Marketing é um curso oferecido em nível de tecnólogo com extensão de quatro semestres. Ao fim do curso, você estará habilitado a trabalhar nas diversas áreas do marketing. A necessidade de profissionais de Marketing é imensa e se expande cada vez mais por conta das novas tecnologias. Vamos conhecer?
Neste curso, você terá contato com disciplinas da área de Gestão, Mídias Sociais, além de áreas próximas às Ciências Sociais e Direito. É um curso super versátil, antenado com as novas tendências do mercado.
- 1 Como é o curso de Marketing?
- 2 Como é a rotina do profissional de Marketing?
- 3 Em quais áreas o profissional de Marketing pode trabalhar?
- 4 Especializações na área de Administração
- 5 Mercado de trabalho para o profissional de Marketing
- 6 Quanto ganha um profissional de Marketing?
- 7 O futuro para o Marketing digital
- 8 Agora é hora de fazer Marketing na Pitágoras!
Como é o curso de Marketing?
O futuro profissional do Marketing conhece toda a parte de vendas e a área comercial de uma empresa. Ter essa vivência já nos anos de graduação fará todo diferencial em sua carreira e isto que a Pitágoras oferece. As disciplinas ofertadas abordam todos os detalhes das empresas, com cases de sucesso das grandes campanhas de marketing. Com certeza você lembra de uma. O marketing lida com as pessoas, suas vontades, desejos e sua memória.
Para isso, matérias como Planejamento e Inteligência, Planejamento Estratégico, Trade Marketing e Responsabilidade Social e Ambiental fazem parte da grade curricular. Além disso, matérias como Gestão de Projetos, Estratégia Empresarial, Comportamento do Consumidor, por exemplo, são fundamentais na formação do profissional de Marketing. E você encontra estas disciplinas em sua grade curricular.
A instituição tem os melhores professores, atualizados com o mercado e antenados com as novas tendências do Marketing, inclusive na área digital. O conteúdo é de qualidade e é produzido por quem acompanha o funcionamento das empresas e a rotina de trabalho. Assim, você estará preparado e saberá tudo que é necessário para ser um grande profissional de Marketing.
Como é a rotina do profissional de Marketing?
Assim que formado, o profissional de Marketing atuará nas áreas comercial, estratégica e de negócios das empresas. É possível ser analista, gerente, diretor de área. As possibilidades são muitas. O profissional de Marketing precisa conseguir acompanhar o dinamismo das tendências de consumo, sempre de olho nos comportamentos e desejos dos consumidores e consumidoras.
É um trabalho de permanente criatividade. Você é criativo? Gosta de criar e executar ideias diferentes? Pensa fora da caixa? É isso que se espera de um profissional de Marketing: que ele pense, execute e traga resultados para a empresa.
As áreas são diversas, na parte do Marketing Digital, você estará em contato direto com as redes sociais, com as várias plataformas de consumo e tendência. Um bom profissional de Marketing faz a diferença! São estes profissionais que criarão a melhor experiência para as consumidoras e consumidores, sempre pensando em seus desejos e necessidades.
Na área do Marketing de Produtos e Serviços, imagine-se criando um produto, inteiramente do zero? Ou ainda, reconstruindo uma marca ou serviço, para adequá-la aos novos tempos? Com criatividade, capacidade de execução e com a formação da Pitágoras, você poderá fazer isso tudo!
Em quais áreas o profissional de Marketing pode trabalhar?
O profissional de Marketing é versátil e pode se integrar em várias áreas de um negócio. Começamos com a parte de Vendas e Publicidade. O profissional de Marketing poderá gerenciar toda a área de marketing, inclusive a parte comercial, de vendas e estratégia de aproximação e captação de clientes.
A versatilidade da área faz a diferença. Na área do Branding, o profissional de Marketing criará estratégias para reforçar uma marca ou serviço, administrando suas imagens, as ideias que se associam a ela, criando e renovando sua identidade visual.
