O que é Física Médica? Conheça essa opção para atuar na saúde

Física Médica

Teste vocacional rápido

Durante a preparação para o vestibular, é comum ter dúvidas de qual graduação seguir. Afinal, são tantas opções disponíveis e, a cada ano, ainda surgem novas profissões. Uma dica frequente na hora de optar pelo curso é pensar sobre as disciplinas com que mais tem afinidade.

Entretanto, muitos estudantes estão interessados em mais de um campo de atuação. É aí que entram as carreiras multidisciplinares. Para quem busca desenvolver novas tecnologias para diagnósticos e terapias, uma excelente opção de graduação é o Curso de Física Médica. Trata-se de uma área ainda pouco conhecida, mas de grande importância para o setor da saúde.

Ficou interessado no assunto? Continue a leitura, saiba mais sobre essa opção de carreira e descubra como é a atuação do profissional da área!

O que é Física Médica?

A Física Médica é a ciência que desenvolve e utiliza técnicas e instrumentos da física para serem utilizados em terapias e em diagnósticos da área médica. Assim, trata-se de uma especialidade que usa as abordagens da Física na Medicina. Seu campo de atuação é bastante amplo, estando presente em áreas como:

  • Radiodiagnóstico;
  • Termografia;
  • Medicina Nuclear;
  • Radioterapia;
  • Bioeletricidade;
  • Bio-óptica, entre outras.

O que se estuda na Física Médica?

Visando desenvolver as habilidades necessárias para o mercado de trabalho, a graduação em Física Médica inclui tanto disciplinas do curso de Física quanto das Ciências Humanas e Biológicas. Desse modo, sua grade curricular é composta por matérias como:

  • Cálculo;
  • Geometria Analítica;
  • Física Mecânica;
  • Química Geral;
  • Física do Corpo Humano;
  • Biofísica;
  • Física das Radiações;
  • Dosimetria;
  • Radiodiagnóstico;
  • Radioterapia;
  • Medicina Nuclear.

Qual é o foco na área de saúde?

Durante a história da Medicina, o homem enxergou a possibilidade de utilizar exames de raios X no diagnóstico e radioatividade na terapêutica. Com isso, foi criada a área da Física Médica, que acabou impulsionada após a descoberta das consequências da radiação ionizante no corpo humano.

Desse modo, trata-se de uma especialidade com foco em analisar determinados procedimentos médicos com base nos conceitos e nas leis da Física para entender melhor como eles podem ser realizados com menos riscos para o ser humano.

Como é a atuação do profissional nessa área?

O físico médico é fundamental para garantir a segurança e a eficácia de equipamentos de imagens, além de desenvolver novas tecnologias para diagnóstico e terapia. Desse modo, ele pode atuar em diferentes segmentos na área da saúde que envolvam o uso de radiações.

Presencial, 100% EAD ou semipresencial: em qual vou me adaptar melhor?

Por isso, o profissional encontra oportunidades de trabalho em hospitais e em clínicas de imagem (humana e veterinária), na venda e no controle de qualidade de equipamentos. Além de realizar os procedimentos necessários para garantir a qualidade da imagem, o físico médico colabora com os demais profissionais da equipe, como o médico e o setor de enfermagem visando potencializar o equilíbrio dos efeitos da radiação.

Quais são as vantagens de estudar Física Médica na Pitágoras?

Para ser tornar um físico médico, é preciso cursar uma graduação em Física Médica. Existem algumas Instituições de Ensino Superior que oferecem essa opção, contudo, para uma boa formação, é essencial escolher com cuidado. Além de oferecer ensino de qualidade, é preciso ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Nesse sentido, a Pitágoras é uma excelente escolha! Afinal, trata-se de uma instituição com mais de 20 anos de atuação no setor de educação. Além disso, ela tem um excelente custo-benefício, com cursos de alto nível oferecidos a preços acessíveis.

Para promover uma formação diferenciada, a Pitágoras conta com algumas vantagens:

  • Aula Destaque: aulas online exclusivas com profissionais renomados;
  • Trilhas de Carreira: atividades extracurriculares, gratuitas e 100% online, que contribuem para o desenvolvimento de habilidades complementares;
  • Canal Conecta: portal exclusivo de vagas de emprego e estágio.

Agora é com você!

Entendeu como a Física Médica é essencial na área da saúde? A formação exige bastante do aluno. Por isso, a escolha da faculdade tem bastante importância nesse processo. Se você tem interesse em aprimorar os métodos de diagnósticos e terapias médicas utilizando a Física, esse curso pode ser a sua praia!

Não perca mais tempo! Inscreva-se no vestibular da Pitágoras e dê os primeiros passos para a construção da sua carreira!

Ah, você também pode se inscrever pelo Vestibulares!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Prouni, FIES, crédito estudantil ou bolsa privada: qual a melhor opção para mim?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.