Descubra qual é o salário do formado em Medicina Veterinária

profissional de medicina veterinária

A história da Medicina Veterinária começa há milhares de décadas — por volta de 4 mil anos antes de Cristo —, com o início da domesticação dos animais. A partir desse momento, o homem passou não só a ter mais contato com eles, mas também a compreender esses seres de um jeito abrangente.

No Brasil, essa história começou, oficialmente, um pouco mais tarde: lá pelos anos 1900. Hoje, o nosso país se destaca no número de médicos veterinários. São 124 mil profissionais em 2018, de acordo com os dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Bom, já vimos que essa é uma área de extrema relevância no mercado brasileiro, certo? Então, chegou a hora de conferir as suas principais características. Ao longo da nossa conversa, a gente vai descobrir muito sobre essa profissão, como o salário na Medicina Veterinária. Quer apostar? É só acompanhar o conteúdo que a gente preparou aqui na Pitágoras!

Quais são as áreas da Medicina Veterinária?

O curso de Medicina Veterinária da Pitágoras é oferecido ao longo de 5 anos. Ao fim de nossa conversa, inclusive, vamos falar um pouco sobre como escolher a melhor instituição pra estudar. Agora, vamos ficar de olho num ponto importante desse processo de escolha: a compreensão das áreas de atuação do veterinário.

De modo geral, as mais comuns são:

  • clínica e cirurgia de animais de pequeno ou grande porte, além dos silvestres;
  • reprodução;
  • melhoramento genético;
  • fiscalização sanitária;
  • saúde pública (vacinas, prevenção, zoonoses, entre outros);
  • pesquisa;
  • área forense;
  • área acadêmica.

Qual é o salário do formado em Veterinária?

Agora, que tal descobrir quanto ganha um veterinário? Afinal, essa é uma pergunta bem pertinente. Conhecer o salário de uma determinada profissão é um dos passos essenciais pra sua escolha!

Mas vamos retomar um pouco o diálogo sobre as áreas dessa carreira. Cada um dos campos citados acima tem uma remuneração diferente. Além disso, vale lembrar que o salário na Medicina Veterinária depende de uma série de fatores, como a experiência do candidato e o local da vaga.

Veja só uma média salarial de algumas das atuações que a gente citou:

Como vimos, tem uma diferença notável entre os salários na Medicina Veterinária. Mesmo dentro do campo clínico, existem diversas especializações (como na Medicina) que podem ser escolhidas, melhorando bastante a remuneração recebida. Fique de olho!

O que faz um veterinário?

Já conhecemos as áreas dessa profissão e o salário do veterinário. Então, nesse momento, que tal conferir as atribuições do profissional? Essa é uma carreira ainda muito mal compreendida na nossa sociedade.

Pra muitas pessoas, o veterinário lida só com o atendimento de cães, gatos e outros bichinhos de estimação. Mas isso não é verdade: há uma complexidade muito maior nas funções desse profissional. Tem o atendimento clínico e cirúrgico aos animais silvestres e de grande porte, por exemplo.

Já que a gente está falando sobre os grandes animais, a área de produção também é muito importante pra essa profissão. Aqui, o veterinário lida com os cuidados com bichos como vacas, porcos, galinhas e vários outros, deixando-os livres de doenças, confortáveis e trabalhando em questões como o melhoramento genético e a reprodução.

O médico veterinário também é responsável pelos cuidados com a saúde da população no geral. Por meio da inspeção de alimentos e de trabalhos na vigilância sanitária, ele se encarrega de deixar as pessoas livres de doença e garantir a qualidade nos produtos consumidos.

Por fim, o veterinário também pode seguir na área de:

  • pesquisa: descobrindo novos medicamentos e procedimentos que ajudem no dia a dia dos animais
  • forense: como um perito criminal;
  • campo acadêmico: ensinando pra futuros colegas de profissão.

Quais são as habilidades exigidas e o perfil desse profissional?

O médico veterinário é um profissional multidisciplinar. Ele precisa dominar habilidades como:

  • empatia;
  • comunicação escrita e verbal;
  • observação;
  • organização;
  • disciplina;
  • vontade de aprender;
  • apreço pela leitura e pelos estudos;
  • capacidade de ouvir e interpretar;
  • raciocínio lógico;
  • pensamento clínico;
  • ética.

Tudo isso é trabalhado ao longo da graduação quando você escolher estudar na Pitágoras. Mas o futuro médico veterinário precisa ter algumas coisas em mente pra otimizar esse aprendizado. A primeira delas é: na prática clínica e cirúrgica, o foco não vai ser apenas o animal, mas também o seu tutor. Por isso, boas habilidades com as pessoas são essenciais.

Outra característica importante do perfil desse profissional é o espírito empreendedor. Ainda que não deseje ter uma clínica própria, o veterinário precisa saber “vender o seu peixe” e trabalhar num bom marketing pessoal pra conquistar e fidelizar os seus clientes.

No geral, o veterinário é preocupado com o bem-estar de seus pacientes e de seus respectivos tutores e que não pode deixar de se atualizar e estudar!

Como conseguir destaque no mercado de trabalho?

Já sabemos o salário de Medicina Veterinária e várias outras informações sobre a área. Agora, pra fechar o bate-papo, chegou aquele momento de dicas pra que você possa se destacar nessa profissão.

A primeira delas é: invista sempre num estágio profissional. A experiência, ainda na faculdade, é algo inestimável pra todas as profissões. Isso não podia ser diferente com um curso da área da saúde, né? A prática e o contato com os animais e seus tutores não podem ser deixados de lado.

Além de investir num estágio ou trainee, é importante que a instituição de ensino escolhida seja excelente. Nesse cenário, a Pitágoras se destaca mais uma vez! Somos uma faculdade renomada, que conta com toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de suas habilidades — tudo isso com formas de ingresso facilitadas pra você.

Além disso, a gente conta também com um dos melhores corpos docentes do Brasil e com parcerias imperdíveis e exclusivas. É o caso do Canal Conecta, que te ajuda a encontrar as melhores vagas de estágio e emprego pra melhorar seu aprendizado ao longo do curso e ganhar experiência.

Gostou de saber sobre o salário na Medicina Veterinária e várias outras peculiaridades sobre o tema? Essa é uma profissão que lida não só com a vida dos pets e de outros animais, mas também com a dos seres humanos. E então, o que você está esperando? Vem pra Vet da Pitágoras!

Pra começar essa nova jornada na sua vida, se inscreva no nosso vestibular online!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.