Inovação e Engenharia de Produção: qual é a relação?

inovação engenharia de produção

Teste Vocacional Rápido

Inovação e Engenharia de Produção são campos de estudos que caminham juntos. Pra aumentar a produtividade das empresas, os engenheiros estão continuamente em busca de novas tecnologias e modelos de trabalho, recorrendo a elas pra ter sucesso em suas carreiras.

Por isso, o curso de Engenharia de Produção é cada vez mais indicado pra pessoas com perfil ligado à criatividade e iniciativa. Se você gosta de inovação, essa faculdade deve estar no topo da sua lista de prioridades.

Neste conteúdo, você vai entender como a tecnologia vem transformando o mercado de trabalho do engenheiro de produção e por que investir nessa faculdade. Continue a leitura!

Como a atuação do engenheiro de produção se relaciona com inovação?

As diversas formas de inovação na Engenharia de Produção contribuem pra que os processos produtivos sejam mais eficientes. Isto é, a partir dela, entregamos produtos e serviços com mais qualidade, economia e potencial de satisfazer os desejos e necessidades dos clientes.

No contexto empresarial, a inovação é caracterizada quando criamos ou modificamos algo com sucesso, aplicando novos conceitos e ideias. Portanto, ela fará parte do seu trabalho de Engenharia de Produção. Afinal, o engenheiro está sempre em busca de maneiras de melhorar os processos das empresas, não é mesmo?

Quais são os cargos da Engenharia de Produção que mais têm contato com inovação?

Com exceção dos cargos mais operacionais e de técnico de Engenharia de Produção, quase todas as funções da área exigem conhecimentos sobre tecnologia e inovação. É que não dá pra imaginar uma produtividade elevada sem a automação de processos operacionais e administrativos.

A consultoria McKinsey, por exemplo, aponta quanto conseguiríamos automatizar em diferentes áreas:

  • 60% da manufatura;
  • 60% do transporte e armazenagem;
  • 39% da administração.

Ainda assim, podemos dizer que os cargos que mais unem inovação e Engenharia de Produção são os seguintes:

  • engenheiro de produtos;
  • engenheiro de serviços;
  • engenheiro de pesquisa e desenvolvimento.

Em comum, essas áreas de atuação têm a inovação como objetivo principal — seja pra criar produtos e serviços, seja pra desenvolver métodos de trabalho, equipamentos e ferramentas. 

Nas demais, a tecnologia e inovação na Engenharia de Produção costumam ser um meio pra aumentar a produtividade, qualidade e eficiência. Nelas, você não vai desenvolver um software pra automatizar a gestão da produção industrial, mas olhar no mercado quais são as tendências e implementar a melhor opção disponível, por exemplo.

Quais são as principais contribuições inovadoras ligadas à Engenharia de Produção?

A inovação no mercado de Engenharia de Produção está ligada principalmente aos avanços tecnológicos do nosso século. Se você já nasceu próximo ou após os anos 2000, talvez não tenha percebido todo o processo de transformação digital da nossa sociedade.

Digitalização da operação

No início do século, houve um barateamento dos dispositivos de informática, a ampliação da disponibilidade de softwares e um início de acessibilidade da internet.

Com isso, a produtividade passou a incorporar as ferramentas digitais: deixamos, por exemplo, as pranchetas pra trás e começamos a atuar em softwares de texto, planilhas, edição e afins.

Tratamento de dados

A segunda onda da transformação digital foi a facilitação dos processos de coleta, interpretação e comunicação de dados. Isso aconteceu próximo ao ano de 2010, e os reflexos na Engenharia de Produção foram os mais diversos:

  • novas maneiras de coletar informações;
  • melhoria da automação de processos;
  • mais conhecimento pra tomar decisões que aumentam a produtividade.

Inteligência artificial

Já os dias de hoje estão ligados principalmente à Inteligência Artificial. Na terceira onda da transformação digital, as possibilidades de automação iniciadas lá trás alcançam um novo patamar. Os engenheiros contam com soluções pra unir ambientes físicos e digitais, simular a inteligência humana em larga escala e otimizar os processos produtivos.

