Material de Enfermagem: o que vou precisar na faculdade?

material de enfermagem

Desconto nota do Enem

Os enfermeiros são profissionais importantíssimos para a sociedade. Não por acaso, essa é uma carreira que atrai o interesse de muitas pessoas, especialmente daquelas que descobrem a vocação para servir e cuidar do próximo. Assim, se você pensa em seguir essa profissão, saiba que vai precisar conhecer todo o material de Enfermagem solicitado ao longo da faculdade.

Isso aí! Desde o início do curso de Enfermagem, é necessário usar acessórios diversos e aprender a lidar com equipamentos que fazem parte do cotidiano desse profissional indispensável. Mas afinal, você tem ideia de quais são eles? Será que conhece quais serão utilizados ao longo da graduação? 

Caso a resposta tenha sido “não” e queira ficar por dentro do assunto, se liga nesta leitura. Por aqui, vamos te contar tudo sobre o material de Enfermagem e, de quebra, daremos algumas recomendações a respeito dessa formação. Anote já!

Quais são os materiais de enfermeiro necessários na faculdade?

Essa é uma das curiosidades que passam pela cabeça dos futuros estudantes ou até mesmo por quem ainda está iniciando o curso. Os materiais básicos precisam ser conhecidos por todo mundo que quer saber tudo sobre Enfermagem. E é isso que você vai descobrir a partir de agora. Vem com a gente!

Aparelho medidor de pressão

Medir a pressão arterial é um dos procedimentos mais comuns na rotina de saúde. Existem aparelhos digitais e manuais, mas o que importa mesmo é detectar os casos de hipertensão ou hipotensão pra evitar as suas consequências negativas. Em geral, um resultado próximo de 120×80 mmHg é considerado normal.

Termômetro clínico

Termômetros são equipamentos fundamentais na Enfermagem, já que qualquer alteração na temperatura corporal das pessoas precisa ser avaliada e acompanhada de perto. O ideal é que esteja entre 36 e 37 ºC, sendo preocupante apresentar um valor acima disso.

Como há diversos tipos de aparelhos, as instituições de saúde onde enfermeiros trabalham ou a própria faculdade podem orientar na escolha do melhor produto. Atualmente, os termômetros digitais facilitam a medição, mas é importante que sejam de boa qualidade e confiáveis.

Oxímetro

Outro passo pra verificar o estado de saúde de um paciente é medir a oxigenação do sangue. O teste é bem tranquilo e deve ser feito com o auxílio de um oxímetro.

Normalmente, ele tem o formato de um clipe que é colocado em alguma parte do corpo, de preferência nas extremidades pra ver se o oxigênio está sendo bem-transportado pelas áreas distantes do coração. Os dedos das mãos, pés ou o lóbulo da orelha são os locais mais testados.

O esperado é que o nível de saturação fique entre 95 e 100%. Abaixo desse valor, é indicado investigar quais as possíveis causas da baixa oxigenação, principalmente se o resultado for menor que 90%.

Estetoscópio

Esse é o equipamento que representa um símbolo da Medicina, inclusive nas brincadeiras de infância. Como avaliar as batidas do coração é uma tarefa crucial na avaliação de um paciente, não tenha dúvidas de que os enfermeiros também precisam saber manusear o aparelho.

A ação correta é conhecida como “auscultar” a região do coração e pulmão pra verificar se esses órgãos estão funcionando bem ou se há alguma dificuldade a ser observada. A região abdominal (intestino, útero, estômago etc.) pode ser incluída na ausculta.

Garrote

Também chamado de torniquete, esse dispositivo serve pra prender a circulação do sangue em determinada região do corpo. Por exemplo, quando há uma lesão na perna ou no braço e a intenção é conter uma possível hemorragia. As técnicas pra prender o garrote devem ser aprendidas por todo enfermeiro pra serem usadas quando necessário.

Tesoura sem ponta

Pra fazer curativos e lidar com outras tarefas comuns, os enfermeiros precisam ter uma tesoura sempre à mão. As pontas arredondadas ajudam a proteger a pele do paciente na hora de abrir uma peça de roupa em um atendimento emergencial ou mesmo cortar uma bandagem.

Além desses itens de Enfermagem, o uso de máscaras, toucas, luvas e jaleco ou avental é essencial, fazendo parte do kit de material para faculdade. Os profissionais de saúde que lidam diretamente com os pacientes precisam ser paramentados por questões de higiene e proteção, não é?

Como é a estrutura da faculdade para as aulas práticas de Enfermagem? 

Os alunos que decidem estudar em uma faculdade de qualidade, como a Pitágoras, podem contar com uma excelente infraestrutura para aprender tudo sobre Enfermagem. 

Tour pela prova do Enem

Nesse processo, são realizadas aulas práticas — modalidades estas que têm um papel imprescindível na formação desse especialista. Ao longo das atividades, os professores têm como objetivo promover o aperfeiçoamento de todas as habilidades do estudante e que serão essenciais em seu dia a dia como profissional. 

