Material para faculdade: afinal, o que terei que comprar?

materiais para faculdade

Desconto nota do Enem

Você terminou o ensino médio e está prestes a entrar na faculdade. Logo mais, um mundo completamente diferente do que viu até então na escola vai se abrir diante dos seus olhos: a vida universitária.

Alguns dizem que a faculdade é um dos melhores períodos da sua história. Com certeza, vão ser. Mas você precisa encarar tudo com seriedade e se organizar bastante, começando pelo seu controle financeiro, já que aparece uma série de despesas relacionadas com o curso.

Entre elas está a lista de material pra faculdade. Dependendo da graduação escolhida, pode incluir alguns itens um pouco caros. Mas sem desespero ainda, viu!

Pra não deixar faltar nada, a gente preparou este post explicando pra você o que comprar pra faculdade, de maneira que consiga se planejar financeiramente. No final, se liga nas dicas de como aprender a economizar.

O que organizar antes de começar a faculdade?

Assim que você decidir pela sua graduação, é essencial conhecer a grade das matérias pra compreender quais vão ser as etapas principais e os tipos de aulas ministrados ao longo da sua jornada.

Ter essa noção te permite saber se vai precisar de materiais específicos –– que podem incluir desde itens de escritório, livros e apostilas até vestuário obrigatório e equipamentos de proteção individual (EPIs).

Depois de conhecer a dinâmica do curso, faça uma lista com todos os materiais que vai utilizar e calcule os investimentos.

Quais são os materiais básicos?

Alguns materiais escolares pra faculdade são comuns a todos os cursos, e você pode até mesmo aproveitar itens que usavam no ensino médio. Alguns deles são os seguintes.

Kit de estojo, com lápis, borracha, canetas de cores variadas, apontador etc.

Esses são itens indispensáveis à sua vida na faculdade. Eles servem pra você fazer suas anotações e destaque em termos importantes. Dá pra escolher os seus materiais preferidas e compor um estojo recheado. Inclusive, essa é uma motivação a mais pra se dedicar aos estudos!

Cadernos, fichários e pastas

É importante ter um espaço específico pra anotar e guardar as informações relativas a cada disciplina. Pra carregar menos peso, é muito comum optar pelo fichário, em vez de um caderno pra cada matéria, e organizar tudo dentro de pastas.

Essas pastas ainda podem ser organizadoras e ter espaços individuais pra colocação de documentos, como xerox de textos. Alguns, por outro lado, preferem um caderno inteligente, com divisão de matérias e recursos, como plásticos e adesivos. Mas isso fica a seu critério. Veja o que combina mais com seus estudos!

Tablets e laptops

tecnologia na educação já chegou e devemos utilizá-la, não acha? Muitos alunos estão substituindo as folhas de papel pelo uso desses dispositivos, que facilitam muito a vida ao permitirem salvar todos os seus conteúdos na internet, de forma rápida e fácil.

Ao contar com um dispositivo digital, o acesso a informações fica muito mais rápido. Você pode utilizar ferramentas de busca, sites da área, redes sociais e aplicativos, como calculadora online e dicionários.

Mas antes de adotar tablets ou laptops, garanta que a faculdade ofereça uma conexão wi-fi de boa qualidade. Também tenha atenção à segurança no trajeto entre sua casa e o campus, pra evitar problemas com roubos, combinado?

Quais são os materiais específicos?

Alguns cursos exigem materiais específicos pra uso em determinadas disciplinas. Normalmente, são itens necessários pra atividades práticas, como aulas de laboratório e projetos.

Pra você entender melhor que tipos de recursos são esses, veja só alguns exemplos de graduações oferecidas aqui na Pitágoras e os itens mais comuns utilizados pelos alunos.

Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo lida o tempo todo com croquis, maquetes, desenhos, medições, entre outros projetos que exigem muita disposição. Assim, uma lista de material da faculdade compõe o kit básico.

Alguns desses itens são:

  • borrachas de diferentes formas e tamanhos;
  • canetas nanquim;
  • clipes e colas diversas;
  • compassos e réguas;
  • conjuntos de canetas hidrográficas;
  • EPIs pra visitação de obras (óculos capacete e luvas de segurança);
  • equipamentos pra desenhos de observação (bloco de papel canson, borrachas de precisão, caderno tipo sketchbook com e sem pauta);
  • escalímetro de 30 cm;
  • esquadros de 45 e 60 graus;
  • fita crepe e post-its;
  • gabarito de círculos e mobília;
  • kit de lápis de desenho com diferentes durezas de grafite (6B; 4B; 2B);
  • lapiseiras com diferentes espessuras (0,3; 0,5; 0,7; 0,9 etc.);
  • linha prumo ou prumo de parede;
  • tesouras, estiletes e lâminas.

Engenharias

Os cursos de Engenharia existem pra tudo que é gosto, né? Pra se ter uma ideia, só na Pitágoras são as seguintes especialidades:

Cada uma tem as suas particularidades no ensino, o que reflete na lista de material pra faculdade. Em linhas gerais, veja alguns específicos da Engenharia. Lembrando que há itens que o próprio curso oferece, e outros que você deve adquirir;

Tour pela prova do Enem
  • calculadora científica;
  • equipamentos eletrônicos e maquinário;
  • EPIs (capacetes, jalecos, luvas, óculos, etc.);
  • kits de ferramentas;
  • materiais pra desenho, similares aos da Arquitetura;
  • prancheta de desenho.