Quais são as tendências inovadoras dentro da Engenharia de Produção?

O mercado da Engenharia de Produção não para de evoluir, e as inovações são mais rápidas e contínuas do que em outras épocas. Podemos citar uma série de tendências que você vai encontrar já durante a faculdade.

Machine Learning

A Machine Learning é uma tecnologia ligada à Inteligência Artificial, que permite a evolução dos softwares. Resumidamente, os programadores criam uma tecnologia que, a partir do sucesso ou insucesso das ações, consegue se modificar, tornando-se mais eficiente.

Um exemplo de Engenharia de Produção ocorre na área de logística. Hoje, temos softwares que recalculam o melhor trajeto possível diante das mudanças ocorridas em uma rota de transporte (acidentes, engarrafamentos etc.).

Internet das Coisas (IoT)

Outra tendência é a união dos ambientes físicos e digitais, por meio da Internet das Coisas. Um exemplo simples são as máquinas e equipamentos das fábricas. A partir de sensores e redes de comunicação, elas próprias podem ser controladas remotamente e enviam as informações de seu desempenho pra um software. 

Robótica

A Inteligência Artificial também auxilia na melhoria dos robôs que cuidam das linhas de produção, tornando-os capazes de realizar tarefas cada vez mais complexas. Além disso, a gestão pode ser automatizada em grande escala com a automação de processos robóticos ou Robotic Process Automation (RPA).

Resumidamente, os robôs podem não só realizar tarefas na linha de produção, mas fazer pagamentos, emitir notas fiscais, atender aos clientes e outras tarefas administrativas. 

Computação em Nuvem

Já a Computação em Nuvem traz a possibilidade de contratar a tecnologia como serviço, tornando as soluções mais acessíveis. Um fornecedor da área realiza o processamento e armazenamento de dados em seus servidores, enquanto o cliente acessa a solução desejada pela internet. 

Perceba que, se você precisa coletar dados e gerir a produtividade, o software de gestão, o banco de dados, a Inteligência Artificial e demais tecnologias utilizadas não dependem de computadores robustos na sua empresa. Logo, a informática se torna mais acessível mesmo pra pequenas organizações. 

Indústria 4.0

As diversas tecnologias de Internet das Coisas, automação, Computação em Nuvem e Inteligência Artificial geram um novo momento na indústria. Agora, a tendência é a produção se tornar cada vez mais inteligente, unir ambientes físicos e digitais, alcançar níveis mais elevados de automação, entre outras características.

Nosso curso de Engenharia de Produção está atento às tendências, e você conta com os diferenciais da Pitágoras pra se preparar para o mercado de trabalho. Na faculdade, os alunos unem inovação e Engenharia de Produção em diversos momentos:

  • acesso gratuito a certificados digitais em cursos de grandes empresas de tecnologia;
  • estudos dirigidos e conteúdos pra desenvolver habilidades digitais;
  • aulas práticas em laboratórios de projetos de Engenharia de Produção;
  • Aula Destaque com profissionais conceituados das áreas de tecnologia e gestão.

Você pode buscar orientações sobre as exigências do mercado no Canal Conecta, que é um benefício exclusivo dos nossos alunos. Esse portal de empregabilidade também traz processos seletivos de estágio e emprego, que ajudam os futuros engenheiros a terem as primeiras experiências profissionais.

Faça Engenharia na Pitágoras e prepare-se para o futuro!

Viu só? A união entre Inovação e Engenharia de Produção começa desde a faculdade, que precisa desenvolver habilidades digitais e orientar sobre o mercado de trabalho. Por isso, a Pitágoras é a melhor faculdade pra você conquistar o seu diploma.

Então, não perca mais tempo. Faça agora mesmo a inscrição no vestibular online e torne-se um engenheiro preparado para o futuro da profissão!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.