Saiba quais são as 8 principais matérias do curso de Logística

estudante de logística

Para quem anda buscando uma profissão que traga boas oportunidades de emprego e de construção de carreira, optar pelo curso de Logística pode ser uma boa! O profissional tem importância estratégica, já que lida e controla recursos e produtos de uma empresa desde seu estoque à distribuição ao varejo. Dessa forma, as matérias de Logística são amplas e dão aos estudantes uma base sólida para atuar nas diversas frentes da profissão.

Algumas áreas estão em franca expansão; por isso, as vagas têm crescido. É o caso, por exemplo, do setor ferroviário, das indústrias farmacêuticas e também dos diversos ramos de comércio eletrônico.

Quanto às habilidades do profissional de Logística, contam muitos pontos ser flexível, estar disposto a trabalhar em horários alternativos e ter muita curiosidade quanto ao funcionamento de outros setores de uma empresa. Para entender melhor sobre o curso, neste artigo, a Pitágoras mostra quais são as principais disciplinas de Logística e outras curiosidades sobre essa formação. Bora lá?

Por que cursar Logística?

O futuro da Logística é cheio de possibilidades, porque se trata de uma área que está relacionada diretamente à indústria 4.0. Esta, por sua vez, aposta no uso de tecnologias, como Internet das Coisas (IoT), machine learning, Big Data e Inteligência Artificial (IA) para aprimorar e renovar os processos.

Na prática, transportadoras e diversos negócios têm se reinventado e investido em tecnologia para aprimorar ou repensar métodos de atuação. A Logística acaba sendo impactada por essas mudanças. Como?

Por exemplo, se antes era comum manter grandes estoques e arriscar sofrer perdas gigantescas, seja pelos prazos de validade, seja pelas dificuldades de armazenamento, no atual cenário, é essencial fazer uma gestão inteligente de estoques. Os serviços de Big Data e de cloud computing tornam-se essenciais nesse momento.

Quem cursa Logística pode atuar em diversas frentes de um negócio ou prestar consultoria para organizações. Entre as funções do profissional, nós destacamos:

  • administrar os materiais e os recursos de uma empresa;
  • controlar estoque e armazenagem;
  • cuidar da movimentação interna e da distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo;
  • operar sistemas eletrônicos variados;
  • estabelecer a comunicação com fornecedores e clientes.

Quais são as principais matérias de Logística?

Tudo o que se estuda em Logística deve estar alinhado com as atuais necessidades de mercado. Por isso, é essencial entender se a grade curricular está atualizada e conta com disciplinas como:

  • sistemas de gestão;
  • matemática financeira;
  • gestão de projetos;
  • operadores logísticos;
  • processos gerenciais;
  • estatística;
  • gestão de pessoas;
  • cadeia de suprimentos.

A Pitágoras presta muita atenção a essas tendências e, assim, explicamos um pouco mais sobre cada uma delas a seguir.

1. Sistemas de gestão

As companhias que trabalham com produtos e com matérias-primas devem estar atentas para garantir que toda a cadeia produtiva seja eficiente, ou seja, do início da produção até a chegada ao cliente final. Dessa forma, é vital garantir a qualidade dos sistemas de gestão.

Ter bons sistemas de gerenciamento permite que exista menos ruído em cada etapa e que todo o processo seja otimizado com boas práticas. Nesta matéria de Logística, os alunos conhecem os principais sistemas de gestão (armazém, transporte, roteirização etc.) e tornam-se aptos a:

  • garantir mais produtividade para a frota de transporte;
  • melhorar a gestão dos veículos disponíveis para os deslocamentos das cargas;
  • controlar os pedidos com mais inteligência e verificar quais são possíveis discrepâncias.

2. Matemática financeira

Esta é uma das matérias de Logística comum a diversos cursos de Exatas, como Engenharias, Matemática etc. Assim, ela permite estudar a equivalência de capitais no tempo — na prática, você percebe como se comporta o valor do dinheiro no decorrer dos anos.

Também aborda operações ligadas ao dia a dia, como empréstimos e aplicações financeiras, renegociação de dívidas ou cálculo de desconto para um determinado produto. Assim, entender sobre taxa de juros diversas, juros, montante e capital são assuntos abordados na disciplina.

3. Gestão de projetos

Esta disciplina da faculdade de Logística trata da criação, do planejamento, da execução e do monitoramento de qualquer prática que objetive alcançar algo de forma eficiente.

Na Logística, é fundamental trabalhar com agilidade e dinamismo para que o setor seja um diferencial competitivo às organizações. Assim, os alunos vão desenvolver planos de projetos, entendendo como eles podem impactar positivamente a empresa e quais os riscos a serem evitados.

4. Operadores logísticos

Os operadores logísticos atendem às necessidades que companhias têm de contratarem uma equipe que seja, de fato, especialista na execução ou na oferta desse tipo de serviço, já que muitas vezes nem todo negócio tem um setor de Logística.

Contar com operadores permite que as empresas possam focar a execução de suas atividades próprias sem se preocupar com a logística do processo. Para tanto, a matéria é ampla e ajuda os alunos a prestar consultorias, trabalhando de maneira autônoma.

5. Processos gerenciais

Com esta matéria, você entende o setor de Logística como algo mais amplo, em vez de pensar nele como uma área independente da empresa. Assim, pode lidar com pessoas, processos e planos de negócio. A disciplina permite uma visão macro das áreas correlatas.

6. Estatística

Mais uma das matérias de Logística que também é comum a outras faculdades de Exatas. Na estatística, você aprende a coletar, a analisar e a interpretar dados numéricos relacionados a um determinado objetivo.

Para a Logística, trata-se de uma habilidade essencial para mensurar e trabalhar na previsão de estoques e entregas com base em modelos matemáticos mais acertados.

7. Gestão de pessoas

A Logística é uma área que envolve diversos profissionais — gestores da área, inclusive, trabalham gerenciando outros profissionais. Por isso, a gestão de pessoas é essencial para que este profissional progrida e esteja apto a alcançar boas posições na hierarquia de uma empresa.

8. Cadeia de suprimentos

Você já deve ter visto cargos como gerente ou diretor de supply chain, certo? Trata-se do inglês equivalente à cadeia de suprimentos. A matéria ajuda a desenvolver sistema de organizações, de pessoas, de atividades e de recursos para transportar produtos ou serviços dos fornecedores aos clientes.

Para destacar-se profissionalmente, além de estudar com afinco todas essas matérias de Logística, é essencial buscar um curso que dê uma boa base e compreenda as necessidades do mercado de trabalho.

Na Pitágoras, você conta com professores excelentes e, com quatro semestres de estudo, já está pronto para atuar na área. Também pode escolher entre as modalidades presencial e semipresencial!

Gostou de saber informações sobre algumas matérias de Logística e o futuro da profissão? Então, entre em contato com a Pitágoras para transformar seu futuro quanto antes. Agende seu vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content