O que é a formação continuada? Leia e entenda

estudante de formação continuada

O mercado de trabalho não se mantém o mesmo por muito tempo. Você já conversou sobre o assunto com seus pais, avós ou outros parentes das gerações passadas? Nessas conversas, é possível notar diferenças entre as características da empregabilidade hoje e as da época em que eles começaram sua vida profissional.

Nos últimos anos, as mudanças têm sido ainda mais intensas e rápidas. Afinal, o aprofundamento da globalização e o grande avanço tecnológico trazem novas tendências para o mercado. Consequentemente, os profissionais precisam saber como acompanhá-las.

Mas não precisa se preocupar, viu? Investir em formação continuada na faculdade e se qualificar frequentemente são as chaves para saber lidar com o trabalho e a profissão nos tempos atuais.

E então, que tal saber mais sobre o assunto? Veja só este post que nós da Pitágoras preparamos especialmente para você!

O que é a formação continuada?

Você já ouviu falar em formação continuada? Trata-se de um esforço contínuo de profissionalização que pode acontecer dentro da faculdade ou fora dela. Ou seja, estamos falando tanto de cursos de pós-graduação quanto de eventos, grupos de estudo, palestras e outras iniciativas que possam desenvolver seus potenciais.

A formação continuada envolve o crescimento de todas as esferas de sua vida. Afinal, as certificações profissionais, apesar de importantes, não são as únicas responsáveis pelo sucesso da sua carreira. É também essencial buscar formas de adquirir habilidades pessoais que façam diferença no seu trabalho.

O uso do termo “formação continuada” fortalece a ideia de que concluir a graduação não é o final do caminho profissional — na verdade, podemos dizer que é o primeiro passo. Mesmo um curso de especialização, procurado por muitas pessoas que desejam aprofundar conhecimentos, não pode ser visto como o fim da linha.

A verdade é que você estará sempre se formando e se atualizando, tanto nas experiências de estudo quanto no dia a dia de trabalho. Afinal, temos novas coisas para aprender a todo momento, especialmente em áreas onde as mudanças acontecem mais rápido — como na Ciência da Computação.

A quem ela é destinada?

É comum que profissionais da educação tenham mais familiaridade com as discussões sobre o que é e quais são as características da formação continuada. Isso acontece porque existe um forte incentivo a esse aprendizado contínuo dos educadores no Brasil. Como se trata de uma área sempre em atualização, os professores devem contar com iniciativas nesse sentido.

Os sistemas de ensino público, por exemplo, são obrigados a organizar espaços e encontros de formação continuada — sejam realizados pela própria equipe de política educacional ou em parceria com faculdades e palestrantes. Nas escolas particulares, também é preciso que a gestão incentive o aspecto formativo dos professores.

Com isso, o docente tem contato frequente com metodologias, conhecimentos avançados do desenvolvimento de crianças e adolescentes etc. Ele pode sentir a necessidade de, por exemplo, fazer um curso sobre método de ensino baseado na Pedagogia e BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

A formação continuada é válida para todas as áreas?

Ainda que seja bem conhecida no campo educacional, a formação continuada é destinada a profissionais das diversas áreas de atuação. A diferença é que os professores costumam participar dos programas que são ofertados a eles, enquanto os demais buscam essa ideia de forma autônoma.

Atualmente, muitas empresas já percebem as necessidades e oferecem treinamentos para seus funcionários. Por isso, é comum ver o interesse em outros cursos e profissões — como Psicologia, Farmácia, Educação Física etc.

Quais são os benefícios da formação continuada?

Como você viu, a formação continuada pode acontecer na faculdade ou em outros espaços e tem características que agregam valor ao seu crescimento profissional. Você fica de olho para aproveitar as oportunidades dadas na instituição em que você estuda ou na empresa na qual trabalha? Ótimo, mas também não deixe de buscar outras possibilidades por iniciativa própria.

Os benefícios de fazer isso são muitos! Continue com a gente pra conferir os principais!

Manter-se atualizado

Lembra que, no início deste post, falamos que o mercado de trabalho passa por muitas transformações? Elas exigem do profissional a capacidade de se manter atualizado. É preciso ficar atento às tendências da sua área para notar quando a ciência e a tecnologia se apresentam para facilitar a função.

Além de se atualizar sobre os conhecimentos técnicos que podem mudar, é interessante se manter alinhado com as perspectivas do mercado em cada época. Você tem vontade de empreender? Então também precisa de atenção com esse ponto, já que as tendências trazem oportunidades para você se diferenciar, não acha?

Aprofundar conhecimentos

Um dos principais motivos dos cursos de pós-graduação e da formação continuada no geral é permitir que os profissionais aprofundem seus conhecimentos em uma área ou setor. Por exemplo, um administrador que trabalha na área contábil pode se beneficiar de fazer uma pós em finanças para saber mais sobre o assunto.

Perceba que a faculdade aborda muitos temas e traz um panorama completo da profissão. Então, é natural que, depois que a graduação chegue ao fim, os estudantes tenham desejo de continuar estudando sobre algum assunto específico. Assim, podem se aprofundar nele e seguir a carreira com mais segurança.

Falamos muito sobre a vida depois da faculdade, mas saiba que enquanto estiver nos primeiros passos do ensino superior você já pode buscar essa ideia. Aqui na graduação da Pitágoras, temos tanto o apoio personalizado quanto a avaliação continuada em todas as modalidades de ensino, que ajudam nossos alunos a buscarem sempre novos conhecimentos. Dessa forma, você vai aproveitar ao máximo os anos que passar com a gente.

Conquistar mais oportunidades de trabalho

Em resumo, se você deseja alcançar o sucesso profissional, não deve parar de estudar. A formação continuada não se refere apenas aos cursos que são feitos em faculdades ou a aulas a que você assiste. Ela também tem relação com todo esforço feito na sua rotina para melhorar cada vez mais.

Oportunidades melhores de trabalho só podem ser aproveitadas por quem se capacita para elas. Imagine alguém que acabou de se formar na graduação: ele terá as mesmas chances de conquistar um cargo de liderança do que alguém que tem uma pós-graduação ou MBA e bastante experiência?

Viu como é importante entender o que é a formação continuada e quais são as características dela? Agora, você sabe como se beneficiar dos esforços frequentes para ser um profissional melhor. Não deixe de organizar seus estudos na faculdade e além dela, para melhorar suas chances no mercado de trabalho!

E então, este conteúdo ajudou você? Conte com o nosso apoio para crescer na carreira. Veja 8 perguntas que são feitas em toda entrevista de emprego!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.