Gestão de Recursos Hídricos: conheça esse setor em crescimento

Gestão de Recursos Hídricos

Desconto nota do Enem

O curso de Gestão de Recursos Hídricos vai te preparar para um excelente segmento de mercado. Você já considerou seguir essa carreira?

As profissões mais especializadas costumam ter ótima empregabilidade. Nelas, poucas pessoas estão capacitadas para fazer o serviço. Então, você terá grandes chances de conquistar as melhores oportunidades, se estiver preparado.

Neste post, explicamos como é a atuação em Gestão de Recursos Hídricos. Continue a leitura e conheça uma excelente carreira!

O que faz um profissional da área?

A Gestão de Recursos Hídricos cuida do uso econômico e sustentável das águas. Para isso, cria processos e aloca pessoas, tecnologia, dinheiro e materiais para entregar serviços aos seus destinatários.

O curso superior da área é um tecnólogo. Esse tipo de formação é mais focada em profissão e forma perfis de especialista.

Gerenciar Recursos Hídricos, por exemplo, é uma atividade mais específica que a Engenharia Ambiental, que também é uma boa faculdade.

Vistoria e perícia em projetos

No dia a dia, uma das funções do gestor de Recursos Hídricos é analisar a situação dos projetos, como valor econômico, segurança e eficiência.

Pesquisas científicas

O profissional pode estudar novas técnicas, impactos ambientais e outros temas ligados às águas. Aliás, esses estudos, muitas vezes, são direcionados para entender as características de uma região.

Planejamento e especificação de projetos

As atividades de gerenciamento de recursos hídricos também se voltam aos diferentes projetos da área. Serviços de abastecimento, irrigação, destinação adequada de resíduos e tratamento de água são exemplos.

Supervisão, coordenação e orientação técnica

Por fim, esse profissional costuma gerir as equipes de trabalho de empresas e departamentos voltados para o uso dos recursos hídricos. É comum, por exemplo, que ele precise coordenar pessoas de diferentes áreas técnicas, como químicos, engenheiros ambientais e engenheiros hidráulicos.

Por que se formar nessa área?

O perfil do gestor de Recursos Hídricos é mais especializado. Por isso, o diploma será um diferencial para aproveitar as diversas vantagens desse segmento.

Tour pela prova do Enem

Demanda constante

Todas as cidades do país demandam abastecimento de água com serviços públicos ou privados. Além disso, existe uma forte presença da agricultura e da necessidade de sistemas de irrigação.

Valorização da sustentabilidade

As empresas e os consumidores estão valorizando cada vez mais a questão ambiental. Assim, surgem novas oportunidades para o profissional qualificado.

Novas oportunidades de trabalho

Um exemplo são as atividades para recuperação e preservação do ambiente. Também podemos mencionar a logística reversa, realizada por fábricas que precisam dar um destino adequado para resíduos líquidos, sem poluir rios, lagos etc.

Remuneração atrativa

A demanda elevada se reflete nos salários. A média salarial do especialista em recursos hídricos está em R$ 6.114,00* por mês.

Para ajudar você a conquistar esses benefícios, a Pitágoras traz benefícios para o desenvolvimento profissional.

Você pode, por exemplo, participar de processos seletivos de estágio e emprego no Canal Conecta.

Além disso, há opções de estudo complementar a graduação, como a Aula Destaque e as certificações com parceiros.

O curso também é a garantia de estudar com uma infraestrutura de ponta e excelentes professores. Não à toa, a Pitágoras é reconhecida e bem avaliada pelas notas do MEC.

Torne-se um especialista! 

Viu só?! A faculdade de Gestão de Recursos Hídricos permite realizar diversas atividades interessantes e traz vantagens profissionais. Logo, será uma ótima opção para ser um gestor especializado.

Gostou? Inscreva-se agora mesmo no vestibular online e comece a sua carreira de sucesso! Ah, você também pode se inscrever pelo Vestibulares.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados