6 matérias de Jornalismo para se identificar com o curso

matérias de Jornalismo

Desconto nota do Enem

Você sabia que a grade curricular faz total diferença na qualidade de uma graduação? Ela precisa ser atualizada, acompanhar as tendências e as inovações do mercado e possibilitar que os alunos tenham as melhores experiências de aprendizado.

Por isso, as matérias do curso de Jornalismo são o coração do curso. Isso significa que determinarão as competências que você deverá conquistar a fim de entrar com sucesso na carreira.

Então, para que você sinta o sabor dessa graduação, fizemos uma lista mostrando o que se aprende em 6 matérias de Jornalismo! Vamos lá?

Narrativas Contemporâneas

A forma de se comunicar vai mudando com o tempo. Se você perceber, o jeito como os jornalistas escreviam e falavam mudou muito de 20 anos para cá, por exemplo.

Então, as Narrativas Contemporâneas darão a você uma visão geral da maneira como as narrativas do século XXI são construídas e como elas são afetadas por fatores sociais, culturais, linguísticos e tecnológicos, bem como pela criatividade e pela expressividade individual em todas as áreas do Jornalismo.

Telejornalismo

Trabalhar na televisão é um dos campos profissionais mais promissores, por isso, a grade curricular de Jornalismo inclui a matéria de Telejornalismo. O objetivo é garantir que você tenha conhecimento em produção, apresentação, reportagem televisiva, oratória, imagem, e tudo o mais que se relaciona com os bastidores e a transmissão de um programa jornalístico.

Mídia Online

Hoje, os veículos de comunicação digital ocupam um espaço crescente em nossas vidas. Inclusive, veículos tradicionais, como rádio, TV e jornais impressos, estão se tornando cada vez mais digitais, associando-se a redes sociais e serviços de streaming.

Por isso, Mídia Online está entre o que se estuda em Jornalismo. O objetivo é conhecer as diferentes mídias, a dinâmica das operações em cada uma delas e a forma de se comunicar com o público que consome conteúdo digital.

Jornalismo Literário, Cultural e Social

Essa disciplina aborda técnicas que vão transformar a maneira de você criar uma reportagem. A principal característica desse tipo de Jornalismo é adotar uma narrativa com base literária. Na prática, isso exige que a produção da informação esteja associada a grandes reportagens e a uma forma de se comunicar mais ampla, reflexiva e envolvente para a audiência.

Tour pela prova do Enem

Para isso, é preciso promover uma visão ampla da realidade, ao mesmo tempo que humaniza e aprofunda as histórias, refinando o uso dos recursos jornalísticos.

Por falar em grandes reportagens, muitas vezes, o jornalista pode ser um viajante em busca de notícia. Então, conheça aqui outros cursos para quem gosta de viajar!

Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa

Para você construir uma notícia, seja factual, seja uma grande investigação, é preciso ter técnica. Por isso, na faculdade de Jornalismo, você vai aprender as diferentes técnicas de realizar uma entrevista, os passos para criar uma reportagem, como colher uma entrevista e realizar/interpretar pesquisas estatísticas.

Afinal de contas, um jornalista sempre trabalha com dados e fatos, então, precisa garantir que suas reportagens apresentem verdade e neutralidade.

Redação Jornalística

A escrita jornalística é o estilo de escrita que as organizações de notícias usam para montar uma história. Cada forma e estilo jornalístico usa diferentes técnicas e escreve para diferentes propósitos e públicos, os quais você deve saber diferenciar. Alguns dos principais tipos de escrita jornalística são:

  • editoriais;
  • resenhas;
  • colunas;
  • reportagens;
  • texto para apresentação em rádio e TV.

Venha estudar na Pitágoras!

Gostou de conhecer um pouco mais como é a Faculdade de Jornalismo? Então, siga seu sonho e comece já a graduação.

Ao vir para a Pitágoras, você tem tudo o que precisa para estudar com conforto e praticidade! Veja nossos diferenciais:

  • graduação 100% EAD;
  • vestibular online ― aproveite e veja a nota de corte para Jornalismo ;
  • plataforma de estudos moderna;
  • aulas práticas focadas no desenvolvimento de competências para o mercado atual;
  • tutoria online com professores especialistas;
  • apoio personalizado ao aluno;
  • avaliação continuada;
  • atividades complementares de desenvolvimento profissional, como Aula Destaque e Trilhas de Carreira;
  • parcerias e convênios;
  • acesso exclusivo a milhares de vagas de emprego, estágio e freelance no portal Canal Conecta.

Se você ama se comunicar e vê que pode ser um(a) excelente jornalista, não espere mais. Inscreva-se já na Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados