Conheça as principais linhas de pesquisa em Engenharia de Produção

linhas de pesquisa engenharia de produção

Teste Vocacional Rápido

O curso de Engenharia de Produção forma profissionais capacitados pra desenvolver e implementar sistemas integrados, que envolvem pessoas, equipamentos e matéria-prima. 

Quem está na faculdade pode optar por uma das inúmeras linhas de pesquisa da profissão pra desenvolver estudos que contribuem para o desenvolvimento da área. Elas são, basicamente, temas científicos que exigem investigação dos alunos. Em geral, é possível escolher uma delas ainda no período da graduação.

Acompanhe a seguir e conheça as principais linhas de pesquisa da Engenharia de Produção e quais são as possibilidades de quem segue pela carreira acadêmica. Confira!

Qual o perfil de quem opta pela área acadêmica em Engenharia de Produção?

Quem deseja seguir carreira acadêmica como professor ou pesquisador em faculdades, deve ter habilidades de escrita, raciocínio lógico e desenvolvimento de projetos. Pra isso, é fundamental entender tudo sobre Engenharia de Produção e escolher um campo do conhecimento pra se especializar. 

Pra isso, o aluno deve se matricular em uma graduação de qualidade pra ter mais chances de inserção no mercado de trabalho. A duração do curso de Engenharia de Produção é de 5 anos, dividido em 10 semestres, tempo suficiente para o aperfeiçoamento profissional.

Porém, pra se tornar um pesquisador na área, será preciso conhecer os inúmeros livros de Engenharia de Produção e as possibilidades de estudo dentro da profissão. Nesse período, o estudante tem contato com os principais conteúdos gerais e específicos do setor.

A grade curricular de Engenharia de Produção alia os saberes de outras Engenharias com as técnicas de gestão ligadas ao campo da produção. Além disso, os graduandos também devem cumprir atividades práticas pra aperfeiçoar as habilidades esperadas pelos empregadores. A formação é complementada com estágios que auxiliam na inserção profissional.

O salário do formado em Engenharia de Produção está na média de R$ 7.640,95*, com uma jornada de 43 horas semanais. Os rendimentos podem aumentar, caso o engenheiro de produção apresente experiência e diferenciais no currículo. 

Quais são as linhas de pesquisa da Engenharia de Produção?

Se você sonha em ser pesquisador e investir em temas da Engenharia de Produção de forma mais aprofundada, saiba que é essencial ser curioso e se dedicar bastante pra atuar na área. A boa notícia é que existem diversas linhas de pesquisa na carreira e, pra escolher uma, é preciso conhecer seus propósitos e objetivos. 

Como toda carreira de Engenharia, a Engenharia de Produção é ideal pra quem tem familiaridade com cálculos complexos, fórmulas e contas. O que diferencia a graduação dos outros setores é o caráter humanístico, pois os profissionais estão, a todo momento, trabalhando em equipe com colaboradores de outros segmentos. 

Pra além de ser bom com raciocínio lógico e numérico, o engenheiro de produção também deve ter capacidade de gestão, organização e coordenação. Com a formação acadêmica, será possível se dedicar às linhas de pesquisa e se tornar um especialista na profissão.

Veja, a seguir, quais são as características dos diferentes campos do conhecimento da Engenharia de Produção. 

Economia

A área de Economia é voltada pra pesquisa e desenvolvimento de projetos de economia, energia e tecnologia. O setor conta com um amplo conjunto de temas relacionados com a economia de sistemas e processos de produção, inovação, sustentabilidade, gestão financeira de empresas e aplicações de modelagem matemática.

Com isso, o estudante pode atuar em duas grandes linhas de pesquisa: a econômica e a financeira. A primeira foca problemas de âmbito global e modelos de negócios. Já a segunda opção tem como objetivo solucionar questões ligadas aos modelos econômicos financeiros e aos sistemas de informação gerencial.

Organização e Gestão do Conhecimento

Nessa linha de pesquisa, o profissional de Engenharia de Produção desenvolve pesquisas pra aperfeiçoar os sistemas organizacionais e os métodos de gestão nos mais diferentes tipos de empresas e instituições. Os temas envolvem questões altamente relevantes pra prática da carreira, como mobilidade, ergonomia e gestão da inovação.

Outro assunto que está inserido nesse campo do conhecimento é a transformação digital, seus impactos e estratégias. O formando deve estudar como as mudanças afetam as formas de organização em empresas, países e em sistemas globais de produção. 

Processos

Já na linha de Processos, o aluno deve investigar os métodos e as práticas de gestão em empreendimentos que desenvolvem novos produtos e serviços. O profissional entende como ocorrem os processos e as técnicas de gestão de projetos, além das estratégias de inovação das empresas.

Assim, o engenheiro de produção pode manter o controle da qualidade, confiabilidade e projeto dos produtos. Pra isso, será preciso usar métodos estatísticos frequentemente, visando à resolução de possíveis problemas nos processos que envolvem a criação dos produtos. 

Gestão de Operações

Essa área trata do planejamento e gestão de operações e recursos, relacionados com a produção de indústrias, sistemas logísticos e de serviços. O aluno aborda temas de planejamento, controle da produção e produtividade das cadeias de suprimento.

Quem atua nessa linha de pesquisa deve usar modelagem matemática e simulações pra resolver problemas relativos à infraestrutura logística. O objetivo é buscar a excelência operacional nos custos, na confiabilidade e agilidade de processos gerenciais. 

Pra atuar em uma das linhas de pesquisa em Engenharia de Produção, é fundamental contar com uma formação consistente que auxilie e dê as bases para os alunos que desejam seguir carreira acadêmica. Além da diferenciação profissional, a qualidade da faculdade permite que o estudante saia preparado para os desafios do setor.

Aqui na Pitágoras, oferecemos o curso na modalidade presencial, em que o estudante tem contato com saberes de variadas vertentes da Administração, Economia e Engenharia, sempre visando à gestão e o controle de produção. Fornecemos todo o conhecimento necessário pra você ter uma titulação de ensino superior de excelência. 

Além disso, aqui na Pitágoras, os alunos contam com a Aula Destaque, que consiste em aulas gratuitas e exclusivas, com profissionais conceituados nas áreas de Gestão, Saúde e Direito. Outra vantagem está nas Trilhas de Carreira, atividades extracurriculares que auxiliam no desenvolvimento de habilidades complementares. 

Fique pronto pra mudar de vez a sua carreira!

Conhecendo as diferentes linhas de pesquisa da Engenharia de Produção, fica mais simples tomar a decisão pela carreira, não é mesmo? Lembre-se de que é preciso escolher a faculdade de acordo com os diferenciais oferecidos, sempre buscando a melhor formação pra você ter um futuro brilhante na profissão!

Não perca mais tempo e se inscreva agora mesmo no vestibular da Pitágoras pra garantir a sua vaga!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.