Conheça o curso e saiba como trabalhar com Jogos Digitais

Jogos Digitais

Teste Vocacional Rápido

Você provavelmente já ouviu falar ou até mesmo pesquisou em páginas da internet sobre o tema dos Jogos Digitais, certo? Se a resposta for sim, saiba que você não está sozinho nessa! O universo dos games movimenta muita paixão e diversão na atualidade, sem falar em um mercado cheio de oportunidades.

Obter sucesso nessa área é o sonho de muitas pessoas, especialmente jovens que desejam combinar o trabalho e o prazer. O jogo é uma prática fundadora de toda a organização social humana, encontrando correspondências nos nossos desejos mais profundos. É natural que a versão eletrônica dessa atividade desperte grande interesse no mundo inteiro, não é?

Algo que nem todos sabem é que existe uma faculdade especializada nesse ramo. Neste post, você fica sabendo tudo sobre o curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da Pitágoras e descobre as possibilidades de trabalhar no setor. Continue a ler e mergulhe nessa experiência!

O que vou estudar na faculdade de Jogos Digitais?

Jogos Digitais são mídias eletrônicas especialmente desenvolvidas para gerar interações visuais e sonoras com um ou mais jogadores. Não estamos falando apenas do videogame como ele é conhecido de maneira clássica. O universo dos jogos ou games digitais envolve infinitas possibilidades computacionais para criar sistemas audiovisuais.

É importante ter em mente que os Jogos Digitais envolvem dois lados ligados entre si, aquele de quem joga e aquele de quem cria os jogos. Se você gosta de videogames e jogos de computador, você está do primeiro lado da equação. É a mágica dos consoles e dos lançamentos que movimentam milhões de pessoas no planeta.

Muitas vezes, esse gosto apaixonado pelos games leva os usuários a imaginarem seus próprios jogos e a buscarem conhecimento sobre como eles são feitos. É aí que entra o segundo lado da equação: o de quem cria os jogos.

Nesse sentido, Jogos Digitais é o campo de conhecimento responsável pela criação de mídias interativas e jogáveis. Ele integra processos inovadores de produção audiovisual, fotografia, efeitos sonoros, programação, modelagem 3D, computação gráfica, dentre outros. O criador de jogos é ao mesmo tempo um artista e um profissional de TI, capaz de inventar mundos envolventes.

O primeiro passo para ingressar nessa área de atuação é investir na graduação, pois esse é um diferencial para se inserir no mercado. O bom nome de uma instituição de ensino ajuda no currículo e garante a você os conhecimentos adequados para ganhar destaque profissional.

O candidato apto a trabalhar na área precisa estudar técnicas de design e de computação, aprendendo a usá-las de maneira compartilhada. Além de projetar e implementar jogos, ele deve saber elaborar e desenvolver roteiros, testar os cenários, personagens e mecânicas, além de conhecer plataformas digitais variadas.

No curso superior de Tecnologia em Jogos Digitais da Pitágoras, você encontra a qualificação completa que o mercado demanda para os profissionais da área. A faculdade oferece toda a preparação necessária pra criar, arquitetar e programar seus próprios jogos.

A Pitágoras também capacita o aluno pra trabalhar em equipes maiores e buscar oportunidades nas principais empresas do ramo, dentro e fora do país.

Como é a grade curricular do curso de Jogos Digitais?

O curso de Jogos Digitais da Pitágoras foi planejado para oferecer a melhor qualificação profissional para o mercado. O percurso de ensino é completo, atendendo as subáreas de design de games, desenvolvimento de engines, criação de roteiros, personagens, cenários e outros elementos estruturantes dos jogos eletrônicos.

A grade curricular da Pitágoras envolve excelência teórica e também flexibilidade para se adaptar às transformações velozes do setor. As possibilidades tecnológicas do ramo são infinitas, envolvendo desde os jogos de celulares até experiências avançadas em simuladores ou equipamentos 3D.

