Qual é o futuro da Engenharia Elétrica?

futuro da engenharia elétrica

Desconto nota do Enem

O curso de Engenharia Elétrica é um dos mais cobiçados pelos estudantes. Afinal, ela garante muitas possibilidades de atuação, empregabilidade alta e uma faixa salarial atrativa, que fica entre R$ 7,3 mil e R$ 16,1 mil*. E o melhor é que essa profissão tem tudo pra continuar relevante!

Mesmo com as transformações sociais, econômicas e tecnológicas dos últimos anos, a Engenharia permanece em alta. Porém, é claro, com mudanças que seguem as tendências do mercado — a digitalização do setor e a maior preocupação com fontes alternativas de energia são algumas delas.

É sobre isso que vamos falar! Continue a leitura e descubra qual é o futuro da Engenharia Elétrica e as principais tendências que você deve ficar de olho!

Afinal, qual é o futuro da Engenharia Elétrica?

Os avanços tecnológicos e as preocupações socioambientais são os dois ingredientes-chave no futuro da Engenharia Elétrica. Assim, há a busca por geração de eletricidade a partir de fontes alternativas, além da forte digitalização do setor, que deve se modernizar para atender as demandas da era tecnológica.

Com um uso cada vez maior de serviços de telecomunicações modernos, sobretudo a TV digital e a internet, a demanda por engenheiros eletricistas será maior. Porém, apesar das demandas crescentes, há um deficit de profissionais em todas as áreas da Engenharia. É isso mesmo!

De acordo com projeções do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a expectativa é que haja uma carência cada vez maior de engenheiros. Isso porque quase metade (41%) dos formados realizam desvios na carreira e não exercem sua ocupação. Percebe as grandes oportunidades, não é?

Quais são as principais tendências da área?

Agora que você viu que a Engenharia Elétrica no Brasil permanece relevante e que, na verdade, o que falta é profissional pra dar conta da demanda de trabalho, que tal conhecer melhor as tendências do setor? Olha só!

Energias alternativas

As preocupações socioambientais vieram pra ficar! Não sem motivo: os avanços da urbanização e os danos causados pela atividade humana já vêm causando efeitos ambientais preocupantes. Por isso, uma das maiores características do futuro da Engenharia Elétrica é a busca por fontes de energia alternativas!

O engenheiro eletricista, junto a engenheiros ambientais e outros profissionais, será um protagonista na busca por geração de eletricidade a partir de fontes limpas –– como a luz solar, o gás natural e a biomassa. Afinal, a discussão sobre os problemas socioambientais em torno das hidrelétricas deve se alongar.

Além disso, o mercado de Engenharia Elétrica abrirá espaço para o planejamento e coordenação de meios de transmissão de eletricidade mais eficientes. O objetivo é evitar o desperdício e fazer um uso sustentável da energia.

Digitalização do setor

A digitalização do setor é outra tendência definitiva. Aliás, em todas as áreas do mercado, concorda? Não há quem saia ileso das transformações digitais e das tecnologias do futuro, e os engenheiros eletricistas precisarão se adequar a essa nova realidade.

Para o futuro, você pode contar com investimentos massivos na modernização do setor. Entram na conta ferramentas e softwares de última geração que possibilitem o controle de produção de energia, sensores interligados à Internet of Things (IoT) pra redução de desperdícios, softwares com inteligência artificial pra evolução de projetos energéticos etc.

Descentralização na produção de energia

Com os investimentos significativos dos últimos anos em energias limpas, como a solar, há uma crescente descentralização na produção de energia. Muitos imóveis residenciais, comerciais e até mesmo industriais já contam com seus próprios sistemas fotovoltaicos, por exemplo.

Tour pela prova do Enem

Assim, daqui a alguns anos, a expectativa é que qualquer pessoa possa produzir e armazenar sua própria energia elétrica. Para os engenheiros, certamente surgirão novas atribuições relacionadas com essa descentralização e o controle e fornecimento de energia excedente.

Processos seletivos mais exigentes

Por fim, as mudanças não se restringem aos setores de atividade na Engenharia Elétrica. Nos processos seletivos, também há transformações que acompanham as tendências gerais, como a exigência de profissionais cada vez mais completos.

Uma das grandes preocupações dos recrutadores é encontrar talentos com boas habilidades comportamentais — as famosas soft skills. Então, anote aí no seu plano de carreira que você deve desenvolver qualidades como:

Qual é a importância da escolha da faculdade?

Agora, quer saber por que você deve escolher a Pitágoras pra começar sua carreira com o pé direito? Veja só como a escolha de uma faculdade de qualidade faz toda a diferença!

Reconhecimento no mercado de trabalho

Pra começar, o mercado de trabalho para Engenharia Elétrica pode até estar atento às soft skills. Mas isso não diminui a importância de ter um diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e que indique uma boa formação teórica e técnica.

Qualidade do exercício profissional

Falando em boa formação, a escolha da faculdade de Engenharia Elétrica impacta diretamente a qualidade da sua carreira. Aqui na Pitágoras, nossos alunos contam com um apoio personalizado e com um sistema de ensino dinâmico e inovador. Assim, você sai da faculdade realmente preparado para o mercado de trabalho!

Iniciativas para o desenvolvimento de carreira

Uma boa instituição de ensino também se preocupa com o desenvolvimento de carreira de seus estudantes! É por isso que aqui na Pitágoras a formação vai além da sala de aula e dos estudos sobre o que se faz em Engenharia Elétrica!

Temos uma série de iniciativas que ajudam a desenvolver habilidades, competências e uma visão mais ampla do mercado e da atuação do engenheiro eletricista. É o caso das Aulas Destaque, da parceria com grandes empresas de tecnologia para certificações extracurriculares e do Canal Conecta, nosso portal da empregabilidade!

Possibilidades de acesso e permanência

Por último, a escolha da faculdade certa é decisiva pra sua permanência no curso. Aqui na Pitágoras, temos diversas alternativas de ingresso, além de uma série de oportunidades de bolsas, financiamentos e descontos pra que a mensalidade do curso não seja motivo de impedimento do seu objetivo profissional.

Não espere mais!

Como você viu, o futuro da Engenharia Elétrica é bastante promissor e oferece ao estudante expectativas muito interessantes de atuação. Pra se dar bem nessa área, o primeiro passo é escolher uma boa faculdade.

Afinal, como você viu, uma instituição de ensino de qualidade faz toda a diferença! Por isso, inscreva-se logo no vestibular da Pitágoras e comece sua formação!

* CAGED, valores sujeitos a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados