6 motivos pelos quais investir educação deve ser prioridade

6motivospelosquaisinvestireducacaodeveserprioridade

Desconto nota do Enem

Muito se diz sobre aplicações financeiras em fundos ou em ações diversificadas para a conquista da estabilidade econômica.

Poucas vezes, no entanto, investir em educação é indicado como forma segura de aplicar o patrimônio. Apostar no ensino, por outro lado, é uma das maneiras mais eficazes de alcançar o sucesso na carreira e, também, na vida pessoal.

Pensando nisso, elencamos para você 6 motivos para investir em educação de forma prioritária. Não deixe de conferir!

1. Melhores oportunidades de trabalho

Um dos grandes retornos que podem ser percebidos ao investir em educação é o aumento das oportunidades de trabalho. Afinal, os conhecimentos específicos adquiridos, além de destacar o candidato diante da concorrência, são valiosos para alguns cargos.

Não é raro observar no mercado a busca por profissionais com especialização, por exemplo. Apostar no conhecimento, portanto, amplia as possibilidades de conquistar uma carreira de sucesso.

2. Maior estabilidade financeira

Além de ter grandes oportunidades de emprego à disposição, contar uma formação completa pode fazer com que você participe de processos seletivos com salários mais altos. Estima-se que quem apresenta diploma de ensino superior é remunerado mais que o dobro em relação àqueles que concluíram apenas o ensino médio no Brasil.

Dessa forma, apesar de ser necessário reservar um valor inicial para a capacitação, o retorno será certo no que se refere à qualidade de vida e à estabilidade financeira, a exemplo dos países que mais investem em educação. Vale lembrar que o aporte inicial pode ser reduzido a partir de programas governamentais de financiamento estudantil.

3. Satisfação pessoal no alcance de objetivos

O investimento em educação também contribui para a satisfação pessoal no alcance dos objetivos. Afinal, por meio de iniciativas e de projetos que podem ser desenvolvidos na própria faculdade, é possível transformar o conhecimento adquirido em benefício da sociedade.

Não é raro se deparar com acadêmicos que se unem para ações sociais voluntárias com o objetivo único de atender populações em condições vulneráveis. Muitos deles realizam viagens pelo Brasil para levar, por exemplo, assistência médica aos que não têm condições de pagar pela consulta.

Tour pela prova do Enem

4. Aquisição de novos conhecimentos

Ao contrário do que muitos pensam, o investimento em educação não envolve apenas o aprendizado de conteúdos específicos, mas de um amplo conhecimento cultural sobre a realidade que nos cerca.

Afinal, nesse contexto, você vai frequentar um ambiente propício para a troca de saberes e de experiências entre pessoas. Essa vivência, por sua vez, permite o contato com diversas áreas do conhecimento, o que é de extrema importância para a formação de um profissional multifacetado.

5. Possibilidade de especialização

As carreiras profissionais, em sua maioria, demandam especialização para serem bem executadas no mercado. No entanto, somente a partir do investimento na formação superior ou da busca por bolsas de estudos que assegurem o ingresso em faculdades é possível ter acesso a essa formação.

Desse modo, você consegue direcionar seus interesses a alguma área específica com a qual tem afinidade, desempenhá-la com maestria e ser reconhecido pelo seu trabalho. Bacana, né?

6. Chance de crescimento pessoal

O crescimento pessoal, sem dúvidas, acompanha o desenvolvimento profissional. Afinal, contar com uma carreira que assegura uma remuneração confortável é condição material necessária para que outros projetos e sonhos sejam realizados.

Com a vida financeira estável, por exemplo, é possível fazer aquela viagem planejada há tempos, sem receios em relação aos riscos patrimoniais.

O investimento em educação no Brasil, a partir de programas e parcerias governamentais, se tornou mais acessível à população. O FIES, por exemplo, permite que você financie a mensalidade da faculdade e tenha condições de concluir o ensino superior sem preocupações.

Cabe a cada um, diante desse contexto, compreender a importância de investir em educação para se desenvolver pessoal e profissionalmente, além de buscar as oportunidades de acesso ao ensino.

E então? Gostou das nossas dicas? Para saber mais sobre formação profissional, entre em contato com a nossa equipe!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados