Inteligência interpessoal: o que é e como desenvolver?

profissionais desenvolvendo inteligência interpessoal

O que é ser inteligente para você? Alguém que tira as melhores notas no Enem, na escola ou na faculdade? Uma pessoa que tem um ótimo raciocínio lógico? Quem consegue ser fluente em duas línguas ou mais? Parcialmente, a sua ideia está certa. Entretanto, existem diferentes formas de demonstrar habilidades nesse sentido — como é o caso da inteligência interpessoal.

Se você deseja saber mais sobre esse tipo de inteligência, vai gostar do que preparamos a seguir. Neste conteúdo, vamos abordar:

  • o que é a inteligência interpessoal;
  • qual é a sua importância para a carreira;
  • como desenvolver essa habilidade;
  • quais serão as vantagens o seu desenvolvimento.

Continue conosco e saiba como desenvolver a sua inteligência interpessoal — uma habilidade importante no mercado de trabalho, capaz de possibilitar o seu sucesso profissional!

O que é inteligência interpessoal?

Diferentemente da inteligência intrapessoal — que é a capacidade de conhecer a si mesmo e usar suas competências a seu favor —, a inteligência interpessoal é a habilidade de se relacionar com as outras pessoas.

Howard Gardner, um renomado psicólogo da Universidade de Harvard, desenvolveu uma teoria que elenca oito tipos de inteligências, mostrando como elas podem ser múltiplas. São elas:

  • inteligência lógica ou matemática;
  • inteligência musical;
  • inteligência linguística;
  • inteligência visual e espacial;
  • inteligência intrapessoal;
  • inteligência corporal e cinestésica;
  • inteligência naturalista;
  • inteligência interpessoal.

Sobre a última, vale ressaltar o quanto ela tem sido requisitada no mercado de trabalho. Afinal, o relacionamento sadio e a interação social são formas hábeis de obter bons resultados profissionais — como veremos melhor adiante.

Quando uma pessoa tem inteligência interpessoal, ela é capaz de entender melhor os outros e suas emoções, bem como necessidades, intenções e motivações. Portanto, é empática, simpática, amigável, mais extrovertida e comunicativa, além de carismática e com um humor para cima.

Quem é inteligente interpessoalmente é assim o tempo inteiro? Não! Mas essas características se sobressaem na maior parte das vezes, sendo possível desenvolver habilidades de liderança, conexão, confiança e influência positiva.

Geralmente, esse tipo de pessoa também consegue resolver problemas e conflitos de uma forma harmônica e pacífica, por dispor de tato e diplomacia nas relações, com escuta ativa e comunicação interpessoal humanizada.

Qual é a sua importância para a carreira?

Aqui na Pitágoras, a gente promete e cumpre. Por isso, chegou a hora de falar da importância da inteligência interpessoal para a sua carreira profissional. Acontece que hoje é fundamental saber diferenciar, por exemplo, as hard skills das soft skills.

As primeiras são aquelas habilidades adquiridas por meio de qualificação, como um curso superior, uma proficiência em língua estrangeira etc. Já as soft skills são aquelas competências subjetivas, que também podem ser aprendidas com o tempo — e a inteligência interpessoal aborda várias delas.

Alguns exemplos já foram citados, como a escuta ativa, a empatia e até mesmo a facilidade em controlar seus próprios sentimentos. Por isso a inteligência interpessoal é tão essencial no mercado de trabalho de um modo geral, percebe?

Contudo, algumas profissões exigem um pouco mais dessa competência, como professores, psicólogos, médicos, gerentes e gestores, vendedores, advogados e políticos. São carreiras que se baseiam principalmente na relação com outras pessoas, logo, requerem a construção dessa ponte segura e confiável.

Apesar de algumas profissões se destacarem nesse sentido, o perfil do profissional de Exatas tem uma certa dificuldade em desenvolver esse tipo de inteligência. Entretanto, se você faz parte dessa turma, não se preocupe, pois é totalmente possível otimizar essa competência com atitudes simples.

Como desenvolver essa habilidade?

Para melhorar a comunicação pessoal e várias outras competências atreladas à inteligência interpessoal, vale a pena saber como exercitar esses pontos e potencializar suas habilidades sociais. Veja algumas ações:

  • faça um esforço para interagir com outras pessoas;
  • participe de trabalhos em grupo e busque mais tarefas em equipe;
  • alimente relações com pessoas diferentes de você;
  • aprimore sua capacidade de liderança em situações que demandam algum tipo de organização;
  • ensine algo que você sabe, compartilhando seu conhecimento com o próximo;
  • pratique a empatia e tente entender as ações e o comportamento das outras pessoas;
  • tenha bom humor para lidar com as diversas situações do dia a dia;
  • seja flexível nas situações complexas e em interações que pedem mais da sua escuta ativa.

Por muitas dessas dicas, podemos perceber o quanto uma faculdade pode contribuir para a sua inteligência interpessoal, não é mesmo? Por isso, escolha aquela que oferece um quadro docente de excelência, para favorece amplamente sua rede de contatos. E saiba que a Pitágoras incetiva bastante essas competências ao longo da graduação, em todas as modalidades de ensino!

Quais serão as vantagens para o meu desenvolvimento?

Viu só como é simples trabalhar a sua inteligência interpessoal? Com determinação e boa disposição, você terá suas habilidades fortalecidas e começará a perceber os benefícios desse tipo de competência social. A seguir, selecionamos algumas dessas vantagens!

Pensamento crítico

Quando alguém desenvolve sua inteligência interpessoal, está aberto para entender as mais variadas motivações humanas. Por isso, podemos dizer que, diante da conexão com diferentes tipos de pessoas, comportamentos e reações, essa pessoa se torna crítica e com um nível alto de análise — algo fundamental para tomadas de decisões.

Networking

Estabelecer um networking profissional é crucial para se posicionar estrategicamente no mercado. Independentemente da área de atuação escolhida, ao apostar na inteligência interpessoal, você desenvolve uma ótima rede de contatos, fortalece sua carreira e conhece novos caminhos e oportunidades.

Relações duradouras

As pessoas que são inteligentes na questão interpessoal conseguem manter suas interações por mais tempo — aquelas amizades antigas, por exemplo. Por isso, apresentam sensibilidade e agem com base na sustentação e na solução de conflitos, pois o importante é preservar aquelas relações duradouras e que são passíveis de render bons frutos.

Resultados melhores

Se a inteligência interpessoal abre espaço para um bom trabalho em equipe, é claro que os resultados serão melhores, concorda? Afinal, em projetos colaborativos, existem ideias de várias pessoas que, juntas, tornam-se mais ricas e certeiras. Com essa interação e com a diversidade de pensamentos, você tende a crescer — e o melhor, não estará sozinho nessa!

Flexibilidade profissional

Com um mercado tão competitivo e maleável, vemos profissionais mudando de carreira ou se adaptando constantemente aos novos processos e inovações tecnológicas. Quando se tem inteligência interpessoal, esses obstáculos são encurtados, porque a pessoa não se isola e corre atrás da adaptação.

Ao chegar até aqui, já descobriu se você tem uma inteligência interpessoal desenvolvida? Com uma resposta positiva ou não, saiba que é essencial trabalhar essa habilidade constantemente, durante toda a sua jornada profissional.

Agora que você já sabe tudo sobre esse tipo de inteligência, que tal saber como se tornar mais autoconfiante no dia a dia?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content