Diante disso, essas aulas são ministradas em enfermarias, ou também, em um dos diversos laboratórios multidisciplinares disponíveis na instituição de ensino. Seja qual for o ambiente escolhido, uma coisa é fato: o aluno terá a oportunidade de mergulhar de cabeça no universo da Enfermagem. 

Em tais momentos, você terá contato com situações práticas do dia a dia de um enfermeiro, seja cuidando de um paciente, seja realizando análises minuciosas e laboratoriais.

E não só isso!

Porém, é claro que o sucesso desse aprendizado se dá não somente pelos conteúdos e pelas metodologias divididas entre os professores e os alunos. Acontece, também, graças ao espaço e à infraestrutura disponibilizada pela faculdade. Na Pitágoras, os laboratórios contam com áreas multifuncionais, ou seja, que conseguem se adaptar a cada atividade realizada. 

Em tais locais, ainda é possível encontrar todos os acessórios e equipamentos necessários para que o processo aconteça de maneira completa e efetiva. Fora isso, a instituição cuida diariamente da manutenção das salas de aula, recorrendo ao serviço de limpeza e às regras claras de utilização.

Quais são os materiais de Enfermagem cedidos pela instituição para os alunos do curso? 

Para promover uma experiência completa e garantir que os alunos aprendam o máximo dos conteúdos compartilhados, a Pitágoras também oferece um material de Enfermagem especial. Para acessá-lo, é só entrar no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como também na Biblioteca Virtual. 

Nessas plataformas, é possível conferir inúmeros conteúdos, títulos, webaulas, livros didáticos, ferramentas de tradução e até atividades extras. E o melhor? Tudo isso é 100% gratuito e com um sistema periodicamente atualizado. 

De forma geral, a Biblioteca Online conta com os seguintes diferenciais: 

  • pode ser acessada em qualquer dia e horário; 
  • não há fila de espera, e o aluno consegue conferir os conteúdos de modo simultâneo; 
  • é possível se aprofundar nos trabalhos de autores renomados, tanto aqueles voltados para o mercado de trabalho, quanto os do universo acadêmico; 
  • há mais de 40 editoras disponíveis aos alunos; 
  • o sistema é capacitado para os portadores de deficiência visual, com a ajuda do software Readspeaker; 
  • são disponibilizados e-books, revistas, jornais, livros de Enfermagem, de domínio público, periódicos científicos, entre outros formatos. São mais de 40 mil títulos oferecidos!

Como funciona o curso de Enfermagem?

O curso de Enfermagem no formato de Bacharelado dura em torno de 5 anos e faz parte do grupo das Ciências Biológicas. Um dos principais objetivos das formações de boa qualidade é preparar os estudantes pra serem profissionais éticos e responsáveis, aptos a cuidar de pacientes em contextos individuais ou coletivos.

Para isso, é essencial passar por uma combinação de disciplinas teóricas e práticas ao longo da faculdade. A realização do estágio supervisionado é outra fase importante pra completar o aprendizado e deixar o aluno mais seguro pra encarar os desafios da vida profissional.

Quais são as vantagens em fazê-lo?

A maior vantagem de investir em uma formação específica de Enfermagem é garantir a autorização pra exercer a profissão. O diploma é obrigatório pra assumir a responsabilidade de ser um enfermeiro em qualquer ambiente de trabalho na área da saúde.

O período do curso é dedicado à aquisição dos conhecimentos básicos da carreira e não pode ser substituído por nenhum outro tipo de instrução. Inclusive, todo enfermeiro deve ser registrado e reconhecido pelo Conselho Regional de Enfermagem, sendo necessário apresentar a comprovação da conclusão do curso.

Outro grande benefício é que o curso abre muitas portas no mercado de trabalho e em diferentes áreas. Os enfermeiros não precisam necessariamente trabalhar em hospitais, sabia? Embora esse seja o ambiente mais tradicional, as áreas de atuação estão diversas.

Além de escolher uma especialidade para atuarem, como a Cardiologia ou a Cirurgia, eles ainda encontram espaço em empresas, equipes de resgate, institutos de pesquisa e na vida acadêmica. Ou seja, se você não sabe se quer fazer Enfermagem ou Biomedicina ou até mesmo qualquer outro curso na área da saúde, vale a pena pesquisar sobre as oportunidades de atuação.

O poder está em suas mãos: chegue preparado na faculdade!

Agora que você já sabe mais detalhes a respeito do material de Enfermagem para faculdade e também as principais características do curso, não deixe de acreditar no seu potencial de se tornar um enfermeiro de sucesso. Se esse é o seu sonho, não desista! Além disso, escolha uma instituição de ensino com diferenciais exclusivos para o seu currículo. Vem pra Pitágoras!

Dê o primeiro passo e venha conhecer melhor o nosso curso. Aqui na Pitágoras, sua formação é completa. Faça a sua inscrição no vestibular online e garanta a sua vaga!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 128

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados