7 principais matérias do curso de Odontologia

matérias de odontologia

Teste Vocacional Rápido

Profissionais que cuidam da saúde e da estética bucal são cada vez mais requisitados no mercado. Se você se identifica com esse trabalho e procura uma formação na área, precisa saber o que vem pela frente. O primeiro passo é pesquisar sobre as principais matérias de Odontologia.

Essa é uma faculdade interessante, porque mistura bem os conteúdos teóricos e as atividades práticas. O foco sempre deve estar na construção de um perfil profissional completo, capaz de construir uma carreira de destaque e que faça a diferença na vida de cada paciente.

Então, se você tem interesse no curso de Odontologia e quer entender melhor como ele funciona, não perca os próximos tópicos. Vamos abordar as características de algumas disciplinas presentes na grade curricular.

Reabilitação oral

Essa matéria engloba o conjunto de especialidades odontológicas usadas para reconstruir a arcada dentária de uma pessoa para devolver o seu sorriso. Alguns exemplos incluem ortodontia, periodontia, implantodontia e endodontia. Ou seja, aborda os tratamentos necessários para recuperar a funcionalidade, a saúde e a boa estética bucal.

Quem quer ser dentista precisa compreender muito bem os principais procedimentos da área. Não é à toa que a Reabilitação Oral sempre aparece entre as principais matérias de Odontologia.

As aulas vão ensinar o básico sobre a execução de canais, raspagens e demais processos que melhoram a harmonia da região tratada. Você também vai descobrir como personalizar o atendimento às condições de cada paciente.

Odontologia morfofuncional

Essa área de estudo costuma ser dividida em várias disciplinas. Há o campo focado em sistemas e órgãos específicos do corpo, já que problemas nessas estruturas podem comprometer a saúde da boca. O aluno passa a entender como determinadas doenças afetam os dentes, a gengiva e demais tecidos.

A Odontologia morfofuncional do ecossistema bucal, por exemplo, é uma matéria que tem foco no reconhecimento de meios de cultura utilizados em microbiologia. Ela apresenta aos alunos os principais passos do cultivo de microrganismos e formas de identificar as características de cada colônia.

Quem tem curiosidade em estudar tudo sobre Odontologia e as substâncias (presentes em alimentos ou bebidas) que afetam o funcionamento da boca vai gostar desses conteúdos.

Anatomia

Anatomia é uma das matérias de Odontologia que compõem o ciclo básico da grade curricular. Isso significa que oferece conhecimentos importantes para que os futuros dentistas consigam exercer os aspectos técnicos da carreira. O estudante precisa compreender o funcionamento de diferentes partes do corpo.

Na Anatomia Dentária, por exemplo, o objetivo é estudar o órgão dentário e suas estruturas adjacentes. É uma disciplina que apresenta detalhes do desenvolvimento, da morfologia, da função e do contato entre os dentes. Para analisar essas estruturas e suas interações, as turmas podem usar vários instrumentos do kit acadêmico odontológico.

Odontologia legal

Essa é uma especialidade da área que cuida dos fenômenos físicos, psíquicos, químicos e biológicos que podem atingir o homem. É o campo de estudo voltado para profissionais que desejam atuar na área forense, realizando exames diversos em arcadas dentárias.

A grade curricular de Odontologia não engloba apenas conteúdos relacionados à prática clínica. Na parte legal o dentista pode elaborar laudos técnicos, produzir relatórios e emitir atestados para favorecer vários processos. Isso inclui perícias nas áreas civil, administrativa, ética, trabalhista e criminal.

Periodontia

Enquanto algumas matérias de Odontologia têm foco no cuidado com os dentes, a Periodontia mira nos componentes que fixam e sustentam as estruturas visíveis do sorriso. Então, é uma disciplina dedicada a estudar, a prevenir e a tratar os problemas que afetam os tecidos periodontais.

Gengivite, abscessos, perda óssea e infecções são exemplos de condições tratadas com base nessa área do conhecimento. Quem tem um bom domínio dos conteúdos pode atuar no ramo médico, clínico e, ainda, na Odontologia Estética. Esta área gera oportunidades excelentes em um mercado cada vez mais interessado em aliar cuidados de saúde a tratamentos de beleza.

Propedêutica clínica

Essa é uma matéria comum em outros cursos da área da saúde, como Medicina, Farmácia e Fisioterapia. Ela corresponde ao conjunto de informações que são obtidas sem o uso de procedimentos ou diagnósticos específicos.

A Propedêutica clínica engloba uma série de técnicas para chegar a uma conclusão sobre a condição do paciente. Podem ser informações orais, dados de exames físicos e anamnese (que funciona como uma entrevista, em que o dentista faz algumas perguntas para entender o perfil da pessoa).

Após essa fase, o profissional parte para o exame clínico para avaliar toda a região bucal do paciente. As manobras envolvidas nessa etapa incluem inspeção, palpação, percussão, auscultação e olfação. É importante que os alunos conheçam todas para ter sucesso nas aplicações futuras.

Saúde pública

Saúde Pública é uma das matérias de Odontologia mais importantes por abordar a missão básica do dentista: prezar pela saúde de pessoas de todas as idades e perfis. É a partir do estudo desse título que o aluno começa a entender todas as suas atribuições e possibilidades de trabalho.

Muitos percebem, por exemplo, que dá para associar o atendimento em consultório próprio àqueles realizados nas redes públicas de saúde. Nesses casos, é comum o desenvolvimento de procedimentos de clínica geral nas unidades básicas, ao passo que as especialidades são aplicadas em âmbito particular.

É muita coisa para aprender, concorda? Quem ainda tem questionamentos relevantes acerca da graduação pode entrar em contato com representantes da instituição de interesse para obter informações claras. Aproveite essa conversa para saber quanto custa uma faculdade de Odontologia, qual é a estrutura disponível para as aulas, entre outros dados essenciais na tomada de decisão.

Você também já pode começar seus estudos na área!

Conhecer as principais matérias de Odontologia gera reflexões importantes sobre a construção da carreira. Se você está confiante de que essa é a graduação ideal para você, não deixe de prestar o vestibular aqui na Pitágoras. Nosso Bacharelado engloba conhecimentos teóricos e práticos para que os alunos aprendam a clinicar desde cedo e preparem o caminho para uma atuação de qualidade.

Ainda está em dúvida sobre as melhores faculdades na área da saúde? Confira agora o nosso guia com 8 cursos desse campo e faça a escolha certa!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content