Muita gente não tem certeza quanto aos benefícios que um curso de graduação pode trazer pra carreira, nem mesmo sobre os tipos de faculdade que existem. Se esse é o seu caso, estamos aqui pra te explicar como funciona o ensino superior Tecnólogo!
Nunca ouviu falar? Ou acha que é a mesma coisa que um curso técnico? Pois saiba que a graduação tecnológica é de nível superior e tem um diploma reconhecido, com a mesma validade dos tradicionais da faculdade.
Vem com a gente pra descobrir tudo sobre essa formação e, quem sabe, escolher seu futuro profissional!
O que é uma graduação tecnológica?
Os cursos Tecnólogos foram criados pra suprir com mais rapidez a demanda do mercado de trabalho. Eles existem há décadas, mas só se tornaram populares depois dos anos 2000, com o desenvolvimento da internet e a possibilidade de estudar a distância.
Em suma, esse tipo de faculdade tem foco voltado para o mercado de trabalho. Por isso, você pode se formar em bem menos tempo do que se fizesse uma graduação tradicional.
Outra questão que caracteriza a graduação tecnóloga é a ênfase e a particularidade dos cursos. Às vezes, em um Bacharelado, a formação é ampla, e o profissional tem que escolher uma área de atuação após se formar. Veja o caso do Direito: é preciso optar por Criminal, Trabalhista, Cível, entre outros, mas o estudante tem uma noção de todas elas.
Já na formação do Tecnólogo, isso não ocorre, já que as matérias são bem específicas. Imagine se você for fazer um curso de Marketing Digital. Essa é uma profissão em alta, e logo você pode atuar como gestor de mídias sociais!
Qual é a diferença entre Tecnólogo, Bacharelado e Licenciatura?
Quando entra na graduação, o estudante pode optar por Licenciatura (que é o curso destinado à formação de professores), Tecnólogo ou Bacharelado.
O curso superior de 2 anos difere da formação do Bacharelado porque se concentra nas disciplinas práticas, ou seja, quem se forma está apto a entrar no mercado rapidamente.
Já quem escolhe o Bacharelado fica mais envolvido com disciplinas teóricas e históricas do curso escolhido. Quer ver um exemplo?
Você se matricula em Segurança Pública na modalidade tecnológica. Ao se formar, pode buscar empregos em agências terceirizadas ou prestar concursos em órgãos públicos. Você recebeu formação prática para isso e obteve seu diploma em 2 anos.
Por outro lado, se optar por fazer o curso de Comunicação Social, vai levar 4 anos para se formar e, além das matérias práticas, terá conhecimento sobre a História dos meios de comunicação em massa, da fotografia etc. Dessa forma, pode ir em busca de um emprego ou até continuar os estudos, com um mestrado na área, e se dedicar à docência e ao desenvolvendo pesquisas.
Quem já trabalha na área automaticamente consegue alcançar postos mais altos na empresa só por ter o diferencial do diploma, sabia?
Como funciona a graduação tecnológica?
Mais uma das vantagens da graduação tecnológica é poder fazer o curso a distância, já pensou? Como é possível se formar em um curto prazo e indo à faculdade apenas algumas vezes por semana ou por semestre, dependendo da modalidade, você economiza tempo e dinheiro! Sim, é uma faculdade mais barata, que não pesa no bolso!
Veja as modalidades disponíveis a seguir.
Presencial
Você vai à faculdade todos os dias, no período definido (manhã, tarde, noite ou integral) como em uma graduação normal. Porém, em vez de demorar 4 anos ou mais, o diploma sai em 2 anos.
Alguns cursos de TI e a graduação de Mecatrônica Industrial são oferecidos na Faculdade Pitágoras de forma presencial, já que demandam muitas horas em aulas de laboratório.
Semipresencial
Fazer um curso semipresencial é ter que se deslocar apenas uma ou duas vezes por semana, em dias pré-agendados. No polo, você faz as atividades práticas e assiste às teleaulas.
Saiba que você pode cursar Embelezamento e Imagem Pessoal, além de escolher uma das formações em Gestão, como:
100% online
Nessa modalidade EAD, você vai ao polo presencial apenas no início do semestre e em alguns outros momentos, como na hora de fazer algumas provas. As demais atividades são realizadas de modo online, em um ambiente virtual de aprendizagem.
Quando a formação não demanda presença física constante do aluno na faculdade, ele pode obter todo o acolhimento de tutores e professores a distância. Ele também conta com chats e fóruns para interagir com os colegas. São opções de cursos de graduação tecnológica no 100% online:
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
- Cibersegurança;
- Inteligência de Mercado e Análise de Dados;
- Investigação e Perícia Criminal;
- Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais.
Os cursos superiores são cada dia mais valorizados pelas empresas na hora de contratar um profissional. A experiência tem seu valor, é claro, e não é desprezada, mas o diploma abre portas. Afinal, só na faculdade a pessoa tem oportunidade de receber uma formação completa.
Como é o mercado de trabalho para os tecnólogos?
Como dissemos, as empresas valorizam os profissionais com diploma nessa modalidade, pois são preparados, durante a faculdade, para o trabalho. Apesar de toda essa valorização, é preciso fazer sua parte, viu?
Obtenha boas notas durante o curso, procure enriquecer seu currículo com outras qualificações, para se destacar ainda mais da concorrência, e dê tudo de si nos estágios. Aliás, eles são a melhor prática para fazer networking e buscar o seu espaço no mercado.
Depois do que leu até aqui, esperamos que tenha conseguido entender o que é graduação tecnológica e como ela funciona, além de conhecer vantagens de optar por ela. Que tal, agora, conferir mais cursos tecnológicos da Faculdade Pitágoras?
Agora é sua vez!
Profissionais com grau tecnológico se destacam no mercado, pois têm graduação focada e diferenciada, com atuação mais específica na sua área.
Se isso faz parte do seu projeto de vida, inscreva-se no vestibular Pitágoras e escolha o curso que mais tem a ver com seu perfil!