Qual a importância da Engenharia de Produção nas empresas?

importância da engenharia de produção nas empresas

Você já pensou em fazer um curso de Engenharia da Produção? A importância da Engenharia de Produção nas empresas é imensa, e isso se reflete nas oportunidades de trabalho e remuneração dos profissionais.

Na prática, as organizações são formadas por pessoas, que utilizam tecnologia, recursos materiais e capital financeiro pra produzir algo útil para os demais. E o engenheiro de produção é o especialista em fazer essa tarefa ficar cada vez mais fácil, organizando esses elementos pra alcançar os resultados com economia e qualidade.

Logo abaixo, explicamos o papel desse profissional nas empresas e por que a faculdade é uma excelente opção ara seguir carreira. Não deixe de conferir!

O que é Engenharia de Produção? 

Como explicamos mais a fundo em nosso conteúdo com tudo sobre Engenharia de Produção, o papel dessa área é a otimização da produtividade em fábricas, escritórios, distribuidoras e qualquer outro tipo de operação.

Entrada

Pra entender o conceito, imagine que você é o engenheiro de uma fábrica. Logo cedo, chega a matéria-prima em caminhões, que são descarregados no depósito.

Processo

Na fábrica, máquinas e pessoas atuam lado a lado, seguindo várias etapas até transformar os materiais no produto que será vendido.

Saída

Por fim, quando os bens passam toda a linha de montagem, eles ficam no armazém, aguardando a transportadora— que levará a solução pronta para o distribuidor. 

A produtividade ótima é quando você alcança a melhor relação possível entre entradas e saídas. Você minimiza os gastos pra empresa, enquanto gera o máximo de resultado possível na quantidade e qualidade do produto final.

Só que, pra chegar lá, precisa estudar muito. O que faz um engenheiro de produção requer um amplo conhecimento dos fatores de produção — matéria-prima, mão de obra, tecnologia e dinheiro, além da capacidade de implementar esses elementos em processos e sistemas com eficiência.

Por isso mesmo, as áreas de atuação do engenheiro de produção são bastante amplas. Na prática, todos os empreendimentos precisam alcançar uma produtividade ótima, economizando recursos e gerando resultado.

Logo, é bastante comum buscar um especialista para ter vantagens competitivas.

Por que a atuação do Engenheiro de Produção é importante? 

Na prática, a importância da Engenharia de Produção nas empresas está ligada às diversas vantagens competitivas do trabalho desses especialistas: 

  • melhoria nas técnicas de produção; 
  • ajuste de atividades financeiras; 
  • previsão e avaliação de resultados dos sistemas; 
  • definição da integração entre matérias-primas, mão-de-obra e equipamentos. 

Confira item a item para você conhecer uma pouco mais sobre a área. 

Melhoria nas técnicas de produção 

O engenheiro de produção busca as melhores práticas pra empresa satisfazer os desejos e necessidades dos seus clientes. Aqui, além da redução de despesas, desperdícios e retrabalhos, buscamos a chamada qualidade ou excelência dos processos, produtos e serviços. 

A qualidade existe quando a realidade atende as nossas expectativas, enquanto a excelência ocorre quando o resultado supera o que havíamos previsto. Basta imaginar um celular novo em folha: as funcionalidades do aparelho podem frustrar ou satisfazer ao consumidor, demonstrando a qualidade do investimento. 

Ajuste de atividades financeiras 

A importância da Engenharia de Produção também está relacionada com o profissional usar os recursos financeiros na produção com eficiência. Ele sabe como comprar materiais, negociar com fornecedores, definir prioridades, identificar desperdícios e uma série de outros conhecimentos úteis pra melhorar o custo-benefício das atividades. 

Aliás, assim como em outras Engenharias, você estuda matemática e economia durante a graduação. Logo, está pronto pra lidar com o lado financeiro da produção.  

Previsão e avaliação de resultados dos sistemas 

Além de planejar como a empresa vai produzir, o engenheiro também precisa acompanhar e levantar dados sobre as atividades. Depois disso, o profissional aplica medidas corretivas, atualiza os métodos de trabalho ou reforça os comportamentos já adotados, dependendo do resultado. 

Boa parte do trabalho diz respeito à previsão e avaliação de resultados dos sistemas. Ah! Falamos em sistema, porque, embora possam ser vistas como coisas separadas, a produtividade depende da organização dos recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos, atuando com uma finalidade comum. 

Definição da integração entre matérias-primas, mão-de-obra e equipamentos 

Por isso mesmo, o engenheiro de produção procura a melhor interação possível entre esses fatores. Nesse sentido, ele utiliza de conhecimentos em diferentes áreas, como Matemática, Economia, Tecnologia da informação, Administração e, é claro, Engenharia. 

Como é a graduação em Engenharia da Produção? 

A formação em Engenharia de Produção da Pitágoras é um curso completo. Ao longo da graduação, você concilia atividades teóricas e práticas pra desenvolver as competências técnicas e comportamentais que terão impacto na sua carreira. 

Além da modalidade presencial, a Pitágoras oferece a Engenharia de Produção EAD, no semipresencial. Dessa forma, você pode estudar com mais flexibilidade pra conciliar as tarefas da sua rotina, ao mesmo tempo em que investe em uma formação de qualidade.

A grade curricular é ampla. Na prática, ela vai dos conteúdos que servem de base pra Engenharia até o desenvolvimento das competências utilizadas nas diversas áreas de atuação. Veja alguns assuntos do curso: 

  • Cálculo Diferencial e Integral ;
  • Química e Ciência dos Materiais;
  • Física Geral e Experimental;
  • Desenho Técnico Projetivo;
  • Processos de Fabricação
  • Pesquisa Operacional — Programação Matemática;
  • Desenvolvimento de Produto;
  • Engenharia Econômica;
  • Engenharia de Métodos;
  • Planejamento Estratégico.

A parte prática é realizada nas aulas em laboratórios e no estágio curricular. Nesse segundo, você vivencia o dia a dia da profissão, sendo acompanhado por professores, com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre o mercado e testar as competências. 

Na Pitágoras, você também tem grandes chances de encontrar um emprego ou estágio remunerado durante a graduação. Nossos alunos têm acesso ao Canal Conecta, que faz a ponte com organizações parceiras pra abrir oportunidades. 

Além disso, você pode fazer cursos gratuitos e online pra obter certificados com parceiros, como HUAWEI ICT Academy, AWS Academy, AWS Educate e CISCO. Neles, aprendemos competências digitais pra se destacar no mercado de trabalho.

Ao todo, a faculdade tem duração de 10 semestres com uma carga horária de 3.600 horas. O tempo de formação é justificado pela diversidade e complexidades das competências do graduado. 

Mas não se preocupe! Você será muito bem recompensado ao se dedicar aos estudos. O salário em Engenharia de Produção é um dos mais altos do ensino superior, estando na faixa dos R$ 7.806,29*, em média. 

Invista em um ensino de qualidade! 

Agora que você já sabe a importância da Engenharia de Produção para as empresas, o curso superior da Pitágoras é a melhor formação pra desenvolver as competências necessárias e atuar na área. Aqui, você vai receber um ensino de qualidade e une teoria e prática ao longo de toda a formação. 

Então, inscreva-se agora mesmo no vestibular e dê os primeiros passos da sua carreira de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.