Conheça a grade curricular de Engenharia Mecânica

grade curricular engenharia mecânica

A Engenharia é uma área com um dos estudos mais almejados pelos candidatos no vestibular, principalmente pelo retorno financeiro que o setor pode trazer para os profissionais. Pra iniciar a carreira, o primeiro passo é ingressar no curso de Engenharia Mecânica, de preferência em uma faculdade de excelência.

Antes da matrícula, é importante conhecer bem as características da graduação e qual o perfil ideal pra área. Assim, você descobre se essa é, de fato, a melhor decisão para o seu futuro.

Pra te ajudar a tomar a decisão, listamos a grade curricular Engenharia Mecânica neste post. Acompanhe a seguir e confira!

Algoritmos e Lógica de Programação

A disciplina voltada pra Engenharia Mecânica apresenta a importância da programação pra profissão. Na matéria, você conhece mais sobre os principais softwares utilizados na Engenharia, como AutoCAD, MathLab, MiniTab, Adina, entre outros.

O conteúdo da disciplina é fundamental pra rotina do engenheiro mecânico, tendo em vista que praticamente toda a atuação é auxiliada e feita a partir de programas de computador. 

Métodos Matemáticos

De modo geral, os cursos de Engenharia apresentam matérias da Matemática que tratam sobre seus métodos básicos. Por meio do conhecimento, você aprende a construir modelos pra descrever e analisar situações, testar hipóteses e simplificar os processos.

Os métodos matemáticos têm um papel muito importante no cotidiano do engenheiro mecânico –– inclusive, seu conteúdo tem grande aplicação dentro e fora da Matemática, em especial nos diferentes cursos de Engenharia.

Cálculo Diferencial e Integral

Os cálculos de Engenharia Mecânica permitem que os futuros profissionais encontrem soluções mais eficazes no cotidiano de trabalho, além de utilizar o conhecimento pra potencializar o funcionamento das máquinas. Quem atua na área administrativa também pode aproveitar bastante do que é visto em cálculo diferencial e integral.

O engenheiro mecânico, por exemplo, pode se basear na disciplina pra gerenciar e desenvolver projetos para as mais diferentes linhas de produção, oferecendo maior valor, suporte técnico especializado e potencial de vendas para os empregadores.

Termodinâmica

Na disciplina, os alunos de Engenharia Mecânica estudam conceitos básicos de temperatura, pressão e volume, além de outras grandezas termodinâmicas fundamentais.

A aplicação do conhecimento é utilizada em máquinas e em inúmeros instrumentos, como os hidrômetros. A termodinâmica também é aplicada em projetos de automóveis e aviões, além de outras situações que podem fazer parte do cotidiano de trabalho de quem atua com engenharia. 

Administração e Economia para Engenheiros

Nesta disciplina, os futuros engenheiros mecânicos estudam conceitos que colaboram pra a atuação dos profissionais no setor da indústria, principalmente em cargos de gestão e gerenciamento. Os alunos têm uma visão geral dos conhecimentos sobre organização, características e objetivos das empresas.

Além disso, os estudantes aprendem sobre os diferentes tipos de organização e formas de departamentalização, entendendo sobre as estruturas de mercado, como concorrência, monopólio e oligopólio.

Mecânica Geral Aplicada

Já em mecânica geral, os alunos adquirem conhecimentos de estruturas isostáticas, de centro de massa e movimento de inércia. O conteúdo programático da matéria inclui conceitos de sistema de forças, equilíbrio dos corpos rígidos, vigas isostáticas, treliças, centróide, dentre outros.

As aulas geralmente ocorrem em laboratórios e em campo, permitindo que os futuros profissionais tenham maior domínio da prática da Engenharia.

Legislação, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente

Atualmente, grande parte das empresas exigem mais do que conhecimentos técnicos dos colaboradores. Os empregadores estão em busca de funcionários competentes, proativos e conscientes de suas responsabilidades com a legislação, a segurança e a preservação do meio ambiente.

A disciplina apresenta, justamente, um conteúdo mínimo necessário pra que a prática profissional do engenheiro mecânico seja realizada com total segurança. 

Desenho Técnico Mecânico

Na matéria de desenho técnico mecânico, o aluno tem contato com as normas da ABNT na utilização de instrumentos pra desenhar projetos e sistemas mecânicos. Com isso, o graduando começa a entender como funciona a margem, legenda e caligrafia técnica que fazem toda a diferença nos desenhos produzidos no ambiente de trabalho.

Além disso, o estudante de Engenharia Mecânica adquire noções e perspectivas de escalas, diâmetros e figuras, além de ângulos, diedros e traçados. 

Motores de Combustão Interna

Na matéria de motores de combustão interna, o aluno deve conseguir reconhecer as partes componentes do motor de ignição por centelha e de ignição por compressão. O conteúdo oferece conhecimentos sobre processos de carburação e injeção nos motores alternativos.

Ao final do curso, espera-se que o recém-formado consiga diferenciar processos de combustão normal e anormal nos motores, tendo uma melhor noção ao elaborar projetos de motores de combustão interna.

Gestão da Produção e Manutenção

Na disciplina, são abordados temas como manutenção corretiva, preditiva e TPM, organização, planejamento e controle dos serviços. O objetivo é que a disciplina possibilite avaliar a situação atual e compreender as principais técnicas de manutenção industrial.

Isso porque os estudantes acabam conhecendo as características dos processos de conserto e reparo de equipamentos, oficinas de manutenção e gestão de estoque de peças.

Projeto de Máquinas

Já em projeto de máquinas, o futuro engenheiro mecânico deve elaborar soluções no ambiente industrial. O estudante adquire noções de planejamento do processo de construção de máquinas e produtos industriais, tendo uma visão mais ampla das etapas de fabricação orientados por computador.

Essa é uma das últimas matérias do curso, principalmente por conta da sua importância pra formação acadêmica do profissional. 

Se você deseja aproveitar as excelentes oportunidades do mercado de trabalho de Engenharia Elétrica, saiba que é fundamental escolher uma instituição de ensino de qualidade com uma metodologia consistente pra se preparar para os atuais e futuros desafios da profissão.

Aqui na Pitágoras, oferecemos a graduação com duração de 5 anos. O curso está disponível na modalidade presencial, semipresencial e EAD no 100% online, pra que você tenha total liberdade de escolher o melhor formato das aulas, de acordo com a sua realidade. Tudo isso com um valor da faculdade de Engenharia Mecânica que cabe no seu bolso.

Invista na sua carreira!

Agora que você já conhece a grade curricular de Engenharia Mecânica, deve ter ficado mais fácil tomar a sua decisão, não é mesmo?

O mercado de trabalho na área está cada vez mais promissor devido à inovação da tecnologia, oferecendo salários na Engenharia Mecânica bastante atrativos, com média de R$ 8.342,92*. E lembre-se que, pra sair na frente da concorrência, é fundamental escolher uma faculdade de renome pra iniciar os estudos no ensino superior.

Aproveite a visita e se inscreva agora mesmo no vestibular da Pitágoras pra garantir a sua vaga!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content