Conheça as 5 principais matérias de Medicina

matérias de Medicina

Desconto nota do Enem

A escolha de uma profissão não é nada fácil, né? Afinal, existem várias áreas em que você pode optar. Quem se identifica com a da saúde, por exemplo, tem à disposição diversas opções de graduações. Uma das mais procuradas do Brasil é o curso de Medicina.

Por ser uma profissão concorrida, respeitada com ótimos salários — a média pode chegar a R$ 6.854,821 —, há muitas dúvidas rodeando o curso, inclusive sobre o que se estuda. As matérias de Medicina são muito empolgantes e você entra em contato com disciplinas que auxiliam no entendimento do corpo humano.

Se você tem dúvidas sobre o que se estuda em Medicina, não perca o nosso post. Boa leitura!

Anatomia

A grade curricular de Medicina é muito ampla e composta por matérias que permitem aos estudantes conhecerem a estrutura do corpo e sua fisiologia. Uma das mais importantes e interessantes é a Anatomia.

Durante as aulas, os alunos aprendem técnicas de dissecação, com base na realização de cortes. Os conteúdos práticos te ajudam com uma visualização melhor das estruturas corporais e a entender como o corpo é dividido.

Fisiologia

A Fisiologia faz parte das disciplinas de Medicina e, nesse caso, você vai entender como funciona o corpo. Em todos os sistemas existem funções particulares que garantem o bom funcionamento do organismo.

O sistema muscular, por exemplo, faz a sua função por meio transmissores que vão até o cérebro e retornam. Já o sistema digestório é responsável por fornecer substratos importantes pela ação de hormônios e enzimas.

Patologia

Você sempre quis saber as causas das principais doenças e como elas afetam o corpo de maneira detalhada? A disciplina de Patologia pode sanar todas as suas dúvidas! O objetivo é explicar os mecanismos que levam ao desenvolvimento de sintomas e sinais de uma enfermidade.

Tour pela prova do Enem

Ela se divide em duas áreas:

  • Patologia sistêmica: estuda as respostas específicas que acontecem em sistemas e órgãos em decorrência de alguma doença;
  • Patologia geral: se concentra nos estudos das reações presentes em tecidos e células após o surgimento de uma doença.

Farmacologia

A Farmacologia é uma matéria que faz parte da área da saúde, em que você analisará as composições químicas e as propriedades dos medicamentos. O objetivo principal é orientar o futuro profissional quanto à toxicidade, contraindicações e indicações dos fármacos, como usá-los durante o tratamento de doenças e como eles podem reagir quando em combinação com outros remédios.

Imunologia

A Imunologia é a parte da Medicina que tenta entender a função do sistema imune, os meios de defesa do organismo e aborda como eles reagem contra parasitas, bactérias e vírus. Ao assistir às aulas, o futuro profissional se prepara pra auxiliar no combate às diversas doenças que acometem as pessoas.

Pra ser um médico reconhecido no mercado, é importante estudar em uma instituição de ensino que tenha professores qualificados e matérias atualizadas, com aulas teóricas e práticas. Aqui na Pitágoras, temos toda a infraestrutura necessária pra você aprender tudo sobre a profissão. O curso oferece laboratórios de ponta de Microscopia, informática, Habilidades Médicas e Ciências Morfofuncionais.

Pra conquistar a aprovação, é fundamental entender como funciona o vestibular de Medicina, já que é um dos cursos com a nota de corte mais alta.

Vem pra Pitágoras!

Agora que você já conhece as principais matérias de Medicina, não se esqueça de pesquisar mais sobre o curso pra tirar todas as suas dúvidas. Além disso, aprenda a elaborar um guia de estudos para o vestibular de Medicina pra alcançar a nota de corte e dar o primeiro passo rumo à aprovação!

E aí, gostou do conteúdo e quer estudar Medicina em uma faculdade reconhecida e de excelência? Então, se inscreva em nosso vestibular!

1 CAGED

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados