Conheça a grade curricular de Biomedicina

grade curricular biomedicina

Desconto nota do Enem

Se você sente afinidade com Biomedicina, a notícia é muito boa: cursos da área da saúde estão valorizados. E a tendência é que continuem crescendo: cada vez mais as pessoas demonstram interesse e preocupação com o bem-estar. Mas antes de sair por aí se matriculando na faculdade, você precisa conhecer um pouco sobre a grade curricular de Biomedicina.

É entendendo o que te espera ao longo da graduação que dá pra saber se ele combina mesmo com você. Sendo assim, vamos dar uma olhada nessas disciplinas do curso de Biomedicina, que tem média salarial do profissional de R$2.750* no início de carreira!

Microbiologia básica

A Microbiologia é uma das principais matérias de Biomedicina. Micro significa “pequeno”. Bio e logos querem dizer “estudo da vida”. Assim, ela estuda os seres vivos minúsculos, ou seja, que só podem ser vistos por meio de um microscópio, o que engloba os vírus, protozoários, bactérias e fungos.

A partir dessa matéria do curso, outras áreas podem ser estudadas. Um exemplo é a Microbiologia Farmacêutica, que leva à produção de medicamentos. Também há a Microbiologia Médica, que pesquisa a imunologia e a forma de combater doenças. Outra possibilidade é a Microbiologia de Alimentos, que estuda sobre contaminação e decomposição deles.

Isso quer dizer que é por conta do conhecimento trazido pela disciplina que podemos descobrir vacinas, transmissão de doenças e investir na qualidade de vida.

Formação Integral em Saúde

Mais uma disciplina da grade de Biomedicina, essa proporciona uma visão geral sobre a saúde no Brasil. Ela diferencia, por exemplo, os conceitos de Saúde Pública e Saúde Coletiva. Também ensina sobre Medicina Preventiva e Medicina Social.

Outro conhecimento que a matéria dá é sobre a Reforma Sanitária Brasileira, movimento importante pra entender a formação do SUS (Sistema Único de Saúde), os direitos individuais e os eixos de atuação na área da saúde.

Química Geral

Essa é uma disciplina básica, mas também importante pra grade curricular de Biomedicina. A matéria aborda fórmulas químicas, natureza de compostos químicos, diluição de soluções, conhecimentos importantes pra estudar a composição e decomposição dos seres vivos.

Saúde Coletiva

Se na disciplina de Formação Integral em Saúde já víamos um pouco de Saúde Coletiva, agora, na específica, estudamos a matéria com mais profundidade. Faz parte aprender sobre epidemiologia, vigilância sanitária, saneamento básico e imunoprofilaxia.

Na prática, o biomédico pode atuar em processos de controle sanitário de produção e comercialização de produtos ou se envolver no planejamento e na avaliação de programas relativos a questões políticas e sociais do sistema público de saúde. 

Pra quem se interessa pelo tema, nossa dica é buscar a experiência ainda no estágio de Biomedicina, já que se formar com essa prática facilita depois a inserção no mercado de trabalho.

Também existe a opção de ir pelo caminho de concurso público. O da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) são uns dos principais. 

Bioquímica

A disciplina de Bioquímica é uma das queridinhas na grade curricular de Biomedicina. Como o próprio nome sugere, é uma mistura de Biologia com Química, em que os alunos são levados a estudar estruturas, organização e transformações moleculares que acontecem dentro das células.

Faz uma análise sobre o metabolismo, que é classificado em catabolismo e anabolismo. Nisso, avalia como as reações químicas estão voltadas pra síntese das estruturas moleculares complexas a partir das moléculas simples e, ainda, como as moléculas complexas são degradadas, processos que ocorrem em todas as células vivas.

A matéria dá uma noção de como muitos compartilham dos mesmos elementos básicos, como carbono, oxigênio, nitrogênio, hidrogênio, fósforo, para que exista a sobrevivência da espécie –– apesar de haver grande diversidade de espécies de seres vivos.

Tour pela prova do Enem

No estudo também entram a compreensão da estrutura do DNA, a importância do gene e a estrutura das proteínas.

Micologia e Virologia

Se você tem vontade de saber tudo sobre o curso de Biomedicina, saiba que essa disciplina é uma das principais. Nela, o estudante vê, de forma profunda, aspectos sobre morfologia, fisiologia, genética, ecologia e controle de fungos e vírus. 

Com isso, aprende a classificar várias espécies de fungos e vírus, entende como categorizar viroses e micoses em humanos e animais, compreende a profilaxia e a epidemiologia de doenças infecciosas.

Há muita parte prática, com análises em laboratórios, o que torna o aprendizado algo mais dinâmico e ativo.

Hematologia

Outra matéria especial na grade curricular de Biomedicina, a Hematologia estuda elementos do sangue, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas, que são uns dos principais indicadores de saúde humana.

Na prática, o biomédico aprende a decodificar esses componentes, analisando morfologia e fisiologia, pra rastrear alterações que possam sinalizar doenças e problemas de saúde. Há um grande estudo sobre a medula óssea e alterações nela, a exemplos de infecções e leucemias.

Quem se identifica com a disciplina encontra oportunidades em laboratórios de exame e bancos de sangue. Pra isso, gostar de trabalhar com microscópio é importante.

Imunologia Clínica

A Imunologia Clínica proporciona conhecimentos sobre o sistema imunitário e bases das reações antígeno-anticorpo. O aluno aprende técnicas de avaliação de imunidade celular, compreende aspectos clínicos sobre doenças infecciosas e parasitárias. A partir disso, torna-se mais hábil pra analisar o diagnóstico imunológico de alergias e das doenças autoimunes, por exemplo. 

Vamos nessa!

A faculdade Pitágoras se apresenta como ótima opção pra você fazer seu curso de Biomedicina. Contamos com professores qualificados e preparados pra transmitir o conteúdo de forma profunda, tudo alinhado com as atuais necessidades do mercado. Nem precisamos dizer, então, que nossa matriz curricular é planejada sempre pensando nas principais habilidades que o aluno precisa adquirir, né?

👩‍🔬 Agora, faça o nosso teste a seguir e veja se você conhece tudo sobre a Faculdade de Biomedicina!

Viu que aqui você encontra várias formas de ingressar na faculdade, né? Temos o vestibular tradicional, o vestibular online, avaliamos a nota do Enem, permitimos transferência externa e damos benefícios a quem já tem a primeira graduação.

Enfim, agora que conhece a grade curricular de Biomedicina, já tem mais condições de decidir se a profissão tem mesmo a ver com você. Só não se esqueça de avaliar, também, a faculdade, já que ela é importante para uma boa formação, combinado?

Gostou do conteúdo? Então, aproveite e faça sua inscrição no vestibular online!

*CAGED

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados