Juramento de Medicina: como funciona na prática?

juramento medicina

Cuidar da saúde das pessoas e salvar vidas: o médico tem uma função nobre na sociedade. Por isso, ao se formar, ele faz o juramento de Medicina, ou seja, um ritual pra refletir sobre a profissão e exercê-la com honestidade.

Se você está estudando pra fazer a graduação em Medicina, vai gostar de saber a origem do juramento e todas as modificações que ele já sofreu pra se adequar à realidade dessa carreira.

Esse é o objetivo do post que a gente, da Pitágoras, preparou pra você: continue a leitura e descubra como é o juramento de Medicina!

Guia das áreas de atuação para Medicina

O que é o juramento da Medicina?

O juramento da Medicina é um texto que foi escrito no ano V a.C. na língua grego jônico. Acredita-se que seja de autoria de Hipócrates, o pai da Medicina ocidental, pois foi quem passou a ver a área como ciência, separando-a da magia e religião.

Dessa forma, a essência desse documento milenar é repetida pelos médicos na colação de grau, independentemente das áreas da Medicina que cada um vai seguir.

Como é o juramento de Hipócrates?

Se você busca saber tudo sobre Medicina, entenda que esse texto é uma promessa que o médico recém-formado faz na formatura, confirmando seu compromisso com a profissão. Assim, seus princípios se baseiam em valores, como:

banner plano de estudos medicina pitágoras
  • sigilo;
  • honra;
  • humanidade;
  • consciência
  • dignidade;
  • respeito pela vida humana.

Como a Medicina teve um grande avanço desde a época de Hipócrates, o juramento, apesar de ser repetido pelos formandos, passa por mudanças constantes pra se adequar aos novos tempos.

Dessa forma, se você fizer o vestibular de Medicina e ingressar nessa graduação, saiba que, ao se formar, não vai repetir o juramento como na versão original. É que o documento passa, desde a década de 40, por revisões feitas pela Declaração de Genebra, que são legitimadas pela Associação Médica Mundial. A última atualização é de 2017.

Pra que serve o juramento de Medicina?

A galera que sonha em trabalhar com Medicina pode se perguntar pra que serve fazer esse juramento. Na verdade, trata-se de um ritual em que o formando se expressa publicamente sobre seu compromisso com os pacientes, deixando claro pra sociedade que vai exercer essa carreira de forma ética e honesta.

Quais foram as alterações sofridas?

Entre as principais alterações que o juramento da Medicina passou, estão:

  • o médico não está apenas a serviço da saúde, mas também do bem-estar de seus pacientes;
  • o médico deve respeitar a autonomia e dignidade do seu paciente, assim como preconiza o Código de Ética Médica;
  • o exercício da Medicina é imparcial, ou seja, independentemente da idade, nacionalidade, raça, religião ou qualquer outro aspecto do paciente;
  • o médico deve trabalhar de acordo com as boas práticas da profissão, o que indica que precisa se manter atualizado.

Dê o primeiro passo!

Se o seu desejo é se formar médico, é importante entender os detalhes da carreira médica, como o juramento da Medicina. Não perca tempo e comece a se planejar pra ingressar nessa graduação. Aqui na Pitágoras, você encontra um curso conceituado e ainda tem a oportunidade de conseguir bolsas e descontos!

Estamos esperando você: faça a inscrição no vestibular da Pitágoras e fique mais perto de começar o curso superior de Medicina!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.