As disciplinas do curso visam auxiliar o profissional a direcionar seus interesses e aprimorar ao máximo suas habilidades de trabalho. Estamos falando de tarefas de design e programação, mas também de gerenciar projetos multidisciplinares, incorporando as melhores tecnologias e ferramentas disponíveis.

Para entender melhor como funciona a faculdade de Jogos Digitais, abaixo você confere as principais disciplinas que compõem a grade curricular da Pitágoras. Leia com atenção e procure saber mais sobre cada uma delas!

  • Algoritmos e Programação Estruturada;
  • Análise Orientada a Objetos;
  • Animação de Jogos;
  • Áudio em Jogos;
  • Desenho de Expressão;
  • Desenho de Observação;
  • Desenvolvimento de Jogos Mobile;
  • Design Narrativo;
  • Fundamentos do Movimento Humano;
  • História e Acepções do Design;
  • Integração de Jogos;
  • Interação Humano – Computador;
  • Introdução ao Design de Jogos e Entretenimento Digital;
  • Lógica Computacional;
  • Modelagem de Cenários e Level Design;
  • Motores de Jogos Digitais;
  • Programação Orientada a Objetos;
  • Representação Gráfica Digital;
  • Roteirização para Jogos Digitais;
  • Storyboard.

Você viu a variedade de conhecimentos envolvidos no curso de Jogos Digitais da Pitágoras? Algumas disciplinas são próprias da Computação, e outras trazem elementos de Cinema e Animação. Os conhecimentos são todos integrados de maneira transdisciplinar.

O conhecimento em Algoritmos e Programação Estruturada, por exemplo, vai desembocar nos Motores de Jogos Digitais, passando pela Modelagem de Cenários e pela Representação Gráfica. Dependendo do jogo, os fundamentos de roteiro favorecem a coesão narrativa de cada game.

O importante é perceber que o setor dos Jogos Digitais envolve muitos saberes que devem ser usados de maneira conjunta. Assim, os conteúdos de algoritmos e desenvolvimento de sistemas computacionais são estrategicamente associados às atividades de design e de invenção dos universos digitais.

Quais são as modalidades de ensino disponíveis para o curso de Jogos Digitais?

Agora que você sabe o que são Jogos Digitais e como é a grade curricular do curso da Pitágoras, é hora de descobrir as modalidades de ensino disponíveis. A graduação é oferecida em formato EAD 100% online, trazendo mais flexibilidade para o aluno e valorizando estratégias ativas de ensino-aprendizagem.

Por ser uma área muito ligada à tecnologia, nada mais adequado do que essa aposta consciente nas dinâmicas de ensino a distância, concorda? Na Pitágoras, elas foram estruturadas para colocar o aluno como protagonista e promover ao máximo o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

A Pitágoras utiliza recursos avançados de ensino que permitem reproduzir e aplicar conteúdos variados no modelo EAD. O aluno conta com o apoio de simuladores e experimentos demonstrativos que ficam gravados, podendo ser acessados em qualquer hora ou local.

Todo o curso é conduzido por meio de uma plataforma exclusiva, que pode ser acessada até mesmo pelo celular. Nela, você desenvolve as suas habilidades de maneira continuada, favorecendo uma formação integral de qualidade.

Os estudantes do curso de Jogos Digitais da Pitágoras contam ainda com uma biblioteca digital completa. Todo o material que você precisa para pesquisar e estudar as disciplinas do curso estarão diante dos seus olhos, ao acesso de um clique.

Quanto tempo leva a formação em Jogos Digitais?

A graduação online em Jogos Digitais na Pitágoras dura 4 semestres, sendo ideal para quem busca realizar um curso superior em prazo mais curto. Esse dinamismo facilita a entrada antecipada no mercado de trabalho e agiliza o retorno financeiro dos estudantes. Esse segundo aspecto não pode ser ignorado na situação atual de crise econômica e política.

Durante esse período, vale lembrar que os alunos têm acessos aos melhores materiais disponíveis do mercado. A equipe de professores da Pitágoras é formada por profissionais de excelência e experientes no mercado de trabalho.

