Faz parte da geração Y? Veja os prós e contras de ser um millennial

estudantes millenials e geração Y

Desconto nota do Enem

Você sabia que há uma área dedicada exclusivamente ao estudo da sociedade e de suas dinâmicas? A esse campo é dado o nome de Sociologia. O sociólogo é o profissional responsável, entre outras funções, pela investigação e pesquisa acerca de características de cada geração. Por conta disso, temos denominações como geração Y, cujos integrantes são chamados de millennials.

Uma das gerações mais conhecidas é a dos Baby Boomers, pessoas que nasceram no período após a Segunda Guerra Mundial. Esses indivíduos carregam características muito diferentes das observadas nos millennials, grupo composto por aqueles nascidos entre a década de 1980 e 1990.

O perfil da geração Y é de pessoas ativas, interessadas e sedentas pelo conhecimento. No entanto, isso não é tudo: assim como eles têm qualidades irrefutáveis, alguns desafios também são enfrentados por esse grupo devido ao contexto em que nasceram e foram criados. Gostaria de saber mais sobre esse tema? Continue a leitura!

O que é a geração Y?

O título de geração Y é dado aos jovens que nasceram, em síntese, do começo da década de 1980 aos meados dos anos 1990. Essas datas variam de estudioso para estudioso, podendo ir desde o fim dos anos 1970 até o final da década de 1990.

Os millennials, como são chamados, são indivíduos que nasceram e cresceram em meio aos avanços tecnológicos. Esse grupo, à medida que amadurecia, via também o amadurecimento da ciência e de questões que eram, poucas décadas antes, inimagináveis.

Essa aproximação direta com a tecnologia e com o contexto histórico em que eles estavam inseridos fez com que os membros da geração Y nutrissem características comportamentais particulares. Elas, é claro, trazem vantagens e desvantagens quando observamos o modo como eles se relacionam com o meio à sua volta. A seguir, falaremos mais sobre elas.

Quais são as vantagens de fazer parte dessa geração?

Para dar continuidade ao nosso bate-papo, que tal conferirmos algumas das qualidades e habilidades mais benéficas desse grupo social? Veja a seguir.

Proatividade em alta

Uma das características mais marcantes desse grupo é a sua proatividade. Millennials são muito ativos e gostam de fazer as coisas acontecerem. Essa é uma característica muito valorizada pelos empregadores e recrutadores de hoje em dia, o que deixa essa geração em vantagem no mercado de trabalho e com chance de receber melhores salários.

Apreço pelas novas experiências

Outro ponto muito característico da geração Y é a sua mente aberta às novas experiências. Eles não têm medo de se arriscar e de viver novas aventuras, o que é uma forma muito interessante de se relacionar com o mundo e, claro, muito oposta ao que é observado em outras gerações.

Preocupação com o meio ambiente

Outra característica muito presente nos millennials é a sua preocupação com o meio ambiente. Essa é uma das primeiras gerações que expressa uma vontade de mudar o mundo — não podemos, é claro, nos esquecer dos hippies e de outros movimentos que vieram antes. A diferença é que, aqui, as atitudes são tomadas independentemente do estilo de vida do indivíduo.

Engajamento nas causas sociais

Além da preocupação com o meio ambiente e o mundo ao seu redor, os millennials também têm um forte engajamento das causas sociais. Essa tendência também foi acompanhada pela geração Z, que vem logo em seguida.

Tour pela prova do Enem

Presença de fortes valores morais

Os membros da geração Y também têm fortes valores morais. Eles podem ser de cunho religioso, social, familiar… a lista é bem longa. No entanto, o apreço desse grupo por essas questões é muito forte e permeia durante toda a vida.

Fidelidade aos propósitos

Além do apego aos valores morais, podemos também citar a fidelidade aos propósitos como outra característica muito forte nesse grupo. Millennials são pessoas que sabem exatamente quem são e serão, em sua grande maioria, fiéis aos seus ideais também por toda a vida.

Força de vontade de sobra

Preguiça não é uma palavra muito comum para esse grupo. Apesar de serem um pouco mais estáveis e até sedentários — em boa parte, devido ao uso da tecnologia —, esses indivíduos têm muita força de vontade e energia de sobra para produzir, trabalhar, estudar e criar.

Quais são os principais desafios enfrentados por esse grupo?

Agora, descobriremos alguns pontos fracos dos millennials, ou seja, desafios que esses indivíduos enfrentam em seu dia a dia. Vamos aos principais.

Instabilidade emocional

O contexto em que os millennials foram criados gerou um problema presente em boa parte deles: a instabilidade emocional. A falta de inteligência e de maturidade na parte das emoções e da comunicação interpessoal pode gerar uma série de problemas na vida pessoal e profissional.

Imediatismo

Crescer rente à tecnologia também fez com que as pessoas da geração Y desenvolvessem um forte imediatismo. A tendência de “querer tudo para ontem” é um desafio que deve ser superado por esses indivíduos.

Ansiedade

Além do imediatismo, a ansiedade é outra constante no dia a dia da geração Y. Esse é um problema muito sério e que pode, inclusive, demandar auxílio psicológico ou medicamentoso por parte de profissionais da saúde. Fique de olho!

Falta de foco

Falamos, pouco acima, que os millennials são pessoas altamente energéticas e nada preguiçosas, certo? No entanto, o lado negativo dessas características é a falta de foco. Querer abraçar o mundo inteiro — e achar que é capaz disso — são problemas que também estão presentes em muito membros dessa geração.

Falta de resiliência

Apesar de suas qualidades, os millennials têm outro desafio para enfrentar: a sua tendência à falta de resiliência. Essa é uma característica fundamental para a adaptabilidade e que, infelizmente, costuma estar ausente em pessoas desse grupo.

Dificuldade em criar raízes

Além da falta de foco e do imediatismo, a dificuldade de criar raízes também está presente nos millennials, quase como uma consequência dessas duas características. Esse grupo deve, portanto, trabalhar essa questão para ter uma vida mais plena e com menos ansiedade.

Como podemos ver, a geração Y é um grupo com características bem peculiares e que enfrenta muitos desafios. No entanto, os millennials podem trabalhar os seus pontos fracos e obter o merecido sucesso na vida profissional e pessoal. O investimento em uma graduação de qualidade, por exemplo, é uma boa alternativa para superar esses obstáculos!

Você faz parte da geração Y? Gostaria de comentar alguma dificuldade que enfrenta em seu dia a dia e mostrar as suas próprias dicas para superá-la? Ou, então, que tal falar um pouco sobre suas habilidades mais promissoras? Sinta-se à vontade e vamos discutir esse tema nos comentários logo abaixo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 170

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados