Conheça a grade curricular de Enfermagem

grade curricular enfermagem

Curte uma rotina dentro do hospital e um dia a dia cheio de cuidados com pacientes em clínicas? Bem, se você chegou até aqui, provavelmente tem interesse pelo curso de Enfermagem, certo? Sendo assim, nada mais importante que conhecer a grade curricular de Enfermagem.

A duração do curso é de 5 anos e ele pertence à área de saúde. Essa notícia faz toda a diferença, pois ela está em expansão e é uma boa aposta pra quem quer seguir a carreira. O salário médio inicial do enfermeiro também é promissor: R$ 3.400*, com chances de aumento, ao longo do tempo.

Preparamos um resumo com as disciplinas de Enfermagem. Vamos lá?

Anatomia Humana

Essa é uma das principais matérias de Enfermagem. É responsável por estudar a forma e a estrutura do organismo humano. Uma das técnicas que ensina é a de dissecação, que considera a execução de cortes mais precisos.

Dentro da matéria, é possível estudar os sistemas do corpo — como circulatório e o digestório — e a anatomia topográfica, que se refere ao estudo do corpo por regiões — como tórax e pelve.

Bioestatística

Outra relevante matéria pra entender tudo sobre Enfermagem, a Bioestatística é uma junção de estatística com o campo da saúde, como a Medicina e a Biomedicina.

Seu conhecimento é essencial para o planejamento, a coleta, a avaliação e a interpretação de dados de pesquisa. Ela é base para o estudo de Epidemiologia, que explicaremos daqui a pouco.

Citologia, Histologia e Embriologia

Se você se pergunta: o que se estuda em Enfermagem? Respondemos que essa é uma das matérias mais legais. A Citologia se refere à análise das células e das organelas. A Histologia tem a ver com os tecidos animais (muscular, epitelial, conjuntivo e nervoso). A Embriologia, por sua vez, é responsável pelo desenvolvimento embrionário

Na disciplina, você vai ver de forma aprofundada vários dos conceitos de Biologia do ensino médio, como pinocitose, autofagia, celoma, fagocitose, gametas e gametogênese.

Enfermagem em Primeiros Socorros

O nome é autoexplicativo, mas nem por isso poderíamos deixar de comentar sobre essa disciplina da grade curricular de Enfermagem. 

Ela proporciona o conhecimento científico ao atendimento em primeiros-socorros, pra vítimas de agravos de diversos tipos, como a emergência doméstica e a emergência em via-pública. Também ajuda no manejo de prevenção de acidentes.

Enfermagem em Reabilitação Física

As intervenções de Enfermagem, em reabilitação física, foram primeiramente colocadas em prática para as vítimas de guerras. Ainda hoje, a reabilitação físico-motora é identificada como um importante componente na promoção da saúde.

A matéria tem como objetivo te habilitar pra agir nos casos de vítimas de AVC (Acidente Vascular Cerebral), lesão medular e traumatismo crânio encefálico, por exemplo. Os cuidados são para as fases aguda e crônica da condição. 

Uma dica: se acha interessante essa área, planeje-se pra conseguir um estágio em Enfermagem nela. Assim, ao terminar o curso, o conhecimento prático vai facilitar a sua entrada no mercado de trabalho.

Enfermagem no Centro Cirúrgico

Passa o bisturi, mede o pulso, verifica a frequência, confere a saturação. A Enfermagem dentro de um centro cirúrgico é cheia de adrenalina e ótima pra quem gosta de um dia a dia bem-movimentado. Nem precisa comentar o quanto essa disciplina faz a diferença na grade curricular de Enfermagem, né?

Ela mistura teoria e prática e ensina o estudante conhecimentos importantes sobre anestesia, ambiente cirúrgico, assistência em operações e no pós-operatório, esterilização de materiais, entre outros.

Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso

Sabendo que a população tem se tornado mais velha e que a expectativa de vida aumenta, essa disciplina precisa fazer parte dos estudos do futuro enfermeiro.

Além de aprender sobre as particularidades na saúde do adulto e na do idoso, você compreende o seu papel no atendimento desse público, estuda a assistência gerontológica, treina pra estimulação cognitiva e trabalha a atenção domiciliar, por exemplo. 

Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente

A disciplina traz a discussão sobre indicadores da saúde de crianças e adolescentes, estuda os principais agravos e riscos a esse público, ensina a criar programas e ações específicas de atenção primária. Também transmite conhecimentos a respeito da realização de procedimentos a crianças e adolescente hospitalizados. 

Temas como aleitamento materno, desnutrição, violência infantil, puberdade e abuso de drogas são alguns dos mais discutidos.

Enfermagem Psiquiátrica

Cada vez mais percebemos a importância de falar sobre a saúde mental, concorda? O enfermeiro tem um papel importante no cuidado de pacientes psiquiátricos, então, o estudo das diversas doenças te ajuda a lidar melhor com cada patologia e a saber quais comportamentos esperar de cada internado.

A disciplina passa conhecimentos sobre os transtornos mentais, os psicofármacos, os tratamentos e as intervenções nos casos de crises.

Epidemiologia

A Epidemiologia também faz parte da grade curricular de Enfermagem e estuda o processo de doença na saúde coletiva. O futuro profissional precisa ter noções de controle e erradicação de doenças, contágios, tratamento, hospedeiros, imunização, vacinação e mortalidade.

Microbiologia

O estudo de fungos, bactérias e vírus faz parte da matriz de Enfermagem. É preciso compreender as principais patologias humanas, sua evolução, as formas de cuidado, o tratamento e o diagnóstico de Enfermagem. Morfologia das bactérias, estrutura celular dos vírus e doenças sexualmente transmissíveis são alguns dos focos de conhecimento.

Parasitologia

A disciplina estuda os parasitas humanos, além de seus métodos de diagnóstico e controle. Piolhos, carrapatos, lombriga e a tênia são uns dos mais conhecidos. Então, é importante compreender os principais vetores e formas de contaminação.

Agora é com você!

Curtiu saber as informações do curso? Então, aí vai mais uma dica: antes de fazer seu vestibular de Enfermagem, procure saber tudo sobre sua faculdade. Ela precisa ser reconhecida e ter credibilidade, pra que você adquira conhecimentos alinhados às principais exigências do mercado. Na Pitágoras é assim. Além desse reconhecimento, temos professores qualificados pra te ajudar em qualquer dificuldade.

Depois de ficar por dentro das principais matérias da grade curricular de Enfermagem, saiba também que aqui existem várias formas de ingressar na faculdade. Tem o vestibular tradicional, o online, a análise da nota do Enem e a transferência. É só escolher o que mais combina com você!

Gostou do conteúdo? Então, aposte mais na sua carreira. Aproveite e faça logo a inscrição do seu vestibular!

*CAGED

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content