Tudo sobre o curso de Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação é uma das áreas com maior demanda e que não para de crescer no Brasil, mesmo em momentos de crise. Durante o período de pandemia, por exemplo, os profissionais que se formaram no curso de Gestão da Tecnologia da Informação viram o mercado impulsionar e criar diversas oportunidades de trabalho.

Além da vasta área de atuação que um estudante pode escolher já durante a graduação, essa também é uma profissão bem-remunerada e com expectativas otimistas para o futuro. Sendo assim, se você está pensando em ingressar no curso superior de Gestão da Tecnologia da Informação, é melhor começar a se informar sobre como dar o primeiro passo.

Fique de olho nas informações que preparamos para você!

O que é a Gestão da Tecnologia da Informação?

Se não entende o que é Tecnologia da Informação e Comunicação, saiba que é uma área, um segmento de atuação que cuida de toda a parte administrativa das informações e redes digitais de uma empresa. Sabe os ambientes informatizados de uma instituição, que incluem hardwares e softwares que mantêm o negócio em funcionamento? O gestor de TI é quem cuida de todas essas etapas.

Independentemente da atividade-fim do negócio, todos eles estão passando por um momento de transformação digital, o que demanda a modernização e a informatização de todos os fluxos de trabalho, facilitando o dia a dia na empresa. No entanto, isso tudo só é possível quando a empresa tem uma boa infraestrutura interna de TI ou quando possui condições de contratar um terceirizado.

De qualquer forma, ela cria uma demanda por profissionais capacitados para trabalhar com essas atividades, planejar uma estrutura eficiente de tecnologia, implementar tudo isso e certificar-se de que continua funcionando ao longo do tempo. Portanto, esse é um setor imprescindível.

Em última instância, podemos dizer que a qualidade da execução dos serviços de TI pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa. O vazamento de dados estratégicos, por exemplo, pode ser a ponta do iceberg de ruína de um empreendimento, enquanto uma estratégia online sólida, uma mola propulsora.

Qual é o objetivo da graduação em Gestão da Tecnologia da Informação?

Um curso voltado especificamente para a Gestão da Tecnologia da Informação tem como objetivo preparar o estudante sob a ótica de um bom gerenciador da tecnologia da informação e comunicação. Mas não é só isso. Para desempenhar um bom papel enquanto profissional, ele precisa dominar os recursos envolvidos.

Assim, a graduação prepara para trabalhar com:

  • a infraestrutura física (hardware);
  • os sistemas e os aplicativos (software);
  • os recursos humanos (peopleware).

Com isso, o gestor da Tecnologia da Informação é aquele que consegue orquestrar as atividades dentro de ambientes informatizados, sejam públicos, sejam privados. Isso inclui negócios voltados para o comércio, para a indústria e para os serviços.

Além disso, durante o decorrer do curso, o estudante também será preparado para tomar ações efetivas e eficientes no que diz respeito aos provedores de serviços e outros produtos de TI. É assim que ele atenderá às necessidades de mercado com um conhecimento altamente técnico, diferenciando-se da concorrência e impactando positivamente o desempenho de outros empreendimentos.

Qual é o perfil do aluno de Gestão da Tecnologia da Informação?

Para cursar o Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, é preciso, no mínimo, que o estudante se identifique com algumas áreas, ou que desenvolva afinidades com as áreas de atuação. Isso facilitará não só a jornada de ensino como também a atuação no mercado depois de formado.

Mas, afinal, qual seria o perfil característico de um aluno ideal do curso de Gestão de TI? Bem, ele, preferivelmente, deveria ter:

  • um bom raciocínio lógico;
  • domínio e gosto pelas matérias da área de exatas, incluindo números e cálculos;
  • facilidade com o manuseio de aparelhos eletrônicos;
  • curiosidade ou conhecimento básico sobre programação de computadores;
  • afinidade com as tecnologias e as tendências digitais;
  • personalidade dinâmica e adaptável a diferentes cenários de trabalho e de desafios;
  • espírito empreendedor e criatividade para inovar nas soluções.

Além disso, existem características valiosas para o profissional de Gestão de Tecnologia da Informação que podem começar a ser desenvolvidas já durante a formação. Confira a seguir.

Boa liderança

Um gestor de TI precisa ter a competência de liderança para assumir projetos de TI, comunicar com clareza as suas necessidades e saber motivar e ordenar grupos de pessoas para a obtenção de um objetivo comum. Além disso, é preciso ter jeito para resolver conflitos.

Compreensão do negócio

Se você tem uma área de preferência, é melhor começar a estudar esse tipo de negócio para se preparar. Além da área de TI, um gestor precisa saber quais são as principais engrenagens de uma máquina para colocá-la para rodar. Logo, é importante compreender sobre o mercado e os fatores que influenciam o empreendimento.

Visão estratégica

Muitos profissionais de TI pecam por terem um foco muito grande na sua área e esquecerem de dar uma boa olhada em volta. Por trás dos objetivos do setor, existem propósitos estratégicos para os projetos que estão sendo rodados, portanto, utilize-os a seu favor. Isso vai melhorar o uso de tecnologias, pessoas e informações.

Capacidade de negociação

Um bom gestor também é aquele que consegue ter um bom jogo de cintura para fechar negociações favoráveis com os fornecedores. Assim, ele pode beneficiar ainda mais a empresa, entregando resultados surpreendentes e muito mais valiosos.

Como funciona o curso de Gestão da Tecnologia da Informação?

Ficou interessado e quer saber mais sobre o curso? Então, vamos lá!

Modalidade

O curso de Gestão da Tecnologia da Informação é 100% online e flexível. Dessa forma, você pode adaptar os horários de estudo de acordo com a sua disponibilidade, o que permite que você trabalhe enquanto faz a sua graduação. Legal, não é? Você pode aprender de onde e quando puder.

Além disso, ele acaba sendo bem mais acessível do lado financeiro, com valores justos, por se tratar de um curso a distância da Pitágoras. Ah! E você também economiza com transporte e alimentação fora de casa, o que já diminui bastante seus gastos nesse período.

Duração

O curso de Gestão da Tecnologia da Informação é um Tecnólogo e tem duração de três semestres. Com isso, você poupa tempo e faz uma faculdade rápida, mas de qualidade, para ingressar logo no mercado de trabalho e conseguir ganhar experiência.

Porém, não se preocupe, você não perde nada por fazer um curso mais curto. Na verdade, estará aproveitando os conteúdos mais relevantes e poderá escolher em que área quer se especializar depois de formado.

Grade curricular

Entre as disciplinas mais importantes que preparam o estudante durante a sua formação em Gestão da Tecnologia da Informação, estão:

  • Algoritmos e Técnicas de Programação;
  • Arquitetura e Organização de Computadores;
  • Auditoria de Sistemas;
  • Direito Eletrônico e Internet;
  • Empreendedorismo Digital;
  • Engenharia de Software;
  • Finanças e Custos em TI;
  • Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados;
  • Gestão de Projetos de Software;
  • Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação;
  • Governança de Tecnologia da Informação;
  • Lógica Computacional;
  • Marketing Digital;
  • Modelagem de Dados;
  • Projeto de Software;
  • Redes de Computadores;
  • Segurança da Informação e de Redes;
  • Sistemas de Informação Gerencial;
  • Sistemas Operacionais.

Formas de ingresso

Na Pitágoras, o ingresso pode ser conquistado a partir de um processo seletivo. Para isso, você fará uma prova, que pode ser realizada:

  • com uma data e horário agendados para todos os estudantes;
  • datas e horários diferentes para cada candidato;
  • em ambiente virtual, com um limite de 5 tentativas e 60 minutos como tempo máximo.

Também é possível fazer o ingresso sem vestibular, que são aqueles casos em que o candidato ingressa por sua nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou por transferência, por exemplo, caso você esteja migrando de instituição de ensino.

Ainda existem aqueles casos específicos de quem está ingressando em uma segunda graduação e acaba fazendo o aproveitamento de disciplinas. Mas isso é outra história.

Aqui na Pitágoras, você tem algumas opções:

De todas as formas, você será avaliado pelo seu desempenho em uma avaliação, pelo seu desempenho em outra instituição, por uma prova nacional ou pelos resultados da sua última graduação.

Ainda existe a possibilidade de ganhar desconto na mensalidade, participando do programa Amigo Vale-Prêmio.

Bolsas e descontos

Ainda não está convencido? Então, saiba que você também pode conseguir bolsas e descontos para fazer o seu Tecnólogo!

Entre as bolsas de estudo oferecidas pela instituição estão:

  • Bolsa Incentivo — para ingressantes que comprovarem dificuldade financeira para iniciar um curso superior;
  • Bolsa Primeiro Semestre — desconto de até 20% sobre as mensalidades do 1.º semestre, nos módulos presencial e EAD;
  • Bolsa Servidores Públicos e Militares — descontos para os servidores e seus filhos, podendo chegar a até 30%;
  • Bolsa Transferência — desconto de até 60% nas mensalidades até a conclusão da graduação no módulo presencial e de até 30% nos cursos EAD;
  • Convênio Empresa — os funcionários de empresas conveniadas podem concorrer a descontos nas mensalidades, assim como seus dependentes e cônjuges.

Também existem alguns benefícios ofertados para facilitar a vida de quem decidiu fazer um curso superior. Olha só!

  • Matrícula Antecipada — isenção da taxa de inscrição para quem fizer a matrícula já no momento de se inscrever para o vestibular;
  • Desconto Pontualidade — desconto para os alunos que pagam as suas mensalidades até o 5.º dia útil do mês de vencimento.

Por que investir no Tecnólogo de Gestão de Tecnologia da Informação?

O curso de Gestão da Tecnologia da Informação é uma maneira de ingressar em um mercado competitivo, mas altamente rentável e com uma boa demanda de trabalho. Portanto, a carreira pode ser bem promissora, especialmente para aqueles que pretendem se especializar e continuar investindo no seu conhecimento e aprimoramento profissional.

Mas essas não são as únicas vantagens de optar por esse curso. A seguir, você pode conferir outros motivos para trilhar esse caminho. Veja só!

Boa remuneração

A remuneração não deve ser o único critério a ser avaliado quando você não sabe qual faculdade fazer, mas, quando ela é atrativa, ajuda bastante na decisão. No caso da carreira de gestão de TI, os profissionais são bastante valorizados nesse sentido, especialmente se forem se especializando ao longo do tempo. A segurança que a experiência oferece é outro fator que influencia bastante no salário dos gestores.

Mercado em expansão

O mercado de tecnologia está em constante expansão, e muitas subáreas vêm surgindo nesse cenário. É claro que nem todo o profissional que trabalha com isso precisa dominar todas elas. Então, podemos dizer que, além da vasta possibilidade de oportunidades disponíveis, a tendência é de que elas só aumentem com o passar do tempo.

Área inovadora

Tecnologia e inovação são duas áreas que andam juntas. Com isso, você terá a oportunidade de trabalhar sempre com temas atuais, informando-se e aprendendo tecnologias de ponta, além de experimentar tudo isso na prática. A melhor parte é que você aprende, gera valor para o negócio e ainda é remunerado por isso, tudo ao mesmo tempo.

Alta demanda

Pelo crescimento expressivo do mercado de Tecnologia da Informação, muitos cargos vêm sendo criados. A demanda por esses serviços é ascendente, e é justamente isso que imprime uma tendência positiva em relação à continuidade dessa grande oferta de empregos. Portanto, é um meio eficaz de buscar uma boa chance de empregabilidade após a conclusão do curso.

Como é o mercado de trabalho para essa área?

Como você acabou de conferir, a demanda por profissionais de Gestão da Tecnologia da Informação só vem crescendo ao longo dos últimos anos. Em especial, para aqueles que atuam com foco em serviços e governança. Por isso, aqueles estudantes que estiverem de olho nessas necessidades certamente conseguirão aproveitar boas oportunidades.

Além de atuar na área de Serviços de TI, usando principalmente seus conhecimentos relacionados à Ciência de Serviços de Gerência de Projetos, é possível prestar serviços tanto nos departamentos internos das organizações quanto fornecendo consultorias a empresas especializadas em TI.

Na prática, o egresso trabalha definindo parâmetros para a utilização de sistemas, faz toda a implementação e a documentação de rotinas informatizadas, controla os níveis dos serviços de sistemas operacionais e de bancos de dados. Além disso, é ele quem gerencia os recursos humanos envolvidos em cada um desses processos, assim como faz a administração dos sistemas implantados.

Quais são as possíveis atuações de um gestor de Tecnologia da Informação?

Um gestor de Tecnologia da Informação é um profissional com uma série de competências e habilidades com alta demanda dentro do contexto corporativo. Isso porque a tecnologia é uma ferramenta fundamental para o planejamento e o gerenciamento de informações que dão origem a diversas inovações dentro desses negócios.

Sendo assim, para ajudar na obtenção dos objetivos organizacionais, o egresso do curso pode contribuir com a prospecção de novas tecnologias da informação, além de dar suporte à gestão da incorporação desses recursos àquelas estratégias fundamentais do empreendimento.

Logo, as principais áreas de atuação estão associadas aos cargos de:

  • gerenciamento de recursos humanos, tecnológicos e patrimoniais;
  • gerenciamento de projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC);
  • gerenciamento de contratos de fornecimento de bens e serviços;
  • coordenação de Sistemas de Informação;
  • integração das equipes funcionais ou diretivas das organizações;
  • consultor ou assessor de gestão de Tecnologia da Informação;
  • empreendedor autônomo;
  • auditor de qualidade de produtos e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação.

É claro que as possibilidades são diversas. Quem não tiver interesse em atuar diretamente com essas áreas dentro do setor privado pode optar por seguir carreira no setor público.

Em outros casos, é possível seguir a carreira acadêmica. Para isso, no entanto, você precisará seguir os estudos, optando por uma especialização em educação e correspondendo aos requisitos legais e institucionais para se tornar um discente do curso de Gestão da Tecnologia da Informação.

Qual é a média salarial do profissional em Gestão da Tecnologia da Informação?

Em geral, podemos dizer que um profissional que trabalha com Gestão da Tecnologia da Informação é bem-remunerado. No entanto, os salários podem variar drasticamente de acordo com o cargo assumido, o tempo de experiência e, é claro, o porte da empresa contratante.

O mais comum é que os salários para os cargos mais comuns dentro da área de TI sejam:

  • Analista de Tecnologia da Informação — entre R$ 3.500,00* e R$ 5.000,00*;
  • Coordenador de Sistemas de TI — entre R$ 5.000,00* até R$ 8.000,00*;
  • Gerente de Projetos em Tecnologia da Informação — entre R$ 5.000,00* até R$ 12.000,00*.

É claro que esse é um mercado em ascensão, e muitas áreas dentro do segmento vêm surgindo. Portanto, os salários acabam variando e, quanto mais especializado for o cargo, maior a tendência de um pagamento mais valorizado.

Quais são os diferenciais da Pitágoras?

A Pitágoras conta com um sistema de ensino totalmente inovador, que coloca o aluno como o ator principal da sua jornada de conhecimento. Isso enriquece a sua experiência e proporciona diversas oportunidades de crescimento e amadurecimento profissional — mesmo enquanto ainda está estudando.

Além disso, dispomos de uma plataforma de aprendizagem online, que foi desenvolvida com base nas necessidades dos nossos alunos. É exatamente por isso que ela é flexível e permite aprender a partir do seu smartphone, baixar as aulas e estudar mesmo estando off-line.

A modalidade de ensino EAD também conta com conteúdos enriquecedores. Entre eles, os nossos simuladores e os experimentos demonstrativos que ficam gravados e podem ser acessados pelos estudantes no decorrer das aulas.

Nós também tomamos todo o cuidado quanto à manutenção dos conteúdos, garantindo que os estudantes sejam preparados a partir de conteúdos atualizados e correspondentes à realidade do mercado. Isso é o que permite que os egressos da Pitágoras se destaquem assim que chegam ao mercado de trabalho.

Outro benefício exclusivo da Pitágoras são as Trilhas de Carreira. Um instrumento de ensino fundamental para uma aprendizagem completa e para o desenvolvimento de habilidades e de competências que só têm a somar na formação dos nossos alunos. Ao final, eles recebem certificações para apresentar no mercado de trabalho.

Oferecemos todo o apoio e suporte personalizado aos estudantes, que são acompanhados em cada fase da sua formação acadêmica. Todos os alunos contam com o auxílio de professores e de tutores, sanando dúvidas e esclarecendo o entendimento sobre os conteúdos.

Nosso sistema de avaliação continuada também serve como um método mais acurado de entender o desempenho dos nossos alunos. Assim, cada atividade entregue serve como um meio para entender como está acontecendo a assimilação dos conteúdos e o avanço dos estudantes nas disciplinas.

Agora chegou a hora de se formar com diferenciais exclusivos

Como você viu, o curso de Gestão da Tecnologia da Informação é um primeiro passo valioso para ingressar no mercado tecnológico. Além disso, as demandas existentes são abrangentes, o que significa que você receberá oportunidades atrativas de emprego.

É inegável que a tecnologia faz cada vez mais parte das nossas vidas e, com isso, dos nossos negócios. Portanto, é preciso que haja profissionais pensando nas melhores maneiras de ela servir a nosso favor, aumentando a eficiência e a segurança dos empreendimentos.

Uma boa Gestão da Tecnologia da Informação é a chave do sucesso de um negócio, e quem estiver disposto a reconhecer isso certamente obterá sucesso. O seu papel nisso tudo é optar por uma boa graduação e entender como pode continuar se aperfeiçoando.

Para isso, basta escolher uma instituição de ensino confiável e reconhecida no mercado, que se preocupa com cada detalhe da sua preparação. Aliando isso à sua formação continuada e ao desenvolvimento de novas competências no decorrer da graduação, certamente se tornará um profissional de alto valor na sua área de atuação.

Sem muitos segredos, a carreira dentro da área de TI é perfeitamente possível, especialmente se você sempre se sentiu ligado a essa hora. Não é só sobre gostar de internet e de computadores, é claro, mas se tiver essas características, já é um bom começo.

Agora que já sabe tudo sobre Gestão da Tecnologia da Informação, que tal dar o próximo passo em direção a uma carreira de sucesso na área? Faça a sua inscrição na Pitágoras!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.