7 motivos para fazer Licenciatura em Pedagogia 📚

estudante de pedagogia

Desconto nota do Enem

Se você está se perguntando se vale a pena fazer Pedagogia, saiba que essa área de atuação tem um mercado consolidado e cheio de oportunidades. Afinal, envolve a educação, que é uma necessidade social elementar e sempre demanda bons profissionais licenciados, principalmente pra lecionar.

Uma das vantagens da Licenciatura em Pedagogia é que ela abre muitas portas por se tratar de uma graduação voltada à formação de educadores capacitados a atuar em diversas frentes relacionadas com educação básica.

Então, se você pensa em fazer um curso de Pedagogia, mas ainda não tem certeza, temos alguns bons motivos pra te ajudar nessa escolha. Veja só quais são eles!

Diversidade de atuação

Desde o primeiro estágio em Pedagogia, você já começa a se habituar à carreira e às possibilidades de atuação. Acontece que, hoje, esse segmento apresenta uma diversidade bem maior de possibilidades. Quem escolhe ser pedagogo não vai só dar aula pra crianças, como muitos pensam!

Além das alternativas que vamos abordar ao longo deste conteúdo, dá pra investir numa carreira que envolve ambientes não escolares, como é o caso da Pedagogia Hospitalar e da Pedagogia Empresarial.

Na primeira opção, você vai atuar em hospitais e outras unidades de saúde, sobretudo aquelas em que muitas crianças são internadas por períodos mais longos de tratamento. Como não podem frequentar a escola, pedagogos são contratados pra promover o processo de ensino e aprendizagem dentro desses espaços.

Já no ramo corporativo, muitas empresas têm investido em educação continuada para os seus colaboradores. Nesse caso, você pode contribuir ensinando técnicas de otimização de produtividade e outros aspectos em treinamentos de equipes. Esses são apenas alguns exemplos que comprovam o quanto as oportunidades são vastas na Licenciatura em Pedagogia.

Formação rápida e de qualidade

Outro ponto positivo que pesa na hora da escolha é que a faculdade de Pedagogia tem uma formação completa, sem deixar de ser prática. Aqui na Pitágoras, o curso dura em média 4 anos e é divido em 2 ciclos, sendo o primeiro mais generalista em relação à educação e o outro profissionalizante, com disciplinas bem específicas sobre a atividade pedagógica.

Também oferecemos as modalidades de ensino presencial, semipresencial ou 100% online, te dando mais flexibilidade e te aproximando do dinamismo da realidade EAD, que certamente ele vai encarar em algum momento no mercado de trabalho. Afinal, a educação tem se transformado consideravelmente com a transformação digital, né?

A formação pedagógica ainda pode ser feita de uma maneira mais rápida se você já tiver uma primeira graduação e deseja ser professor. Pra quem tem Bacharelado da área pretendida, o curso dura apenas 2 semestres. Já aqueles que têm diploma em área afim da qual pretende cursar fazem 3 semestres.

Mercado de trabalho promissor

Lá no primeiro motivo pra fazer essa graduação você já viu que as opções vão além da Pedagogia tradicional, lembra? Então, o mercado de trabalho tem uma relação interessante de oportunidades, que vão desde a docência na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental até o treinamento e desenvolvimento de professores e o acompanhamento de alunos que apresentam transtornos e distúrbios de aprendizagem.

Tour pela prova do Enem

Em relação ao último caso, estamos falando de uma especialização cada vez mais requerida na área. A Educação Especial é um campo rico que atende portadores de necessidades ou que têm alguma limitação de aprendizado. Essa atuação é fundamental na inclusão educacional e ainda tem poucos profissionais atuando no mercado.

Possibilidade de trabalhar na gestão escolar

A Licenciatura em Pedagogia também permite que você ocupe cargos escolares diferentes, como os de coordenação pedagógica, supervisão, orientação educacional e direção. Entre as principais atribuições na gestão escolar estão o acompanhamento dos professores, a assistência aos estudantes e o aprimoramento da rotina escolar.

Aqui, vale ressaltar que o pedagogo tem uma média salarial de R$ 2.391,02*, com um teto de R$ 5.217,40*. Mas isso pode variar bastante e trazer rendimentos ainda mais interessantes de acordo com os cargos que vai ocupar e em quais vertentes escolhe atuar: docência, gestão ou as mencionadas funções em âmbito hospitalar ou empresarial, por exemplo.

Desenvolvimento de conhecimentos diversos

O curso de Licenciatura em Pedagogia é muito rico no sentido de ser interdisciplinar. Afinal de contas, você vai ver na sua matriz curricular disciplinas que abordam habilidades específicas em diferentes matérias escolares, como História, Geografia, Letras, Artes, Matemática, Educação Física etc.

Da mesma forma que o pedagogo é capacitado a propiciar a construção de conhecimentos básicos nas primeiras fases da educação, ele também adquire um conteúdo diversificado, que valoriza sua carreira e futuro profissional.

Aptidão pra dar aula

É por causa de tudo o que falamos até aqui que a Licenciatura em Pedagogia é tão procurada por quem deseja ser professor do ensino básico. A habilitação é justamente voltada a esse tipo de atuação, abrindo portas para a docência na educação infantil e fundamental.

Também é possível trabalhar com educação de jovens e adultos, atender a comunidade em projetos educacionais e, se for do seu interesse, dar aulas e desenvolver pesquisas acadêmicas em instituições de ensino superior. Daí é só dar continuidade aos estudos e engatar o curso numa especialização ou pós-graduação. Tenha em mente sempre a valorização do professor!

Capacitação pra produção de material pedagógico

Sabia que algumas editoras e outras instituições ligadas à educação precisam do conhecimento dos pedagogos pra produzir material didático? Essa é uma possibilidade bem diferente de atuar na área e igualmente importante e valorizada.

O profissional, nesse cenário, vai contribuir com a produção e revisão de livros didáticos, obras de literatura infantil, cadernos de atividades e até mesmo jogos educativos. Aqui, ainda podemos mencionar os conteúdos para o ensino a distância e softwares desenvolvidos para o público infantil com dificuldade de aprendizado.

Agora que você já sabe tudo sobre Pedagogia, já vai ter uma ideia melhor do que deseja pra sua carreira. Aqui na Pitágoras, nossos estudantes contam com um curso totalmente atualizado. Aliás, a nossa grade curricular da graduação presencial foi a primeira no país a ser reformulada e reestruturada pra seguir as novas mudanças da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Então, o que você está esperando pra fazer Pedagogia numa instituição de referência em ensino? Faça a sua inscrição hoje mesmo na Pitágoras!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 28

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados