O que é Marketing Digital e como atuar na área? 📲

estudantes e profissionais de marketing digital

Desconto nota do Enem

Que o Marketing domina o mundo contemporâneo a gente já sabe. As empresas usam e abusam de estratégias de venda, como campanhas publicitárias e ações promocionais, pra atrair clientes e aumentar os lucros.

A novidade deste início de século é o Marketing Digital, um espaço que tem crescido desde que a internet se popularizou no mundo todo e modificou a forma como as pessoas se relacionam entre si e com as marcas que consomem.

Quer saber o que é Marketing Digital e como se tornar um profissional de sucesso na área? Então, vem com a gente. Descubra como fazer pra integrar esse mercado pra lá de promissor!

Entenda o que é Marketing Digital

Em primeiro lugar, a gente precisa entender o que é Marketing Digital. Ele envolve a adaptação das estratégias de Marketing tradicional aplicadas ao ambiente online. Isso é feito por meio de sites, blogs, e-mail marketing e outras ferramentas pra chamar a atenção do consumidor nesses espaços e manter a fidelidade à marca.

No Marketing Digital, o objetivo vai muito além de satisfazer o desejo momentâneo do cliente. É preciso levá-lo a uma jornada de compra, que se inicia pelo desejo de solucionar uma “dor” e vai até o pós-venda. Assim, dá pra garantir que o problema tenha sido solucionado e ele se sinta satisfeito com o produto ou serviço adquirido.

Saiba como atuar nessa área

Pra trabalhar com Marketing Digital, uma área abrangente e que permite crescimento profissional constante, o mais recomendado é fazer uma graduação. Até existem cursos livres de qualidade, mas eles funcionam mais como uma complementação do que como formação básica pra exercer a profissão.

Aqui na faculdade Pitágoras, você pode escolher estudar na modalidade de ensino a distância ou semipresencial. Isso quer dizer que você não precisa se deslocar todo dia pra assistir às aulas! Maravilha, né?

O curso superior de Marketing Digital é Tecnólogo. Você se forma em menos tempo — cerca de 2 a 3 anos — e sai preparado pra entrar no mercado de trabalho.

Ah, e não se esqueça de caprichar no estudo de inglês. A língua é praticamente uma obrigação entre os profissionais da área, já que muitos termos usados no dia a dia são importados dela.

Capacidade de escrita e excelente redação também são requisitos indispensáveis pra quem quer seguir carreira no Marketing. Conhecimentos em Corel Draw, WordPress, PhotoShop, Google Analytics e outros são desejáveis e garantem uma formação mais completa. Por isso, busque sempre se aperfeiçoar e aprender!

Conheça as áreas de atuação do profissional

Entre as principais vantagens do Marketing Digital está a ampla gama de atividades desenvolvidas e a alta média salarial!

Pra trabalhar com gerenciamento de Marketing de empresas (implementação, monitoramento e melhorias da presença online da marca), o curso de Marketing Digital na Pitágoras foca o aprendizado das seguintes áreas:

  • analytics, mobile;
  • social media;
  • marketing de conteúdo;
  • e-mail marketing;
  • marketing automation;
  • SEO;
  • digital advertising.

A formação é voltada pra que você, enquanto futuro profissional, aprenda a lidar com as tecnologias mais recentes e procure se manter atualizado a cada novidade do mercado. Afinal, essa é uma área movimentada quando se fala em novas tecnologias. Podemos chamá-la de Marketing do futuro!

Tour pela prova do Enem

Não importa em quais áreas do Marketing você vai atuar. O mercado está aberto, com alta demanda de profissionais. Pra que você tenha uma noção disso, de todas as carreiras e áreas disponíveis na Catho, 17% são de Marketing Digital! Já pensou quantas vagas isso representa?

E o melhor de tudo são os salários, inclusive pra recém-formados. Um analista, que equivale a uma posição mediana, ganha em torno de R$ 3.684,77*. Com o passar do tempo e a evolução de suas competências, pode ganhar R$ 8.172,42* nessa função.

Quem já conquistou um cargo de diretor em uma grande empresa pode receber até R$ 46 mil*!

Alguns dos cargos encontrados são:

  • head de Inside Sales;
  • analista (de Sucesso do Cliente, de conteúdo, de Inbound Marketing etc.);
  • gerente (e-commerce, contas, marketing e outros);
  • coordenador de mídia.

Ah, essa é uma área em que o empreendedorismo e a vida freelancer mais ganham adeptos. Se não quiser trabalhar numa agência, você pode captar seus próprios clientes e atendê-los de casa, via internet. Não é mesmo prático?

O que não faltam são novidades e tendências de Marketing Digital pra você se debruçar e encontrar o que mais combina com seu perfil.

Uma dica é buscar sites de estágios e empregos que podem te ajudar a entrar na área de Marketing Digital. Conheça alguns:

  • Canal Conecta: portal ligado a milhares de empresas, gratuito e exclusivo para alunos da Pitágoras;
  • Catho: oferece 30 dias gratuitos; depois, é preciso pagar um plano de assinatura;
  • Empregos.com.br: tem um pacote básico gratuito. Para usar todos os recursos da plataforma, é preciso fazer a assinatura.

Onde estudar?

Então, está convencido de que deseja seguir por essa trajetória? Aqui na Pitágoras, temos unidades que oferecem o curso Tecnólogo em Marketing Digital em várias cidades. Que tal escolher a que fica mais próxima? Afinal, você vai precisar ir à faculdade pelo menos uma vez por semana na modalidade semipresencial. Se optar pelo curso 100% a distância, serão apenas alguns encontros presenciais por semestre.

Temos unidades nos seguintes estados:

  • Acre;
  • Alagoas;
  • Bahia;
  • Ceará;
  • Espírito Santo;
  • Goiás;
  • Maranhão;
  • Minas Gerais
  • Pará;
  • Paraíba;
  • Pernambuco;
  • Paraná;
  • Rio Grande do Norte.

Não podemos deixar de mencionar que quem escolhe a Pitágoras tem acesso exclusivo ao Canal Conecta! Lá, é possível encontrar dicas sobre o mercado de trabalho e as melhores vagas de emprego e estágio!

E então, por qual área do Marketing Digital você mais se interessou? De modo geral, independentemente da sua escolha, o objetivo de todo o processo é conhecer o mercado consumidor, preparar as estratégias pra captação e fidelização de clientes. Além disso, direcionar a eles as campanhas e conteúdos, e promover a autoridade da marca, num ambiente em que milhões de concorrentes estão em busca do mesmo objetivo.

É preciso usar as melhores técnicas pra se destacar positivamente, concorda? E é esse conhecimento de o que é o Marketing Digital e como aplicá-lo vai te oferecer.

Faça a sua inscrição no vestibular da Pitágoras, que pode ser realizado online, da sua casa mesmo, e não adie o sonho de obter seu diploma do curso superior!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados