Dificuldade em ter foco no trabalho? Resolva seguindo estas 10 dicas

dicas para ter foco no trabalho

Quem nunca passou pela situação de resolver dar uma leve checada na rede social e, quando percebe, já perdeu vários minutos preciosos, sem fazer nada de útil? Seja no estágio, seja no emprego formal, é fato que a tecnologia nos deixou mais desatentos com relação aos nossos afazeres e nos tirou muito do foco no trabalho.

A explicação está na neuroquímica: ao fazer isso, o cérebro recebe uma dose de dopamina. Além de isso se tornar um ciclo vicioso, a substância continua ativa durante um tempo, o que atrapalha a concentração na próxima atividade.

No entanto, mesmo para os hard users de smartphones e redes sociais, existem soluções. Conheça, a seguir, algumas técnicas de como ter foco no trabalho:

  • estabeleça metas;
  • desconecte-se das redes sociais;
  • ouça músicas de concentração;
  • crie um check list de tarefas;
  • faça uma atividade de cada vez;
  • utilize metodologias de produtividade;
  • medite;
  • durma bem;
  • controle a ansiedade;
  • alimente-se de forma saudável.

Acompanhe a leitura e entenda melhor cada uma das dicas dadas!

1. Estabeleça metas

A jornada é totalmente diferente quando começamos o dia já sabendo o que precisará ser feito. Primeiro, porque nossa mente se programa a cumprir os objetivos e, com isso, tem a consciência de que não poderá perder muito tempo em atividades banais. Segundo, porque é mais fácil organizar o horário de trabalho e ter mais concentração quando você se obriga a cumprir a meta.

2. Desconecte-se das redes sociais

Pelo menos no turno do trabalho, desative as redes sociais ou suas notificações. Como elas costumam ser a causa de perdermos tanta concentração, nada mais sensato que combater o mal pela raiz, concorda? Evite, inclusive, postar qualquer coisa no horário do intervalo ou almoço, pois isso atiçará sua curiosidade para checar a repercussão do post.

Ainda que tente não pegar o celular, a atenção estará afetada pela ansiedade que sua mente cria, ao tentar ter autocontrole. Então, com o WhatsApp tenha o mesmo raciocínio! Se necessário, explique antecipadamente aos amigos o motivo de só responder as mensagens após o fim do expediente.

3. Ouças músicas de concentração

Essa é uma dica bem pessoal, já que alguns preferem o total silêncio. Mas há quem defenda que uma playlist adequada como as de músicas para estudar é ótima para manter o foco no trabalho. A explicação é que alguns sons estimulam a atividade cerebral e, com isso, favorecem o rendimento. Não custa nada tentar, não é?

4. Crie um checklist de tarefas

Sabe a lista de objetivos criada? Não deixe de dar um check em cada objetivo concluído. Quando você percebe que está dando conta de cumprir o que foi estabelecido, isso aumenta sua motivação, gerando sensações prazerosas. Com o tempo, seu cérebro percebe que ter mais concentração no trabalho também tem seus benefícios e ajudará você a manter essa ideia de pé.

5. Faça uma tarefa de cada vez

Evite ser multitarefa. Realizar várias coisas ao mesmo tempo, não só atrapalha a concentração, como prejudica o desempenho. Por não estarmos totalmente focados em um único assunto, nossa mente tem mais dificuldade para criar memória de curto prazo e não aproveita direito as informações recebidas. Sem contar que tentar lidar com várias obrigações juntas aumenta a ansiedade e o estresse.

6. Utilize metodologias de produtividade

Apesar de a tecnologia atrapalhar, em parte, nosso rendimento, se soubermos usá-la bem, podemos usufruir de suas vantagens. Algumas das metodologias mais conhecidas são as seguintes.

Pomodoro

A técnica Pomodoro é umas das mais utilizadas para quem busca dicas de como ser mais focado no trabalho. Ela trabalha o estabelecimento de metas, com tempo e descanso. A metodologia original consiste em dividir os minutos, da seguinte forma:

  • 25 minutos: focar total no trabalho;
  • 5 minutos: descansar a mente sem, contudo, entrar em redes sociais.

Isso é repetido 4 vezes. Depois, haverá mais um descanso de 30 minutos. Essas 2h30 representarão o primeiro bloco. Depois, inicia-se o segundo bloco, começando pelos 25 minutos de foco no trabalho. A técnica ainda pode ser adaptada. Por exemplo, se você sente que consegue se concentrar por um pouco mais tempo, pode fazer isso.

GTD

O método GTD também ajuda a administrar o tempo. A partir da coleta, processamento e organização de tarefas, é possível adquirir mais disciplina, foco no trabalho e aumento da eficiência. A ideia por trás é que, com a otimização dos afazeres, nossa mente fica liberada para atenção total nas obrigações de cada momento.

Kanban

A metodologia Kanban ajuda a gerenciar projetos e metas de estudos. O objetivo é agilizar todos os passos a serem cumpridos. De modo bem resumido, a técnica consiste em dividir as tarefas em colunas:

  • fazer;
  • fazendo;
  • feito.

A visualização da tabela nos ajuda a organizar mentalmente onde estamos e onde precisamos chegar.

7. Medite

Você sabia que a meditação é uma técnica milenar? Ela é uma ótima forma de treinar o cérebro a ter mais foco no trabalho. Com alguns minutos do dia em que prestamos atenção em nossos pensamentos, adquirimos mais capacidade de aproveitar o momento presente e, assim, ter mais concentração no trabalho. Existem alguns aplicativos de meditação guiada, que podem ser baixados e usados com facilidade. Um deles é o Medite-se, disponível para IOS e Android.

8. Durma bem

É durante o sono que nosso cérebro descansa, repõe as energias e absorve algum conteúdo importante aprendido durante o dia. Isso o deixa preparado para trabalhar com mais afinco no dia seguinte. Assim, entenda que dormir bem é uma atividade indispensável, devendo estar dentro das suas prioridades — afinal, você não quer ficar bocejando o dia todo no trabalho, não é mesmo?

9. Controle a ansiedade

Cuide da saúde mental, pois ela impacta a produtividade no trabalho ou nos estudos. Caso sinta muita ansiedade, tente entender o motivo de ela estar presente na sua vida. Atividades físicas são ótimas formas de combatê-la. No entanto, se perceber que a situação te prejudica muito, não deixe de procurar ajuda profissional!

10. Alimente-se de forma saudável

A alimentação exerce grande influência em nosso rendimento. O consumo exagerado de açúcar, por exemplo, provoca picos de insulina no sangue, o que nos faz sentir mais sono durante o dia. A sonolência dificulta a concentração. Com isso, além de nos sentirmos mais cansados, a frustração é grande por não ter dado conta das metas.

Com todas essas dicas para ter mais foco no trabalho, você acha que agora está preparado para colocá-las em prática? Não se esqueça de que, no começo, tudo parece ser mais difícil, mas, com um pouco de disciplina, as coisas se tornam mais possíveis, combinado?

Gostou dessas ideias? Lembrou de alguma outra que não mencionamos? Deixe seu comentário, e nós o responderemos em breve!

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