Como é a grade curricular do curso de Engenharia Elétrica?

grade curricular engenharia elétrica

Teste Vocacional Rápido

A grade curricular de Engenharia Elétrica é formada por disciplinas teóricas e práticas, em sintonia com as tendências do mercado. Além disso, ela também leva em conta o amplo leque de possibilidades de atuação profissional que uma carreira na área proporciona.

Desde a indústria até o trabalho com programação e tecnologia, fizemos uma curadoria dos temas mais importantes pra sua formação acadêmica.

Afinal, nosso objetivo é oferecer todos os insumos necessários pra você se destacar. Neste post, a gente apresenta uma lista com as principais matérias do curso de Engenharia Elétrica. Se liga!

Legislação, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente

Entre as matérias de Engenharia Elétrica, o primeiro destaque da nossa grade curricular é a gestão ambiental. Por meio da disciplina, você estuda — entre outros temas — a legislação pela ótica do meio ambiente, bem como políticas ambientais, certificações, padrão de qualidade e avaliação de impactos. 

Ter esse conhecimento é essencial pra buscar soluções sustentáveis aonde quer que você trabalhe. Além de contribuir com o meio ambiente, uma boa gestão ajuda a reduzir gastos, evitar desperdícios e abrir novas possibilidades para o uso da energia.

Métodos Matemáticos

A grade curricular do curso de Engenharia Elétrica também tem uma disciplina de matemática. Ela aborda uma parte mais técnica do curso. Entre os assuntos, podemos destacar trigonometria, equações, funções exponenciais, gráficos, propriedades dos logaritmos, entre outros cálculos. 

A matéria é relevante, sobretudo, para profissionais que atuam nos setores de atividade da Engenharia Elétrica de eletrônica e de redes de distribuição de energia. Afinal, ao saberem executar operações matemáticas específicas, os engenheiros conseguem resolver eventuais problemas.

Cálculo Diferencial e Integral

Cálculo também é uma das disciplinas de Engenharia Elétrica. Apesar do nome, o foco dos estudos está mais voltado para a área da química. Sendo assim, você aprenderá sobre as propriedades da matéria, classificação periódica dos elementos, ligações covalentes, funções inorgânicas e reações químicas.

Ao aprender a base teórica dos conceitos e colocar o aprendizado em prática por meio de experimentos, os futuros profissionais aplicam em sala de aula o que fará parte do seu dia a dia. A ideia do tema é ajudar os nossos alunos a formular hipóteses e a resolver problemas.

Física Geral e Experimental

Podemos dizer que a mesma regra se aplica aqui para o que faz o engenheiro eletricista, ou seja, ajudar na resolução de problemas. Física geral e experimental entra na grade do curso de Engenharia Elétrica EAD da Pitágoras no terceiro semestre. 

A matéria é dividida em mecânica e energia. Na primeira, aborda questões como padrões de medidas e unidades, vetores e conservação de energia. Já na segunda, entra em discussão temas como o teorema dos eixos paralelos e termometria.

Algoritmos e Lógica de Programação

Os alunos da Pitágoras ainda aprendem algoritmos e lógica de programação. Aliás, vale destacar que programar já faz parte do ciclo básico de qualquer curso de Engenharia. A tecnologia integra praticamente todas as profissões, seja para otimizar tarefas ou solucionar problemas.

O objetivo da disciplina é dar mais eficiência aos projetos de Engenharia e ao dia a dia dos profissionais na resolução de problemas considerados complexos. Para isso, você aprenderá sobre representação de algoritmos, variáveis, aplicações de vetores e matrizes, entre outros assuntos pertinentes à área. 

Princípios da Eletricidade e Magnetismo

O que se estuda em Engenharia Elétrica além do que vimos até aqui? Também podemos incluir entre as principais matérias os princípios de eletricidade e magnetismo. Na prática, o conhecimento pode ser aplicado em redes de transmissão e em sistemas de comunicação. 

A disciplina entra na grade curricular do curso para envolver os campos mais técnicos e específicos da profissão. Então, você estudará temas como Lei de Coulomb e carga elétrica, condutores e isolantes, corrente, resistores, Lei Ohm, Lei de Kirchhoff, circuitos elétricos, indução eletromagnética e muitos mais. A lista é bem extensa.

Circuitos Elétricos

Na metade do curso, vem a primeira disciplina com foco em circuitos elétricos. É um aprofundamento do que você viu nos princípios da eletricidade, abordando as grandezas elétricas, teoremas, métodos e análise de circuitos. 

Assim como outras matérias da Engenharia Elétrica, o estudo de circuitos ajuda a desenvolver o raciocínio lógico para a solução de problemas. Sem contar que é a base para o exercício da profissão. Seu ensino se estende para o semestre seguinte com circuitos elétricos II. 

Sistemas Digitais e Microprocessadores

Já se encaminhando para o final, os futuros profissionais têm aulas sobre sistemas digitais. Entre conhecimento teórico e exercícios práticos, os alunos recebem a base para compor circuitos digitais. Para isso, aprendem fundamentos da lógica, operações aritméticas na base binária, expressões booleanas, teoremas, diagramas, flip-flops, entre outros temas tão importantes.

Modelagem de Sistemas Dinâmicos

Para fechar a nossa curadoria com algumas das principais disciplinas da grade curricular de Engenharia Elétrica, vamos falar sobre a modelagem de sistemas dinâmicos. São aqueles que passam por alteração no decorrer do tempo.

Seu objetivo é dar embasamento à análise de sistemas a partir de ferramentas e métodos de análise. Por isso, em sala de aula, os estudos envolvem modelos experimentais, simulações e aplicações de técnicas de controle para fins de validação. Aliás, modelar é o primeiro passo.

Já no dia a dia como profissional, será possível colocar os parâmetros estudados em prática. Ao entender o comportamento de um determinado sistema e o seu modelo, você poderá avaliar os seus efeitos, tendo em vista o planejamento das operações e a qualidade da energia elétrica que será entregue.

Agora é com você!

Essas são as principais matérias da grade curricular de Engenharia Elétrica aqui Pitágoras. Em busca de uma formação acadêmica completa e condizente à demanda do mercado de trabalho, nossa curadoria inclui desde disciplinas específicas até questões mais gerais. Sem contar o uso da tecnologia e a oportunidade de estudar com professores altamente qualificados, em uma infraestrutura completa.

Agora que você conhece mais a fundo as matérias do curso de Engenharia Elétrica, que tal aproveitar para dar o próximo passo? Invista na sua carreira e faça a sua inscrição no vestibular da Pitágoras. Venha estudar com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content