Gestão Comercial: Saiba tudo sobre essa área!

O curso de Gestão Comercial é um tecnólogo de curta duração. Ou seja, é uma graduação de nível superior que otimiza as matérias sem perder a qualidade do ensino. Dessa maneira, os estudantes de Gestão Comercial têm a chance de entrar mais cedo para o mercado de trabalho ou conquistar vagas de estágio antes. Nesse post, vamos conhecer tudo sobre a área de Gestão Comercial para você fazer a escolha certa!

A matriz curricular desse curso é bastante abrangente, mas também possui foco na questão do planejamento e da gerência de processos que fazem parte da rotina de empresas dos setores varejista e de serviços. Como exemplo, podemos citar as disciplinas: gestão mercadológica na era digital, modelos de gestão, gestão de serviços e varejo, entre outros. Por isso, o profissional formado poderá trabalhar focado em diferentes áreas ou gerenciar a cadeia de processos nas empresas.

Como é o curso de Gestão Comercial?

Como já mencionamos, a formação em Gestão Comercial é de tipo tecnólogo e de curta duração. Ela tem em média 2 anos. Por isso, muitos estudantes procuram essa faculdade para se formar antes e começar a trilhar a sua carreira profissional mais cedo. Estar em um curso superior de curta duração pode também render mensalidades mais acessíveis.

A Pitágoras é um exemplo de universidade reconhecida pela qualidade do ensino e que oferta a graduação em Gestão Comercial. E a grade curricular desse curso, como já vimos, é bastante abrangente, mas sem perder o foco principal que é a gestão de procedimentos dentro de processos comerciais e tudo o que envolve o universo das vendas. 

Assim, além das disciplinas que já expusemos, podemos encontrar matérias, como legislação empresarial aplicada, matemática financeira, comércio eletrônico, pesquisa e inteligência de marketing, gestão de projetos, logística e gestão da qualidade, estratégia empresarial e negociação, entre outros. Como se pode notar, o curso realmente forma profissionais aptos a exercer atividades de gerência.

O corpo docente da Pitágoras é composto por um time de professores, mestres e doutores, com larga experiência profissional. Isso ajuda na transmissão do ensino e na formação dos alunos, já que existe espaço para intercâmbio de ideias e total apoio para a inserção no mercado de trabalho. Por isso, fazer Gestão Comercial na Pitágoras poderá abrir portas importantes para você construir uma carreira de sucesso.

Como é a rotina de um profissional de Gestão Comercial?

O formado na área de Gestão Comercial irá atuar principalmente no gerenciamento de processos que envolvem as vendas em determinada empresa. Por isso, é um profissional que terá muitas responsabilidades, pois irá trabalhar diretamente com o que gera lucro para uma empresa: a venda de seus produtos. Dessa forma, poderá direcionar o seu trabalho focado em certo processo ou em toda a cadeia de vendas.

Assim, o dia a dia de um profissional de Gestão Comercial é bastante atarefado e envolve números. Por essa razão, se a sua praia é lidar com números, essa pode ser uma boa opção de profissão para trabalhar. O gestor comercial vai trabalhar com impostos e a contabilidade das empresas, além de focar o seu desempenho em metas de vendas que devem ser atingidas para o bom funcionamento financeiro do seu local de trabalho.

Mas, além disso, o gestor comercial também foca as suas tarefas no planejamento de vendas, traçando estratégias e táticas comerciais para aumentar o volume de vendas e os locais onde elas podem acontecer. Hoje em dia, principalmente, as vendas online são o grande paradigma do setor comercial. Por isso, o gestor desse campo deverá estar acostumado com tecnologia.

Com o advento do e-commerce, a maior parte das empresas já estão conectadas com os seus consumidores por meio dos recursos digitais. Assim, o gestor comercial deverá gostar de lidar com essas ferramentas e utilizá-las com bastante frequência no seu dia a dia de trabalho. Então, se você realmente pretende fazer o curso de Gestão Comercial, prepare-se para entrar no universo das vendas online!

Em quais áreas o Gestor Comercial pode trabalhar?

Como se trata de um curso abrangente nas matérias que oferta para os alunos, na área da Gestão Comercial é possível atuar em diferentes setores, muito embora a própria gestão dos procedimentos de vendas deve envolver esses setores em uma cadeia direcionada para gerar lucratividade para as empresas. Por isso, o profissional desse ramo é bastante requisitado.

Além da gerência, portanto, de todos os processos que envolvem a cadeia de vendas, é possível que o gestor comercial trabalhe diretamente com consultoria na área de tributação, ou direcione seu foco de atuação na área de logística e qualidade. Também, é possível que esse profissional utilize o seu conhecimento em marketing para trabalhar diretamente com a comunicação dentro do e-commerce.

Inclusive, é importante notar que a área de Gestão Comercial abre um leque enorme de possibilidades para os estudantes que desejam se especializar em algum campo de atuação. Por exemplo, podemos encontrar o profissional formado em Gestão Comercial com especialização em tributos, ou em marketing e vendas online. Dessa maneira, é possível conquistar as melhores vagas disponíveis no momento.

Especializações na área de Gestão Comercial

Como já pontuamos, o curso de Gestão Comercial, por ser bastante abrangente, é a porta de entrada para quem deseja continuar os estudos e se especializar ainda mais em áreas específicas, focando a sua atuação profissional em setores que exigem conhecimentos mais avançados dos profissionais. Então, podemos encontrar especializações diversas para quem estuda Gestão Comercial.

Exemplos de especialidades dessa área são: comunicação e marketing, pesquisa de mercado, tributação, logística e qualidade, gestão de projetos, e-commerce, entre outros. Dessa forma, podemos entender a Gestão Comercial como um campo amplo para especializações e que é imprescindível para os tempos atuais, quando o setor varejista precisa se reinventar no meio de tantos avanços tecnológicos.

Por fim, podemos dizer que a Gestão Comercial avança conforme as novas tecnologias ganham espaço na vida dos consumidores. É fundamental entender que esse processo é geral e ganha cada vez mais notoriedade enquanto a internet das coisas agrega os itens e ferramentas utilizados pelos consumidores.

Mercado de trabalho para Gestão Comercial

Já pudemos compreender que o mercado de trabalho está aberto para os profissionais de Gestão Comercial. Principalmente, para os que se especializam em áreas específicas e focam a sua atuação profissional. Por isso, verificamos inúmeras vagas de trabalho na área de Gestão Comercial.

A atuação do profissional nesse campo é ampla, portanto muitas oportunidades de emprego podem ser preenchidas pelo formado em Gestão Comercial. Um exemplo disso pode ser encontrado nas vagas de trabalho do comércio varejista e de serviços que precisam contratar profissionais para atuar no gerenciamento da cadeia de vendas.

Além disso, existem as vagas de emprego ligadas a áreas de vendas, como relacionamento com o cliente, e-commerce, comunicação e marketing direcionado para vendas, entre outros. Finalmente, podemos dizer que se você realmente deseja entrar para o mundo das vendas, saiba que optar pelo curso de Gestão Comercial pode ser uma excelente ideia para se dar bem na carreira!

Quanto ganha um profissional de Gestão Comercial?

A remuneração de um profissional de Gestão Comercial deve variar de acordo com o porte e atividade da empresa, ou mesmo tendo em vista o seu currículo e as especialidades que estudou por meio de cursos livres ou especializações. 

De um modo geral, em todo o território nacional, podemos encontrar a informação que o salário médio desse profissional é de R$ 3.936,13. Esse dado é encontrado por meio do site salario.com.br, que realiza uma ampla pesquisa sobre os rendimentos dos trabalhadores no Brasil.

As cidades que oferecem as melhores remunerações são:

  • São Paulo (SP), média de R$ 5.165,53;
  • Rio de Janeiro (RJ), média de R$ 4.669,44;
  • Porto Alegre (RS), média de R$ 3.542,52;
  • Curitiba (PR), média de R$ 3.377,43;
  • Belo Horizonte (MG), média de R$ 3.187,76.

O futuro para a Gestão Comercial

Conforme as novas tecnologias avançam, progride também o setor de vendas e de serviços. Por isso, o futuro para a Gestão Comercial se apresenta promissor, da mesma maneira que é promissor para todos os setores que estão envolvidos com o mundo digital e as novas formas de interação e de consumo. Com a Gestão Comercial, especialmente, os avanços são notórios, já que o comércio eletrônico mudou totalmente a forma de comunicação e de gerenciamento de vendas.

Assim, as empresas varejistas e de serviços sempre vão necessitar de profissionais que consigam gerenciar a cadeia de vendas e de consumo. Dessa forma, quem estuda Gestão Comercial está em sintonia com as principais demandas do mercado de trabalho quando se pensa nas vagas para gerenciamento no setor varejista e de serviços. Já que se trata de um profissional apto a realizar procedimentos específicos e com conhecimentos amplos para alavancar as vendas.

Estudar Gestão Comercial na Pitágoras é a melhor escolha!

A Pitágoras é um reconhecido centro universitário, que une uma marca consagrada no campo da educação do nosso país com o que há de mais avançado na área educacional. Por isso, os alunos da Pitágoras têm acesso a uma infraestrutura de ponta e podem contar com professores super qualificados, mestres e doutores, que estão à disposição para realizar a transmissão do ensino da melhor forma.

Portanto, não pense duas vezes na hora de escolher a sua faculdade e faça a opção certa nesse que é o primeiro e um dos principais processos na vida de todo estudante: a escolha da universidade! Faça Gestão Comercial na Pitágoras e esteja entre os melhores desde cedo. Clique aqui e realize agora mesmo a sua inscrição para o processo seletivo da Pitágoras.

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