Graduação a distância: vale a pena investir?

estudante de graduação a distância

Já pensou em estudar pela internet e conquistar seu diploma com facilidade, pagando parcelas mais baixas e com excelente qualidade de ensino? Não, isso não é um sonho!

Desde a década de 1990, com a chegada da internet às universidades e, depois, a popularização do uso de computadores, notebooks e smartphones, os cursos a distância passaram a fazer parte da rotina de estudantes. E a evolução não parou por aí.

Hoje em dia, já é possível fazer graduação a distância em boas faculdades, contando com recursos tecnológicos específicos para a educação e reconhecimento do MEC. Quer saber como funciona um curso EAD e quais são as vantagens desse tipo de graduação? Continue a leitura e descubra!

Como funciona a graduação a distância?

Na prática, fazer um curso superior a distância não significa estar nem estudar sozinho. Pelo contrário, a interação com colegas, tutores e professores pode ser até mais intensa do que na modalidade tradicional, acredita?

Ficar na sala de aula todos os dias é muito bom, mas tem desvantagens, como tempo de deslocamento até a faculdade. Na graduação a distância, você vai ao polo apenas de uma a três vezes por semana, dependendo do curso e da modalidade escolhidos, ou até mesmo algumas vezes no semestre.

As demais atividades são realizadas numa plataforma virtual em que há canais de sala de aula, materiais de disciplinas, chat e tutoriais, fórum de discussões e outros acessos necessários ao andamento do curso.

As atividades desenvolvidas em cada disciplina também são realizadas nesse ambiente, que pode ter até prova digital.

Quais são as modalidades da graduação a distância?

A graduação na Pitágoras é oferecida em duas modalidades a distância: a semipresencial e a 100% online. Vamos falar mais sobre elas a seguir.

Semipresencial

Nessa modalidade, a presença do aluno na faculdade é necessária em determinados dias da semana, em aulas-atividade e aulas presenciais. Mas a maior parte do curso é realizada a distância. Por exemplo, ao se matricular em Biomedicina EAD, você vai de 1 a 3 vezes por semana ao polo presencial. No primeiro período, as teleaulas ocorrem às terças-feiras, e apenas nesse dia a sua presença é necessária.

As aulas práticas em laboratórios, dependendo das exigências do curso, também são realizadas de forma presencial. Na internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, estão disponíveis as webaulas e todo o material didático necessário para o estudo.

Veja alguns dos cursos semipresenciais da Faculdade Pitágoras que você nunca imaginou que estariam nesta lista:

100% online

No início do semestre, ocorre um encontro presencial na faculdade. Depois disso, tudo pode ser feito online, exceto 2 momentos de provas presenciais.

Durante as aulas e atividades online, você recebe apoio de tutores na plataforma ou no polo presencial, se preferir. Tudo é orientado de forma a facilitar a sua vida e potencializar o aprendizado.

Entram aqui os cursos de Licenciatura EAD e os superiores de Tecnologia nas áreas de Gestão e de Desenvolvimento, por exemplo:

Quais são as vantagens da graduação a distância?

Quando se pensa em EAD, a primeira vantagem que vem à mente é a flexibilidade na hora de organizar os estudos, né? É muito prático poder assistir às aulas no local e no momento em que preferir.

Mas com todo bônus vem um ônus. É preciso ter muita disciplina e autonomia pra cumprir os compromissos da plataforma de aprendizagem, sem deixar acumular tarefas.

Outro ponto vantajoso é em relação ao preço dos cursos de graduação, que chegam a custar até 30% a menos do que os tradicionais

Vamos seguir no exemplo do curso de Biomedicina da Pitágoras: na modalidade presencial, a mensalidade fica em torno de R$ 779*. Se optar pela semipresencial, ela pode sair por R$ 449*. Além disso, vai ter acesso exclusivo a programas de bolsas de incentivo e descontos.

Por fim, a gente precisa ressaltar que o diploma de um curso a distância tem o mesmo valor de um obtido de forma presencial. De acordo com a legislação brasileira, a modalidade não interfere no título recebido depois da formatura: bacharel, licenciado ou tecnólogo.

Como escolher a melhor instituição?

A melhor instituição é aquela que traz tudo isso que a gente comentou até agora. É o lugar que te acolhe e se preocupa com seu aprendizado, proporcionando todos os meios e recursos pra que possa acessar materiais, tirar dúvidas e se sentir acompanhado, mesmo estudando a distância.

Toda essa qualidade precisa ser reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC), pra que o diploma recebido ao término da graduação seja válido. Se não, de nada adianta ter se dedicado tanto aos estudos, não acha?

Outro motivo pra você escolher a Faculdade Pitágoras é que temos um sistema de Avaliação Continuada, que colabora pra que todas as suas atividades sejam avaliadas durante o curso. Dessa forma, o peso sobre o bom desempenho nas provas diminui, já que elas passam a ser apenas parte do processo de aprendizagem, e não o objetivo final.

Os alunos do EAD são preparados pra lidar com diferentes tecnologias. Então, não se preocupe se você tem pouca afinidade com elas! Logo no primeiro período do curso vai ter uma disciplina específica pra aprender a se organizar no ambiente virtual, e usar os recursos tecnológicos da Pitágoras: Educação a Distância.

Ingresse nesse caminho com a Pitágoras!

Conseguiu entender como funciona graduação a distância e tirou todas as suas dúvidas sobre o tema? Esta é uma forma inovadora de estudar, independentemente de quem está iniciando a graduação ou quem pretende voltar aos estudos depois de um tempo parado.

Obter o diploma de curso superior é uma vitória e um diferencial na carreira de qualquer pessoa. E você está esperando o que pra se inscrever no vestibular online da Faculdade Pitágoras? Até o processo seletivo é feito pela internet aqui com a gente!

* Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content