Fisioterapia Estética: conheça essa possibilidade da área!

Fisioterapia Estética

Teste Vocacional Rápido

Já pensou em unir saúde, beleza e autoestima em uma mesma profissão? Essa é a proposta da Fisioterapia Estética

A carreira está com tudo, já que cada vez mais as pessoas buscam alternativas que propiciem bem-estar. Além disso, vale lembrar que a área da saúde é uma das mais importantes no mercado de trabalho, abrangendo até as principais profissões do futuro.

Quem deseja investir na carreira precisa, antes, fazer o curso de Fisioterapia, que dá a base pra aplicar os conhecimentos na prática. Na leitura a seguir, você vai ver mais informações sobre a profissão. Se liga!

O que é Fisioterapia Estética?

A Fisioterapia Estética é uma especialidade da Fisioterapia. Ela trabalha com avaliações e intervenções em problemas de tecido epitelial. Pode ter atuação em momentos pré e pós-operatório, além de tratar problemas relacionados a estética. Alguns recursos incluem massagens redutoras, drenagem linfática manual, limpeza de pele, peelings e tratamento de acne.

O que faz o profissional da Fisioterapia Estética em seu dia a dia?

Como você viu, a Fisioterapia não se condiciona a pacientes com limitação física ou problemas motores. Prova disso é que a Fisioterapia Estética oferece ao profissional um amplo campo de atuação. Confira o que faz o fisioterapeuta nessa especialidade!

Estrias, flacidez, celulite e gordura localizada

Com aparelhos eficientes e boas técnicas, o profissional consegue tratar problemas que atrapalham a autoestima. Estrias, por exemplo, podem ser amenizadas de tal forma a se tornarem quase invisíveis. Dependendo do tipo, é possível até eliminá-las.

Flacidez tem relação com a perda de colágeno, além da diminuição da massa muscular. Existem procedimentos que conseguem estimular as células pra criar ativos que diminuem esse aspecto. 

Celulite e gordura localizada têm a ver com a adiposidade que se acumula em camadas da pele. Dependendo do organismo, é necessário um procedimento manual pra ser eliminada. 

Procedimentos pré e pós-cirúrgicos

Cirurgias como abdominoplastia demandam preparação da pele pra haver melhores trocas metabólicas. Massagens e drenagens também são importantes depois, pois estimulam a circulação sanguínea e evitam alguns incômodos decorrentes das intervenções.

Rejuvenescimento da pele

Poeira, alimentação inadequada e estresse, por exemplo, contribuem pra produção de radicais livres, que são responsáveis por acelerar o envelhecimento cutâneo. Porém, a Fisioterapia Estética pode intervir nesse processo, com tratamentos que estimulam antioxidantes e a renovação celular. 

Queimaduras

A queimadura é uma lesão no tecido, mas que deixa marcas que afetam a autoestima. O profissional pode reabilitar a área pra estimular o colágeno e regenerar o local. Com bons tratamentos, é possível melhorar a estética da pele.

Quais técnicas a Fisioterapia Estética pode usar?

As técnicas consistem em tipos diversos de massagens, além de uso de equipamentos eletrônicos, como os seguintes:

  • massagem do tecido conjuntivo: estimula a circulação sanguínea e o aumento dos tecidos que se encontram nos espaços intracelulares da pele;
  • drenagem linfática manual: diminui inchaços, aumenta a nutrição celular e estimula a liberação de gordura corporal;
  • liberação miofascial: auxilia na flexibilidade de músculos e de nervos;
  • massagem clássica: relaxa a musculatura, libera tensões e alivia dores;
  • crioterapia: equipamento que utiliza a técnica de resfriar partes do corpo. Muito usado para celulite e gordura localizada;
  • eletroterapia não invasiva: equipamento de eletrodos são fixados na pele. Transmitem corrente elétrica, atuando em dores e inchaços. Também pode fortalecer músculos;
  • endermologia: equipamento de utiliza ventosa e uma bomba a vácuo pra tirar celulite e gordura localizada;
  • radiofrequência: equipamento que eleva a temperatura da pele para estimular fibras específicas de produção de colágeno.

Qual é a média salarial do setor de Fisioterapia Estética?

A dúvida de muitos estudantes: quanto ganha um fisioterapeuta? Bem, você sabe que remuneração profissional depende de diversos fatores, certo? O nível de experiência e o tipo da empresa, por exemplo, são alguns deles. De modo geral, a média salarial da Fisioterapia Estética é de R$ 2.143*. Isso pra quem está iniciando na carreira. A partir de mais práticas e especializações, é possível um aumento.

Como se especializar em Fisioterapia Estética? 

A Estética é apenas uma das muitas áreas da Fisioterapia, então, o primeiro passo é fazer a graduação nesse curso. Nele, você verá disciplinas ligadas à saúde como: Fisiologia do Exercício, Ortopedia, Traumatologia e Biologia Celular. Ou seja, é um apanhando geral de tudo sobre Fisioterapia pra que o estudante adquira visão ampla da carreira.

Ainda na faculdade, a recomendação é realizar estágios nessa área específica. Além de dar um diferencial ao seu currículo, já que você adquire experiência cedo, é uma forma de entrar em contato com a realidade do mercado e verificar se é exatamente isso que você deseja. Aqui na Pitágoras, temos parceria com o Canal Conecta, um portal de emprego que facilita encontrar centenas de oportunidades.

Ao terminar a faculdade, é importante investir em uma especialização. Como o termo sugere, ela dará uma visão bem específica sobre Estética e Fisioterapia, a fim de te tornar um profissional especialista. 

Em seguida, fica a seu critério. É possível optar por um mestrado, caso seu objetivo seja a docência. Se a intenção é apenas trabalhar com Fisioterapia Estética na parte prática, você pode escolher outra especialização em determinado tema dessa área ou seguir com cursos de extensão. Apesar de estes últimos não darem um título, podem contribuir bastante com o seu conhecimento.

Qual é o perfil profissional ideal pra Fisioterapia Estética?

Sobre o perfil do fisioterapeuta, é importante ser alguém que goste de lidar com pessoas –– afinal, o profissional precisará fazer atendimentos diários. Outra característica é a desinibição. No dia a dia, é comum atender a pacientes seminus, principalmente em tratamentos no corpo, e eles podem se sentir constrangidos nesse momento. Assim, é necessário fazer com que se sintam à vontade e tratar tudo com profissionalismo e ética. 

Além disso, é legal gostar de estudar assuntos ligados à saúde e à beleza, já que serão temas de trabalho diário.

Trate a autoestima das pessoas!

Ao longo do texto, você aprendeu um pouco mais sobre essa área tão interessante que é a Fisioterapia Estética! É ideal pra fazer carreira, já que as pessoas têm procurado alternativas de lidar com o bem-estar, a saúde e a autoestima. E, você, sendo um profissional dedicado, terá tudo pra arrasar. 

Aqui na Pitágoras, você encontra as modalidades presencial e semipresencial. Nesta última, tem a possibilidade de assistir a algumas aulas online, precisando ir à faculdade apenas alguns dias na semana. Além disso, pode entrar no curso por diversas maneiras: vestibular tradicional, vestibular online e nota do Enem, por exemplo. Assim, estamos juntos nessa caminhada pra que você se torne um ótimo profissional de Fisioterapia Estética.

Gostou do conteúdo? Então, você vai adorar descobrir mais informações sobre as faculdades na área da saúde!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.