O que é gestão mercadológica e como atuar nessa área?

estudante de gestão mercadológica

Manter-se no mercado não é tarefa fácil — ainda mais diante da competitividade atual promovida pela globalização, característica marcante da era digital. Falando no assunto, o que você sabe sobre gestão mercadológica?

O profissional da área tem papel essencial na captação, no processamento e na utilização de informações, aspecto imprescindível à longevidade de qualquer negócio. Quem opta pela estratégia em gestão mercadológica tem ótimas oportunidades de empregabilidade, inclusive, em longo prazo.

Quer saber mais sobre o tema? Neste post, você verá os seguintes tópicos.

  • O que é gestão mercadológica?
  • Qual é a importância da gestão mercadológica?
  • O que faz um profissional da área?
  • Como atuar em gestão mercadológica?

Boa leitura!

O que é gestão mercadológica?

Essa gestão é o processo pelo qual as informações de mercado são coletadas, organizadas, processadas, analisadas e utilizadas para direcionar as estratégias organizacionais — desde questões internas até o posicionamento da empresa perante concorrência, governo e sociedade.

Tudo isso é feito com foco em produtividade e desenvolvimento, conforme o cenário em que o empreendimento está inserido. Por isso, o profissional em gestão mercadológica precisa ter sensibilidade gerencial para lidar com tantas variáveis que respaldam as tomadas de decisão.

Estamos falando de aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e geográficos, entre outros, profundos influenciadores de qualquer negócio. A ciência em questão estuda a melhor forma de posicionar a marca no mercado — por exemplo, por meio da orientação de distribuição e divulgação de produtos, serviços e ideias.

Qual é a importância da gestão mercadológica?

O cenário atual é marcado pela inserção cada vez mais profunda da tecnologia no cotidiano de empresas e pessoas. A comunicação é rápida e intensa, gerando um alto fluxo de informação, que precisa ser bem gerenciado para suprir as expectativas do mercado.

O que é tendência hoje pode não ser mais amanhã, gerando queda na receita e comprometendo as finanças e projetos da organização. Além disso, atuar no mundo corporativo não se reduz à mera oferta de um bem ou serviço: considera também a ideia por trás do negócio e a capacidade de atender necessidades e desejos do consumidor.

O sucesso de uma marca depende da forma pela qual ela entende a demanda e se posiciona no mercado, que é altamente dinâmico. Nesse contexto, cabe à administração mercadológica não apenas conhecer profundamente os processos internos, mas também ter a percepção de como seu funcionamento é afetado por fatores externos.

Uma boa gestão mercadológica:

  • admite o crescimento ordenado do negócio;
  • orienta a tomada de decisão;
  • aumenta a certeza das medidas adotadas;
  • otimiza procedimentos;
  • implementa boas técnicas;
  • racionaliza recursos;
  • facilita o alcance de metas;
  • aumenta a competitividade e produtividade do empreendimento.

O que faz um profissional da área?

É comum que o trabalho em questão seja realizado pelo gerente de Marketing, uma vez que seu principal objetivo é acertar no posicionamento da marca no setor. Para isso, o profissional obtém informações (sobre políticas governamentais e o público-alvo, por exemplo), estuda-as e utiliza os resultados para nortear as estratégias organizacionais. Nesse cargo, o salário médio é de R$ 7.875,88.

Quem opta pelo curso de Administração também atua com facilidade na área, tendo sua média salarial em R$ 4.591,74. A rotina do profissional, nesse caso, é marcada por tarefas como:

  • pesquisa de mercado;
  • análise de dados internos (táticas de venda, políticas de preço e indicadores-chave, entre outros) e da concorrência;
  • previsão de demandas;
  • elaboração de planejamento estratégico e plano de ação.

Por isso, é preciso ter visão analítica e sistêmica, a fim de entender todo o contexto econômico, político e social da empresa, de forma a calcular riscos. Inclusive, técnicas como o método GTD são essenciais para otimizar a rotina do gestor e elevar seu desempenho ao máximo.

O profissional do ramo deve estar atento às notícias regionais, nacionais e mundiais, além de pensar em curto, médio e longo prazo para conseguir acompanhar as mudanças de cenário, tendências e demanda.

O descumprimento aos órgãos regulamentadores, por exemplo, pode comprometer a produção ou prestação de serviços e instaurar uma crise nos negócios. Em um mundo tão conectado, decisões de governantes de outras nações são capazes de interromper a importação de suprimentos colocando a operação industrial em xeque.

Onde entra a tecnologia na gestão mercadológica?

Como analisar tantos dados e entender a ampla gama de variáveis que influenciam a atuação organizacional da melhor forma possível? A tecnologia da informação tem papel crucial nesse processo e na administração do futuro.

Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Machine Learning (aprendizado de máquina) e Big Data em softwares são essenciais ao ramo. Utilizados no mundo corporativo, eles facilitam e aumentam a eficiência do trabalho em gestão mercadológica.

Os aplicativos, gadgets e softwares processam e relacionam as informações de um jeito rápido e eficaz, apresentando relatórios atualizados. Os resultados podem ser vislumbrados em um layout visualmente agradável e de simples interpretação, aspectos cruciais na agilidade com que as decisões precisam e devem ser tomadas.

Por isso, complemente seu perfil dinâmico e analítico com a capacidade de lidar com essas novas tecnologias que são tendência no mercado. A inserção de inovação no ambiente corporativo deve ser cada vez maior, requerendo a atualização constante do profissional para se desenvolver na carreira.

Como atuar em gestão mercadológica?

Optar pelos cursos de Marketing, Comércio Exterior ou Administração é um ótimo primeiro passo a quem deseja atuar na área. Os cursos em questão compreendem matérias que dão dimensões sobre o mercado, ensinando tópicos relativos ao gerenciamento de marca e negócios.

Estamos falando de tópicos como:

  • planejamento de marketing;
  • estudo de relacionamento com o cliente;
  • promoção e vendas;
  • produção;
  • inovação e qualidade;
  • logística e finanças.

Dessa forma, o aluno aprende a ter visão micro e macroeconômica, imprescindíveis à boa condução da empresa. Quem tem a intenção de trabalhar na área também ganha espaço ao promover suas relações interpessoais e mostrar conhecimento sobre os acontecimentos ao redor do mundo. Propagar ideias relacionando questões econômicas, políticas e sociais ao funcionamento da organização mostra a capacidade analítica do profissional.

E sabe como ele desenvolve essas habilidades da melhor forma? Ao estudar na melhor instituição de ensino para sua formação, em que tem chances de ampliar a sua rede de contatos e até mesmo empreender durante a graduação. Se esse é seu objetivo, conte conosco da Pitágoras!

Temos um quadro docente atualizado e com vivência de mercado, uma infraestrutura completa e acompanhamento continuado aos estudantes. Ainda é possível aproveitar os benefícios do Portal do Aluno para um estudo mais aprofundado e do Canal Conecta na busca por oportunidades de emprego.

A gestão mercadológica veio para ficar e tem muito a crescer no ambiente corporativo, trazendo ótimas oportunidades para os profissionais. Sua dinâmica acompanha a velocidade com que empresas, pessoas e governos se comunicam o tempo todo, totalmente alinhada à agilidade e interatividade da era da informação. Não deixe de considerar essa carreira, se ela estiver de acordo com seu perfil!

Gostou do assunto? Então, aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook, YouTube, LinkedIn e Twitter.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.