Além disso, as disciplinas trazem temas importantes e conteúdos sempre renovados, propiciando ao aluno uma experiência relevante. O curso de Jogos Digitais está fortemente ligado às tecnologias do futuro que orientam o mundo hoje e demanda uma constante atualização.

Os estudantes também terão acesso ao Canal Conecta, que é um portal gratuito e exclusivo de vagas de estágio e emprego, permitindo o contato com empresas em todo o Brasil.

Quais são as habilidades e competências necessárias para se destacar em Jogos Digitais?

Para adquirir destaque, o profissional de Jogos Digitais pode apresentar habilidades e competências variadas. O mais importante é investir em uma boa faculdade, que o prepara para atuar nas empresas do ramo, com foco em Design de Games, Desenvolvimento e Engenharia de Jogos, dentre outras coisas.

Existem alguns elementos que podem ser decisivos na hora de buscar o seu lugar ao sol no mercado de trabalho atual ou de definir uma área de especialização. Confira a seguir a lista especial de competências e habilidades em Jogos Digitais que preparamos para você:

  • Capacidade de projetar e desenvolver engines de Jogos Digitais: uma engine ou motor de jogo é um pacote de bibliotecas computacionais que facilitam o desenvolvimento de jogos;
  • Análise, pesquisa e projeto de Jogos Digitais: é crucial que o profissional em Jogos Digitais saiba manejar os elementos envolvidos na concepção dos games;
  • Implementar, testar, implantar, avaliar, selecionar e utilizar ferramentas e metodologias adequadas: basicamente, o profissional deve estar sempre atento às condições tecnológicas e metodológicas de criação e fabricação dos Jogos Digitais;
  • Técnicas de computação gráfica e de processamento digital da imagem: uma vez que Jogos Digitais envolvem criação de imagens, eles se baseiam fortemente nessas técnicas da Computação;
  • Mecanismos de Inteligência Artificial: os princípios de Inteligência Artificial ajudam a criar os jogos mais reais, com personagens autônomos e ambientes complexos;
  • Mecanismos de virtualização: permitem pensar maneiras criativas de interação entre as máquinas e os usuários;
  • Modelagem 3D: é o processo usado para construir objetos, personagens e cenários em Jogos Digitais;
  • Mídias digitais: mais do que nunca, é desejável que o profissional saiba inserir os Jogos Digitais no universo digital como um todo. Até mesmo a figura popular do influenciador digital pode estar ligada ao terreno dos games!

Existem diversas outras aptidões importantes para o profissional de Jogos Digitais. Na Pitágoras, o curso está preparado para oferecer ao aluno o melhor acompanhamento e desenvolver ao máximo seu potencial para conquistar essa profissão do futuro!

Como é o perfil de quem estuda e trabalha na área de Jogos Digitais?

Toda área de atuação pode acolher perfis variados, e com os Jogos Digitais não é diferente. Mas existem alguns fatores que ajudam a reconhecer a vocação do estudante e profissional do ramo. Confira alguns deles abaixo:

  • Gostar de jogos de entretenimento — Por mais clichê que possa parecer, nunca é demais reforçar esse ponto básico de competência. As pessoas que gostam de games estão sempre mais dispostas a imaginar novos jogos possíveis. Elas sabem se colocar no lugar daqueles que um dia poderão jogar;
  • Ter criatividade — O mercado de games movimenta algumas das criações mais envolventes da sociedade humana na atualidade. Alguns jogos são comparados a filmes e outras obras de arte, devido ao grau de inventividade envolvido na construção deles. É por isso que o profissional criativo está mais apto a ter sucesso na área;
  • Ter capacidade de trabalhar em equipe — Alguns dos melhores jogos que existem hoje são criações coletivas, realizadas por equipes numerosas. Eles refletem a soma do esforço de muitos para produzir uma obra em comum. Por isso, é indispensável saber trabalhar junto com outras pessoas, cumprindo prazos e valorizando o diálogo;
  • Ter boa comunicação — É uma capacidade que pode ser muito útil para conectar as questões técnicas das diferentes equipes;
  • Ter facilidade com números — Não se esqueça nunca que a base de todo sistema computacional é a matemática. Entender a lógica dos números e gostar delas pode ser crucial para o sucesso de determinados projetos;
  • Manter a curiosidade viva — O profissional de Jogos Digitais deve estar sempre atualizando seus pontos de vista e seus conhecimentos, para acompanhar as transformações tecnológicas. Além disso, é importante o gosto por descobrir coisas novas, pois a criação de games pode envolver a busca por soluções inusitadas.

Por último, mas não menos importantes: lembre-se que não existe uma fórmula do sucesso para se tornar um profissional valorizado, seja qual for a área. A vantagem de estudar na Pitágoras é que a faculdade está toda estruturada para oferecer a melhor preparação do mercado.

Vale a pena investir na carreira de Jogos Digitais?

Se vale a pena investir na carreira de Jogos Digitais? A resposta para essa pergunta, decisivamente, é sim! Estamos falando de uma área que está sempre aquecida, com vagas de emprego excelentes no mundo inteiro.

Só para dar uma ideia, a expectativa é que o mercado de Jogos Digitais movimente 146 bilhões de dólares em 2021!¹ Cerca de R$ 790 bilhões de reais, afirmando que o ritmo de crescimento do setor continua mais firme do que nunca.

Muitos especialistas avaliam inclusive que o setor dos Jogos Digitais foi um dos menos afetados pelo cenário de pandemia atual. A maioria das empresas testemunhou um número recorde de usuários e de compras pela internet.

O profissional de Jogos Digitais pode trabalhar com muitas coisas diferentes. Ele pode ser empresário, profissional autônomo ou colaborador de empresas já consolidadas. Pode atuar em produção multimídia, empresas de publicidade, projetos de cinema e televisão, construção de websites, entre outras coisas.

Por se tratar de um mercado consolidado e cheio de oportunidades de carreira, é superimportante que o futuro profissional se qualifique ao máximo. Ao escolher o curso de Jogos Digitais a Pitágoras, você vai investir no seu sucesso profissional em uma área que não para de crescer.

Como é o mercado de trabalho para Jogos Digitais?

Além de movimentar uma quantidade exorbitante de dinheiro no mundo inteiro, o mercado de trabalhos para Jogos Digitais também é favorável no Brasil. Ele está entre os setores que mais crescem no país, garantindo boas vagas de emprego para os profissionais qualificados.

Segundo pesquisas recentes, o Brasil se destaca no cenário internacional, abrigando inúmeras empresas importantes. Ocupamos nada menos que o topo do ranking latino-americano, além e estarmos em 13º lugar no ranking mundial². As estimativas é que o setor nacional movimente mais de R$ 2,3 bilhões em 2021³.

A importância dos jogos eletrônicos no mercado é tão grande, que até mesmo a indústria do cinema conta hoje com profissionais especializados em games. A ideia é que os roteiros dos filmes de maior bilheteria possam ser convertidos em jogos, aumentando a rentabilidade.

O mercado dos jogos também encontra uma série de outras parcerias com setores diversificados. É o caso do marketing, das simulações e dos treinamentos. Sem falar dos chamados jogos educacionais. No atual contexto inclusive muitas escolas estão procurando atualizar as possibilidades de uso da tecnologia na educação.

Como você pode ver, o leque de atuação é grande. Depois de formado, você pode ser não apenas um programador de jogos, mas também um designer, um gerente de projetos, um produtor executivo, um artista técnico, entre outros.

Com as competências desenvolvidas na Pitágoras, você pode trabalhar em organizações privadas ou públicas, desenvolvedor no terceiro setor ou desenvolvedor independente. A faculdade trabalha com materiais de ponta, adequados a padrões nacionais e internacionais.

Quais são as principais responsabilidades do profissional de Jogos Digitais?

O profissional de Jogos Digitais é responsável por produzir e gerenciar jogos variados, em duas ou três dimensões, para plataformas diversas. Ele pode trabalhar com ambientes portáteis, web, consoles e computadores. Além disso, ele elabora os principais documentos e elementos envolvidos na construção de um jogo, como imagens, modelos 3D, programas e efeitos sonoros.

Em geral, a atuação do profissional da área está ligada diretamente à produção dos jogos. Ele pode ser responsável por partes específicas do projeto ou pode cumprir funções mais abrangentes, como a gerência de todo o processo.

Abaixo, você encontra as principais responsabilidades do profissional de Jogos Digitais. Lembre-se que elas podem variar no contexto real, o que torna ainda mais importante escolher uma faculdade que prepare o estudante para experiências práticas. São elas:

  • produção de conteúdo: criação de histórias e personagens, diálogos, roteiros e narrativas ligadas à concepção dos jogos;
  • design: elaboração dos elementos visuais e gráficos que compõem os jogos. Pode haver colaboração com artistas de diversos campos;
  • arquitetura e engenharia de sistemas: o jogo é um sistema complexo e precisa ser bem planejado para funcionar;
  • programação: desenvolvimento do sistema computacional que possibilita a existência do jogo e seu funcionamento;
  • animação: a tarefa aqui é dar vida aos elementos do jogo, animando os movimentos de personagens e outros objetos, como as folhas das árvores ou as nuvens do céu;
  • produção sonora: a ambientação sonora é muito importante para criar uma atmosfera imersiva no jogo. São os ruídos, os diálogos e as trilhas sonoras;
  • testagem: aqui, o profissional é responsável por rastrear erros possíveis antes que o jogo seja lançado.

É interessante perceber que algumas das responsabilidades do profissional de Jogos Digitais são comuns a alguns curso de Exatas. É o caso das profissões na área de tecnologia ou mesmo de alguns tipos de Engenharia.

Quanto ganha um profissional formado em Jogos Digitais?

O profissional formado em Jogos Digitais recebe em média R$ 4.065,77*. O piso salarial é de R$ 3.710,79* e o teto pode chegar a R$ 10.032,69*. Vale considerar que as oportunidades em empresas internacionais podem aumentar muito essas cifras.

É claro que esses números podem variar de acordo com cada área de especialidade, dentro do setor dos Jogos Digitais. O mais importante para você saber é que o mercado de games apresenta boas oportunidades de carreira. Segundo pesquisa da Page Personnel*, os salários médios para cada cargo são:

  • Desenvolvedor Mobile: R$ 10 mil a R$ 15 mil por mês;
  • Desenvolvedor Web: R$ 8 mil a R$ 15 mil por mês;
  • Supervisor de Produtos: R$ 12 mil a R$ 18 mil por mês;
  • Sports Brand Manager: R$ 6 mil a R$ 12 mil por mês;
  • Web Designer ou Designer Gráfico: R$ 4 mil a R$ 8 mil por mês;
  • Instrutor de Games: R$ 2 mil a R$ 4 mil por mês.

Essa pesquisa é de 2017, mas lembre que o mercado dos games hoje está ainda mais aquecido. Então, se você escolher fazer esse curso na Pitágoras espere boas vagas de emprego e salários acima da média salarial do país.**

Agora é com você!

Deu pra perceber que a área dos Jogos Digitais é muito interessante, não é? Além de envolver um assunto apaixonante que conecta milhões de pessoas no mundo todo, o mercado traz muitas vagas de emprego e boas remunerações.

Lembre-se de que é importante valorizar o ensino superior e optar por uma graduação de qualidade. Além de uma boa infraestrutura e corpo docente qualificado, a instituição deve oferecer diversos diferenciais.

E aí, está esperando o que pra fazer a sua inscrição no vestibular online da Pitágoras? Não perca essa chance de ser um profissional de sucesso!

¹ Olhar Digital

² Canal Tech

³ Olhar Digital

* Computer Wolrd

** Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content