Na área de Pesquisa de Mercado, o profissional lidará com as métricas de consumidoras e consumidores, isto é, conseguirá apontar tendências e descobrir novos nichos de mercado. Um profissional como este é muito valorizado em grandes empresas, multinacionais e startups.
E estes são só alguns exemplos!
Especializações na área de Administração
Especialização sempre é fundamental. As pós-graduações em Marketing direcionarão seus talentos e skills para seu currículo ficar imbatível. Uma pós muito requisitada é a de Marketing Digital, que pega toda a área de mídias sociais e afins. A área de Comunicação e Marketing aprofunda a parte das estratégias de venda e interface com os clientes.
Os cursos de pós-graduação em Marketing podem ser acadêmicos ou, ainda, MBAs. A também oferece pós-graduações na área, para você se especializar e tornar-se um profissional disputadíssimo pelas empresas.
Mercado de trabalho para o profissional de Marketing
A oferta de vagas para o profissional de Marketing está sempre em expansão. Toda e qualquer empresa precisa vender sua marca, seus produtos e serviços. Os alunos da Pitágoras contam com uma formação que está em dia com as necessidades do mercado de trabalho.
No mercado, o profissional de Marketing pode trabalhar no Comércio, nas indústrias, nos serviços, nas empresas de tecnologia ou em qualquer empresa que tenha uma área comercial sólida. A carreira acadêmica também é uma grande possibilidade para o profissional de Marketing, e grandes universidades do mundo e do Brasil têm cursos reconhecidos nesta área estratégica.
Grandes empresas públicas fazem processo seletivo e concurso para profissional de Marketing. É preciso saber lidar com o público e com a gestão pública, e este profissional poderá se habilitar a prestar estes concursos. Faça a escolha certa, reconhecida pelo mercado. Faça Pitágoras!
Quanto ganha um profissional de Marketing?
Os ganhos são variáveis para um profissional de Marketing. Há casos em que se trabalha com grandes contratos fechados, de forma comissionada, ou ainda, com contratação de pessoa jurídica, carteira de trabalho ou freelancers.
O salário de um profissional de Marketing varia sempre com o tempo de experiência e a sua especialização. Segundo o site salario.com.br, que mede o valor das remunerações em todo o Brasil, o salário médio deste profissional é de R$ 3.718,38, na média, por uma jornada de 42 horas de trabalho.
As cidades que oferecem as melhores remunerações são:
- São Paulo (SP), com média de R$ 5.089,15;
- Rio de Janeiro (RJ), com média de R$ 4.584,86;
- Porto Alegre (RS), com média de R$ 3.703,30
- Belo Horizonte (MG), com média de R$ 3252,06;
- Curitiba (PR), com média de R$ 3.497,01.
O futuro para o Marketing digital
O avanço tecnológico é permanente e diário. Novos mercados para o Marketing surgem o tempo todo e em todos os lugares. Aqui o profissional formado na Pitágoras faz a diferença. Saber se posicionar e ter ouvidos e olhos atentos às tendências de consumo, à moda, ao marketing viral, à gestão de produtos na indústria fonográfica, cinematográfica e de televisão são novos mercados para o profissional.
A área de responsabilidade social e ambiental é cada vez mais uma realidade. As empresas se adequam aos novos tempos e o profissional de Marketing deverá saber como gerir a marca, o produto ou serviço de modo a ser o menos lesivo possível para o ambiente — de preferência, que não atinja em nada o meio ambiente, viu?
Agora é hora de fazer Marketing na Pitágoras!
Aproveite que a carreira de Marketing é versátil e se inscreva no vestibular da Pitágoras! Ao se preparar agora, você garante uma boa formação acadêmica e profissional e, assim, estará preparado para alçar grandes vôos! Se inscreva agora, agende seu vestibular na Pitágoras e esteja um passo à frente!