: aulas especiais com profissionais de renomados em suas áreas;
  • Trilhas de Carreira: cerificações sobre vários assuntos pra complementar o aprendizado da sala de aula.

Não perca essa chance! Prepare-se para o mercado de trabalho com programas voltados para o aprimoramento de suas competências.

Formas de ingresso diversificadas

Pesquise quais são as formas de ingressar na faculdade escolhida. Quanto maior é o número de possibilidade, mais fácil será a tarefa de garantir sua vaga no curso de Engenharia Elétrica. As opções mais comuns são:

  • nota do Enem;
  • vestibular online;
  • vestibular tradicional;
  • transferência externa.

Aqui na Pitágoras, tanto o vestibular online quanto o tradicional podem ser agendados. Isso significa que você pode escolher a melhor data para fazer a avaliação, dentro do período de inscrições.

Faça sua inscrição no vestibular!

Você agora tem o que precisa pra escolher o melhor curso de Engenharia Elétrica do Brasil. Então, vá em busca de diferenciais que podem te dar o repertório necessário pra ingressar no mercado de trabalho e construir uma carreira de sucesso.

E se você ainda vai prestar vestibular pra Engenharia Elétrica, não perca mais tempo. Faça agora sua inscrição online no vestibular da Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.