7 dicas para encontrar as melhores vagas no LinkedIn vagas

melhores vagas no linkedin

O LinkedIn vagas é uma das maiores plataformas de publicação no Brasil e no mundo. Trata-se de uma espécie de rede social voltada para negócios e para indicações profissionais. A ferramenta tem como objetivo facilitar a comunicação entre o candidato e o recrutador e permitir a criação de uma rede de contatos ampla.

Por essa razão, saber como encontrar vagas no LinkedIn constitui uma excelente maneira de conseguir bons cargos no mercado e encontrar a vaga ideal de acordo com o seu tipo de perfil profissional. A rede, afinal, permite comparar as experiências do usuário com as especificidades exigidas para cada vaga publicada, facilitando o encontro de oportunidades.

Tendo isso em vista, vamos compartilhar sete dicas para que você aproveite ao máximo as funcionalidades da rede social e encontre as melhores vagas de emprego disponíveis na plataforma. Não deixe de conferir!

1. Siga o perfil das empresas nas quais você tem interesse

Uma das principais dicas para encontrar as melhores vagas do LinkedIn é listar empresas de seu interesse, avaliando valores, visões de negócio e áreas de atuação no mercado. Posteriormente, vale seguir o perfil dessas instituições na rede social.

Desse modo, você poderá acompanhar todas as ações da empresa, entender melhor a sua dinâmica no mercado e manter-se atualizado sobre as vagas publicadas pelo RH. Além disso, uma vez que se conhece o negócio a fundo, fica bem mais fácil adequar o seu perfil profissional às expectativas do recrutador, o que eleva as chances de contratação. Bem útil, certo?

2. Conecte-se com profissionais de RH

Outro passo importante para encontrar boas oportunidades no LinkedIn vagas é trabalhar, sempre que possível, o seu networking nas redes sociais. Vale lembrar que a conquista dos melhores cargos depende também da sua proatividade, ok? Esperar a empresa entrar em contato pode não ser a melhor opção para o ingresso imediato no mercado de trabalho.

Se a instituição não disponibilizar uma vaga, você pode encontrar o executivo de RH diretamente pelo LinkedIn e convidá-lo a fazer parte da sua rede. Assim, você conseguirá acompanhar as postagens, encaminhar apresentações profissionais ao recrutador e demonstrar interesse em contribuir para os resultados da organização.

3. Faça com que seu perfil seja encontrado por recrutadores

Fazer com que o seu perfil chegue ao conhecimento dos recrutadores em processos seletivos é fundamental para elevar as chances de contratação. Trata-se de uma excelente maneira de prospectar oportunidades e ingressar no mercado de trabalho. Nesse sentido, vale participar de grupos de empresas especializadas na seleção de candidatos.

Por meio delas, será possível verificar vagas em aberto em diversas instituições. Grupos de atividades profissionais também podem contribuir para o diálogo entre colegas sobre o mercado na área de atuação almejada, oportunidades de trabalho e outras informações importantes para encontrar vagas relacionadas ao seu tipo de perfil profissional.

4. Mantenha todas as informações atualizadas

Para ser selecionado para vagas de emprego, é fundamental que você crie um currículo no LinkedIn, ou seja, apresente, por meio do perfil, as informações pessoais e profissionais indispensáveis para que o recrutador consiga mapear as suas habilidades. Assim como qualquer outro documento de apresentação, no entanto, você deverá mantê-lo sempre atualizado e completo.

Afinal, a inclusão de novas qualificações, experiências e projetos pode elevar as chances de conquistar aquela oportunidade dos sonhos! Se você tiver contato com empresas no exterior, também vale traduzir as informações do seu perfil para o idioma. O importante é inserir de maneira objetiva todos os dados relevantes que revelam as suas competências. Confira a checklist para o preenchimento do perfil:

  • foto — se possível, uma profissional e neutra;
  • cabeçalho — com informações sobre objetivos e competências adquiridas;
  • resumo — com palavras-chave sobre a sua vida profissional;
  • experiências — com informações sobre conhecimentos adquiridos em trabalhos ou estágios anteriores.

5. Mantenha contato com as conexões já existentes

Ter um plano de networking profissional é fundamental para manter a sua rede de contatos ativa e ingressar no mercado de trabalho. Afinal, a conquista de boas vagas também pode estar relacionada à visibilidade do profissional entre os que atuam em sua área de interesse. Com isso, é possível conseguir indicações e, inclusive, ser recomendado para cargos importantes nas organizações!

Vale lembrar, no entanto, que exposição na rede exige boa capacidade de comunicação com o público e dedicação para cultivar relacionamentos profissionais em longo prazo. Portanto, envie mensagens, apresente-se de maneira positiva e cuide da imagem que transmite na plataforma. Lembre-se de que exageros também podem soar inoportunos. Saber o momento certo de interagir é a chave para o sucesso.

6. Demonstre conhecimento na sua área de atuação

Para conquistar boas oportunidades no mercado, também é importante demonstrar certo grau de conhecimento na área em que deseja atuar. Nesse sentido, vale buscar os recursos do LinkedIn para a produção de conteúdos originais. Embora poucos candidatos utilizem essa ferramenta, ela é muito bem vista por recrutadores.

Afinal, a redação de artigos é uma forma de demonstrar interesse em assuntos relacionados à vaga de emprego e trazer mais autoridade à sua imagem. A partir da sugestão de temas e de matérias relevantes, também é possível conquistar o reconhecimento das conexões já estabelecidas. Ah, uma dica importante: evite mencionar a vida pessoal! Faça da rede um meio dedicado exclusivamente à apresentação profissional.

7. Esteja atento aos fatores de ranking

Há algumas palavras-chave que são comumente buscadas por recrutadores no LinkedIn para facilitar a busca e a seleção de candidatos. Esses termos podem se referir tanto às qualidades comportamentais quanto às competências técnicas do profissional.

Para conseguir boas vagas, portanto, é fundamental manter-se atualizar sobre os termos que fazem com que o seu perfil tenha ranking elevado nos mecanismos de busca. O resumo do perfil, vale lembrar, é um excelente espaço para dizer mais sobre você, inserir um minicurrículo com as palavras mais buscadas e elevar as chances de contratação.

O LinkedIn vagas pode ser uma ferramenta importante para quem busca por melhores oportunidades no mercado. Por outro lado, é preciso saber utilizá-la e manuseá-la corretamente para que o perfil profissional se torne atrativo aos olhos dos recrutadores. A conquista de vagas, além disso, exige certa proatividade por parte do candidato para fazer network no LinkedIn e manter essa rede de contatos ativa.

Nesse sentido, algumas dicas podem contribuir para grandes conquistas via plataforma. Entre elas, a busca pela manutenção de uma imagem profissional, a demonstração constante de interesse pela área de atuação almejada e a busca pela adequação do próprio perfil profissional às exigências específicas do cargo desejado.

E então? Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que seus contatos saibam como encontrar as melhores vagas no LinkedIn!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content