Medicina Veterinária

A graduação em Medicina Veterinária exige a realização de diversas práticas, por exemplo, em disciplinas como Anatomia e Semiologia. Por isso, o material pra essa faculdade inclui um kit acadêmico com itens como:

  • cabos de bisturi;
  • estetoscópios;
  • estojo inox;
  • martelo de Buck;
  • pinças;
  • porta-agulhas;
  • termômetro clínico digital;
  • tesouras e lâminas.

Além desses itens, você deve utilizar EPIs, como luvas, máscara, jaleco e óculos, nas aulas de laboratório e atendimento.

Odontologia

O material pra faculdade de Odontologia também conta com itens específicos pra uso individual, que compõem o kit acadêmico odontológico. Veja só:

  • pinça;
  • brocas;
  • maleta;
  • micromotor;
  • contra ângulo;
  • peças retas;
  • EPIs (máscara, óculos, jaleco, luvas, touca).

Como lidar com o custo dos materiais?

Como você deve imaginar, a aquisição do material específico pra faculdade demanda certo investimento. Não dá pra ser pego de surpresa e correr o risco de ficar sem os objetos necessários pra aprender, né?

Então, aí vai uma listinha com sugestões de como lidar com os custos e conseguir comprar tudo sem dor de cabeça.

  1. Guarde um pouco de dinheiro todo mês pra lista de material para faculdade.
  2. Encontre lojas que parcelam em várias vezes, principalmente se for sem juros.
  3. Saiba antecipadamente quando e em quais disciplinas você usará materiais específicos pra se planejar.
  4. Encontre uma fonte de renda extra, mesmo que for temporária, pra cobrir esses gastos sem comprometer demais seu orçamento.
  5. Veja como estudar com bolsa ou descontos na mensalidade.

Como comprar o material pra faculdade mais barato?

Falamos no tópico anterior sobre a importância de se planejar pra lidar com os custos, mas não podemos esquecer que tentar reduzir as despesas também ajuda muito. Ou seja, a ideia é economizar comprando material pra faculdade mais barato.

E como fazer isso? Veja a seguir.

Procure promoções

A principal dica nesse sentido é pesquisar os preços. A internet é uma ferramenta que facilita muito essa etapa, garantindo que você entre em contato com diversas lojas pra saber sobre a média de valor dos itens que precisa.

Então, anote todas as informações pra ter um comparativo e decidir qual a melhor opção. Muitas vezes, vale a pena dividir a sua compra pra garantir bons preços, embora isso não seja uma regra. Ao realizar uma compra maior, por exemplo, pode ser que você consiga negociar boas condições com a loja ou diretamente com o vendedor.

Ficar de olho nos preços é importante também pra aproveitar promoções que podem surgir a qualquer momento ou em épocas específicas, como a famosa “Black Friday”. O importante é que seu radar esteja ligado!

Parcerias da faculdade

Outra dica é verificar se a instituição de ensino tem parcerias que ofereçam descontos para os estudantes na hora de comprar os materiais necessários.

É comum que as faculdades façam isso pra beneficiar seus alunos, mas a verdade é que muitos não buscam saber sobre essas oportunidades e nem chegam a aproveitar os benefícios. Mais uma vez, lembre-se de que estar informado é tudo e pode fazer a diferença no seu bolso.

Materiais usados

Existe ainda a alternativa de comprar materiais usados, gastando menos sem deixar de ter tudo o que você precisa para estudar. Ex-alunos do mesmo curso ou disciplina e até pessoas desconhecidas que divulgam seus “desapegos” na internet são boas indicações.

Nesse caso, o principal cuidado é checar se o objeto está em condições ideais, já que não vale pagar mais barato por algo que não vai atender às suas necessidades. Acontece que muita gente acaba se desfazendo de livros e outros materiais em ótimo estado, sendo uma chance de economizar.

Quais são os outros gastos para fazer faculdade?

Já que estamos falando dos gastos da vida universitária, não deixe de incluir no seu controle financeiro algumas despesas que vão além da mensalidade e dos materiais usados no dia a dia.

A rotina de fazer uma faculdade envolve custos, assim como quem trabalha e precisa ir para o seu emprego todos os dias. Transporte e alimentação, por exemplo, devem ser considerados por todos os alunos de cursos presenciais.

Enquanto isso, quem opta por fazer uma faculdade EAD precisa de um dispositivo eletrônico conectado à internet pra assistir às aulas e acompanhar todas as atividades. Logo, ter um plano de dados móveis ou pagar a mensalidade da provedora pra sua casa será crucial.

Prepare-se para o vestibular!

Antes de tomar a sua decisão e começar um curso, analise todos esses fatores pra fazer a melhor escolha. Busque saber exatamente todo o material pra faculdade que você vai precisar e se programe pra conseguir lidar com os gastos. Lembre que ter uma reserva financeira também é importante por conta de possíveis imprevistos. Assim, tudo fica mais fácil e você pode aproveitar ao máximo!

Agora, uma pergunta: já sabe qual é a graduação ideal para o seu perfil? Então, não perca mais tempo. Inscreva-se já no vestibular da Pitágoras e comece a construir seu futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 210

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados