Conheça o juramento da formatura de Enfermagem

juramento da enfermagem

Teste Vocacional Rápido

O curso de Enfermagem orienta os futuros profissionais da área de Saúde a prestar atendimento a pacientes em diferentes graus de complexidade médica. A graduação tem a duração de 5 anos e conta com disciplinas das Ciências Exatas, Biológicas e Humanas.

Mas pra se formar, o enfermeiro deve realizar um juramento ao final dos estudos. Esse momento ocorre na colação de grau e é por meio dele que o formando promete cumprir a profissão seguindo princípios éticos.

Quer entender o que é juramento da Enfermagem e qual sua importância na formatura? Acompanhe a seguir e confira!

O que é o juramento da formatura de Enfermagem?

Ao final do curso de ensino superior, os alunos de Enfermagem devem proferir um juramento pra poder exercer a profissão. O ato acontece na colação de grau e é considerado uma promessa solene em que eles afirmam publicamente o seu compromisso e responsabilidade em exercer suas funções com honra e respeito aos seres humanos e à natureza.

O juramento é um compromisso ético assumido pela turma de formandos, que deve cumprir com as palavras no decorrer de sua carreira. Em geral, as falas podem variar de acordo com cada instituição de ensino, sendo que algumas faculdades apresentam juramentos próprios. 

O que o juramento da formatura de Enfermagem afirma?

Cada graduação conta com juramentos específicos e, no caso do curso de Enfermagem, os formandos devem proferir algumas palavras com compromissos relacionados com o exercício de suas funções. Entre as principais responsabilidades, os enfermeiros devem dedicar sua carreira pra atuar da seguinte maneira:

  • sempre a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos das pessoas;
  • exercendo a profissão com consciência e fidelidade;
  • guardar os segredos confiados;
  • não praticar atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica dos pacientes;
  • trabalhar em conjunto com a equipe de saúde pra alcançar melhoria no nível de vida da população;
  • manter elevados os ideais da Enfermagem, obedecendo aos preceitos éticos e legais, com honra ao prestígio e suas tradições.

Após a entrega do diploma, o enfermeiro qualificado pode ganhar uma média de R$ 3.399,91*, em uma jornada de trabalho de 38 horas semanais. A carreira oferece melhores rendimentos pra quem apresenta diferenciais no currículo e maior tempo de experiência na profissão. 

Como funciona o juramento da formatura de Enfermagem?

Você sabe para que serve o juramento da faculdade e qual sua importância para os formandos? Calma que vamos explicar tudo sobre o assunto pra que você não fique com nenhuma dúvida. 

Em um determinado momento da cerimônia de formatura, um aluno escolhido pela turma deve pronunciar o juramento da Enfermagem enquanto os demais presentes repetem as frases conforme são citadas. Ele deve ser feito de pé e com a mão direita levantada na vertical ao lado do rosto, ou na horizontal, com os braços esticados.  

Com isso, o futuro enfermeiro se compromete a atuar com dedicação, ética e competência. O ato é fundamental pra quem trabalha na área da Saúde ou em outros setores que demandam maior responsabilidade social.

Além de ser um registro de conclusão do curso, o juramento oficializa a transição da vida acadêmica pra vida profissional. O pronunciamento deve ser feito com atenção e seriedade, sem piadas, brincadeiras e conversas com os colegas.

Qual é a importância do juramento da formatura?

O juramento é considerado um ato de passagem que inicia o aluno formalmente na profissão, reconhecendo a importância de suas funções e responsabilidades profissionais. As frases servem pra relembrar o estudante do compromisso ético necessário pra atuar como um bom enfermeiro.

Além disso, o juramento também funciona como um instrumento de orientação de como a carreira deve ser desenvolvida, independentemente do ambiente de trabalho do enfermeiro. Como as diferentes áreas da Enfermagem demandam bastante comprometimento, ele surge pra reafirmar a relevância do serviço prestado aos mais diversos pacientes.

Quem estuda Enfermagem EAD também deve participar do juramento ao final do curso pra obter o diploma de ensino superior. Na modalidade a distância, os enfermeiros contam com a mesma validação no mercado como acontece nas graduações presenciais ou semipresenciais. É importante lembrar que os alunos não são desfavorecidos simplesmente por escolherem a formação a distância.

O que pode afetar o ensino é a qualidade da faculdade que oferta o curso. Antes de se matricular, é fundamental que o candidato avalie algumas questões, como infraestrutura, metodologia, qualificação do corpo docente, materiais pedagógicos e livros de Enfermagem que são indicados pela instituição.

Como o juramento da formatura de Enfermagem deve afetar a profissão?

Agora que você já sabe como funciona o juramento da Enfermagem, é importante entender também como o ato pode afetar a jornada na profissão. Ele é essencial pra entrega do diploma –– isso quer dizer que o estudante só se torna um enfermeiro quando promete publicamente cumprir com todas as atividades, com total ética e respeito à vida dos seres humanos e da natureza.

Assim, sempre que você for ingressar em um novo emprego, é fundamental considerar as palavras proferidas no juramento pra tomar melhores decisões e exercer a carreira de maneira mais assertiva. Em qualquer situação desafiadora, serve como guia que vai orientar as suas ações.

Outra questão que pode afetar consideravelmente a sua formação e trajetória profissional é a escolha da faculdade. Aqui na Pitágoras, estamos sempre atentos com as demandas dos principais empregadores e organizações. 

Logo no início dos estudos, os alunos da Pitágoras têm acesso à Aula Destaque, em que pessoas renomadas em suas áreas de atuação contam como foram suas experiências na gestão e em outras funções que exerceram no mercado. Aqui na Pitágoras, a graduação pode ser feita na modalidade presencial ou semipresencial, permitindo que os formandos entendam tudo sobre o curso de Enfermagem pra se tornarem excelentes enfermeiros.

Transforme a sua trajetória profissional com a Pitágoras!

O juramento da Enfermagem é uma das peças-chaves pra concluir a formação acadêmica e garantir que o profissional se lembre dos compromissos no decorrer de sua atuação no setor. Lembre que investir em uma instituição de ensino de qualidade é essencial pra se tornar um enfermeiro de excelência e atento às responsabilidades da carreira.

Não perca mais tempo e se inscreva agora mesmo no vestibular da Pitágoras pra garantir a sua vaga!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.