Conheça um pouco da história da Medicina

história da medicina

Desconto nota do Enem

Sonha em cursar Medicina? Então, este post foi feito especialmente pra você! Nele, a gente te conta um pouco sobre a trajetória dessa profissão pra que conheça os caminhos percorridos e os avanços feitos pra que pudéssemos atingir o patamar no qual nos encontramos.

A história da Medicina no mundo é repleta de reviravoltas, conquistas e muita emoção. É impossível narrar todos os eventos que fizeram parte desse processo, mas esperamos que o texto te ajude a se conectar ainda mais com a carreira –– e, quem sabe, te deixe com ainda mais vontade de ingressar nessa profissão!

Por isso, nada de começar um curso de Medicina sem antes conhecer as evoluções pelas quais a área passou ao longo dos séculos. E aí, tudo pronto? Então, boa leitura e aproveite essa viagem histórica!

Como surgiu a Medicina?

É praticamente impossível precisar exatamente quando e como surgiu a Medicina. Os conhecimentos sobre a saúde e técnicas pra atenuar sintomas relacionados com ela surgiram desde a pré-história e foram evoluindo à medida que a sociedade se desenvolveu.

Na historiografia, a sociedade pioneira nas ciências médicas foi a Grécia. Os gregos desenvolveram muitos estudos e técnicas sobre o assunto, e essa região é o lar dos primeiros “curandeiros” conhecidos pela história.

Mas a gente sabe que a história é contada por um ponto de vista bastante eurocêntrico, ou seja, focado nos acontecimentos da Europa. Outras civilizações, como as indígenas, também praticam formas de Medicina há milhares de anos, desenvolvendo outros tipos de sabedoria que não podem ser ignorados quando se fala nessa ciência.

Quais foram os primeiros médicos?

Novamente, os gregos saem na frente. O título de “pai da Medicina” é conferido a Hipócrates, que elaborou uma espécie de documento com inúmeras doenças, seus diagnósticos e tratamentos possíveis. Inclusive, o juramento dos médicos recém-formados leva o seu nome e traz pilares como o respeito pela vida acima de todas as coisas.

Novamente, há relatos de praticantes da Medicina também em civilizações como a egípcia. Um destaque se dá a Hesy-Ra, que tratava principalmente da saúde dentária naquela sociedade.

A história da Medicina no Brasil começou com a chegada do primeiro médico, logo com a vinda dos portugueses ao país. As primeiras turmas só seriam formadas muitos anos depois, com a inauguração da primeira faculdade de Medicina, no Rio de Janeiro. A primeira mulher brasileira a se formar na profissão foi Rita Lobato, em 1887.

Como a Medicina evoluiu ao longo da história?

A evolução da Medicina foi progressiva e, portanto, não aconteceu do dia pra noite. Acompanhou as descobertas da ciência e incorporou-as em seu dia a dia por meio de muitas pesquisas, tentativas e erros.

Algumas das descobertas que revolucionaram esse setor foram:

Tour pela prova do Enem
  • técnicas de preservação dos corpos e órgãos;
  • descoberta de microorganismos e dos primeiros antibióticos;
  • desenvolvimento de ferramentas como o microscópio;
  • evolução do campo da genética e a descoberta do DNA;
  • estudos com dissecação de cadáveres humanos e de animais;
  • descoberta da importância de insumos como a insulina e a possibilidade de sintetizá-la em laboratório;
  • desenvolvimento dos anestésicos, vacinas e máquinas como o raio x e o ultrassom.

Como podemos ver, a Medicina agrupa conhecimentos de áreas como a Biologia, a Química e a Física, utilizando esses conceitos pra se desenvolver e evoluir cada vez mais.

Quais são as tendências pra Medicina? 

As tendências pra Medicina vão muito além da absorção apenas de conhecimentos das áreas Exatas e Biológicas. Agora, o foco também é implementar os conceitos de tecnologia e humanização, fazendo com que essa profissão tenha foco em quem realmente importa: o paciente.

Algumas tendências que não podem ser deixadas de lado são:

  • estudo da Biomedicina, área que se torna cada vez mais relevante para o diagnóstico e tratamento de enfermidades;
  • humanização no atendimento, trabalhando competências nos formados que vão desde à empatia até a capacidade de se comunicar;
  • uso da tecnologia no atendimento, como é o caso da telemedicina. Com ela, pacientes com dificuldades de mobilidade ou que vivem em regiões remotas podem ter acesso a uma saúde de qualidade em alguns casos;
  • valorização da Medicina de base, também conhecida como preventiva, com foco na longevidade e qualidade de vida da população;
  • desenvolvimento de boas medidas de atendimento domiciliar (home care), beneficiando também aqueles que não podem se deslocar aos centros médicos.

Esses são alguns fatores que você, que ainda vai ingressar na área, pode esperar para o futuro da Medicina. Então, já vá se preparando!

Como obter sucesso no vestibular de Medicina?

O vestibular de Medicina é um dos mais desafiadores pra quem quer ingressar no ensino superior. As provas nem são mais difíceis, já que há uma padronização. Complicado mesmo é enfrentar as notas de corte elevadas e a alta concorrência entre os candidatos.

Por isso, é essencial mandar ver nos estudos e focar uma preparação consistente. Essa é, inclusive, uma das palavras-chave presentes em qualquer bom guia pra aprovação em Medicina. Outras são perseverança, paciência, controle emocional e desejo de vencer!

A preparação pra esse vestibular não pode deixar de fora os seguintes aspectos:

  • organização de um bom cronograma de estudos de Medicina;
  • existência de um local só seu pra estudar, sem distrações;
  • foco e resiliência;
  • controle das emoções;
  • autoconfiança;
  • uso de bons materiais de apoio, como videoaulas e livros didáticos;
  • realização de muitos simulados e resolução de questões variadas.

Ter disciplina e organização será, sem dúvidas, essencial pra que você obtenha o merecido sucesso em seu vestibular. Caso não passe de primeira, não desista! O seu ano de estudos não será em vão e, na próxima tentativa, estará muito mais perto de conquistar a tão sonhada vaga.

Pra isso, pense nos vestibulares como uma escada para o seu sucesso e não fique nervoso. Tudo acontece a seu tempo e, em breve, você também fará parte da história da Medicina –– quem sabe até aqui com a gente, na Pitágoras! Vejas nossos diferenciais:

  • apoio personalizado durante todo o curso, com um corpo docente de alta qualidade;
  • parceria com o Creditas, pra tornar a mensalidade ainda mais favorável ao seu orçamento;
  • possibilidade de encontrar vagas de emprego e estágio nas melhores empresas do país, com o Canal Conecta;
  • parceria com o programa Mais Médicos;
  • metodologia de ensino baseada na resolução de problemas, dando prioridade à prática profissional.

Agora é com você!

Gostou de conhecer mais sobre a história da Medicina? Bom, agora é o seu momento de escrever os próximos capítulos dessa narrativa! Não perca tempo, se prepare para os vestibulares e faça parte da próxima geração de médicos do Brasil!

Aproveite o momento e se inscreva para o vestibular de Medicina na Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados