Gestão de projetos: o que é e como trabalhar na área?

gestoras de projetos

Desconto nota do Enem

Você sabe o que é gestão de projetos? Como o nome indica, é a atividade de gerenciar processos, métodos e habilidades para alcançar objetivos que foram previamente definidos. Na prática, isso quer dizer que o gestor precisa não só definir em que ponto deseja chegar, mas o que é necessário fazer para alcançar essa meta final. É preciso considerar fatores como tempo, orçamento e recursos humanos disponíveis.

Como você pode imaginar, a atividade de um gestor ou gerente de projetos é necessária para empresas dos mais diversos portes e segmentos. Quem quer ter sucesso profissional pode escolher entre diferentes áreas de atuação e mandar bem em todas elas — principalmente quando conta com uma formação de excelência no diploma.

Você acha que a atuação de um gestor de projetos tem tudo a ver com seu perfil? Então siga com a gente! Neste post, vamos trazer informações relevantes para você ser aquele profissional requisitado pelo mercado.

O que é gestão de projetos?

Gestão de projetos ou gerenciamento de projetos é área que tem como principal objetivo garantir que determinado projeto seja concluído com sucesso. Isso, é claro, de acordo com metas e prazos acordados durante a fase de planejamento inicial.

Segundo definição do Project Management Institute (PMI), associação líder mundial em gestão, gerenciar projetos é aplicar conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades, para conseguir atender aos seus requisitos.

Isso quer dizer que um gestor de projetos deve ter competências técnicas e ainda se enquadrar em um dos vários estilos de liderança, contando com inteligência emocional e social. E aí, é interessante para seu perfil?

Em quais as áreas atuar?

Se você está pensando em trabalhar como gestor de projetos, precisa não só ter capacidade de organização, como também saber liderar o time e garantir que todos os envolvidos conheçam as etapas envolvidas e seu papel em cada uma delas.

Todo projeto passa por cinco fases de vida:

  • início: justificar a necessidade de criar o projeto;
  • planejamento: estruturar um plano para execução, compreendendo etapas e habilidades necessárias;
  • execução: colocar em prática o plano da etapa anterior;
  • monitoramento: garantir que tudo o que foi planejado está acontecendo como deveria (essa fase acontece ao mesmo tempo que a execução);
  • conclusão: finalizar formalmente o projeto, identificar o que funcionou e quais são as oportunidades de melhoria.

Projetos existem em todas as áreas de uma empresa. Por isso, o campo de atuação para um gestor de projetos é vasto e sob medida para quem busca um ambiente diverso.

O Guia PMBOK®, do PMI, mostra as principais áreas de conhecimento. São elas:

  • Gerenciamento da Integração;
  • Gerenciamento do Escopo;
  • Gerenciamento do Tempo;
  • Gerenciamento dos Custos;
  • Gerenciamento da Qualidade;
  • Gerenciamento dos Recursos Humanos;
  • Gerenciamento das Comunicações;
  • Gerenciamento dos Riscos;
  • Gerenciamento das Aquisições;
  • Gerenciamento das Partes Interessadas.

Você tem flexibilidade e capacidade de comunicação? Então provavelmente vai se dar bem nessa profissão, que exige habilidade para integrar diversas áreas da empresa. Mas sabe o que é melhor de tudo? Essas exigências são bastante valorizadas pelo mercado! A média salarial desse profissional é de R$ 11.315 no Brasil.

Tour pela prova do Enem

Ficou interessado em dar uma olhada nas vagas disponíveis para esse profissional? Então pode acessar o Canal Conecta. O portal exclusivo para alunos Pitágoras é um parceiro para quem está em busca de vagas nas melhores empresas no mercado.

Quais são os benefícios para o profissional?

Quem aprende como gerenciar projetos sai na frente no mercado de trabalho, principalmente por ter um campo vasto de atuação, com a possibilidade de trabalhar em diferentes departamentos de uma empresa.

Veja alguns dos principais benefícios para o profissional que escolhe atuar com esse segmento:

  • campo de atuação extenso;
  • alta demanda por profissionais que sabem gerenciar o ciclo de um projeto do início ao fim;
  • remuneração competitiva, mesmo para recém-formados;
  • empregabilidade em alta;
  • networking profissional intenso por trabalhar com diferentes áreas da empresa;
  • possibilidade de atuar em várias empresas, o que oferece mobilidade profissional.

Se você gosta de uma rotina dinâmica e quer trabalhar com pessoas diferentes, investir na área de gestão de projetos é uma boa pedida. Afinal, cada projeto pode contar com um time próprio para ele.

Outra vantagem de apostar na área para fazer carreira é que profissionais de diferentes cursos podem atuar nesse mercado, como estes oferecidos aqui na Pitágoras:

Já se imaginou cursando algum deles? Então continue acompanhando para ver como escolher onde estudar!

Qual é a importância de escolher uma boa instituição de ensino?

Agora que você sabe alguns dos bons benefícios de investir na atuação como gestor ou gerente de projetos, é importante ter em mente que escolher uma boa instituição de ensino é inegociável.

Títulos e certificações são indispensáveis para quem deseja atuar na área. E que tal começar esses bons hábitos já na graduação? Ao estudar na Pitágoras, em qualquer uma das modalidades de ensino, você consegue aumentar a empregabilidade e tem a certeza de que sua faculdade oferece tanto a parte técnica necessária quanto um ambiente para o desenvolvimento de outras habilidades.

Com as possibilidades de estágios e a convivência com professores qualificados, você começa a fazer seu networking já na graduação, que é tão relevante para um gestor de projetos. Isso aumenta (e muito!) as suas chances de alcançar uma boa oportunidade profissional mesmo antes de se formar.

Por isso, escolha sua faculdade com sabedoria e comece a trilhar desde já o caminho para se tornar um gerente de projetos de sucesso, com tudo o que é necessário para se destacar em diferentes empresas!

Saber liderar, ter conhecimentos em gestão mercadológica, organização e uma boa formação, com certificações necessárias são alguns dos requisitos para atuar com gestão de projetos. Investir na área é opção certeira para profissionais que gostam de trabalhos dinâmicos, em que um dia nunca é igual ao outro e que planejamento e método fazem toda a diferença.

Gostou de descobrir mais sobre gestão de projetos e acha que pode ser relevante para alguém? Então, compartilhe o post nas suas redes sociais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 28

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados