Conheça os principais financiamentos estudantis para Medicina!

financiamento estudantil medicina

Desconto nota do Enem

Se você sonha em fazer um curso de Medicina, já deve ter pensado na questão financeira, né? Sim, essa graduação é conhecida por ter um custo mais elevado. Afinal, as faculdades precisam de uma complexa estrutura pra capacitação dos estudantes e isso leva a reflexos nas mensalidades cobradas.

Porém, não pense que seu sonho é inacessível! Muito pelo contrário: existem diversas possibilidades pra reduzir ou gerenciar os custos da faculdade e fazê-la caber no seu bolso. Por exemplo, o financiamento estudantil de Medicina!

É justamente sobre essa solução que a gente, aqui da Pitágoras, fala neste post. Continue a leitura e conheça as principais formas de aliviar as mensalidades de Medicina!

Guia prático para ser aprovado em Medicina 2021

Como funciona o financiamento estudantil de Medicina?

O financiamento estudantil de Medicina funciona como um empréstimo com condições facilitadas. Você faz um acordo com a instituição financeira que concede o crédito e, assim, pode efetuar o pagamento da graduação de forma mais diluída e acessível do que as mensalidades originais do curso.

Como todo financiamento, as linhas de crédito estudantis também têm correções monetárias, juros e taxas administrativas. Ainda assim, podem ser muito vantajosas pra estudantes que não têm condições de arcar com os custos do curso no momento, mas não querem esperar mais pra iniciar a graduação.

Com prazos longos pra acertar a dívida do financiamento junto à instituição bancária, você tem mais tempo pra organizar sua vida financeira e até mesmo começar a atuar na sua área no mercado de trabalho — lembre-se de que o salário de um médico não é nada mal, certo?

Quais são as principais possibilidades de financiamento?

Olha só as principais oportunidades de financiamento estudantil privado e público pra você que sonha com um registro no CFM!

FIES

Você já ouviu falar no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), certo? O programa do Governo Federal pra financiamento no ensino superior é uma das melhores alternativas, já que tem as taxas de juros mais baixas do que as de linhas de crédito bancárias.

E o melhor é que sua graduação dos sonhos está entre os cursos prioritários do Governo. É isso mesmo! Como forma de incentivo à formação de profissionais da Saúde, são abertas centenas de vagas para o FIES para Medicina todos os anos. Pra participar, você deve atender aos seguintes requisitos:

  • ter feito o Enem, com nota mínima de 450 pontos nas provas de conhecimentos gerais e pontuação diferente de zero na redação;
  • ter renda bruta familiar per capita (por pessoa) equivalente a até 3 salários mínimos.

Financiamento bancário

Caso você não tenha o perfil exigido para o processo seletivo do FIES, outra opção é o financiamento estudantil direto com o banco. Apesar de terem taxas de juros mais altas e análise de crédito, as instituições bancárias também oferecem condições atrativas.

Um exemplo é o Financiamento Graduação Saúde, do banco Santander, dedicado exclusivamente aos cursos de:

Tour pela prova do Enem

Pra contratá-lo, basta ter matrícula ativa em um desses cursos, em uma faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A solicitação pode ser feita a partir da 4ª mensalidade da graduação e é necessário ter conta-corrente no Santander.

Creditas

Aqui na Pitágoras, temos também outra possibilidade de crédito estudantil pra Medicina. Por meio de uma parceria com a Creditas, nossos estudantes podem fazer um empréstimo integral ou parcial pra pagar o curso. Usando um veículo ou imóvel como garantia, a operação fica segura e com juros ainda mais baixos.

A análise de crédito é descomplicada, e o contrato pode ser feito com diferentes prazos e valores das parcelas. Que tal conferir como ficaria o seu empréstimo? Dá pra ter uma ideia a partir da simulação online diretamente no site do Financiamento Creditas. ou, ainda, entrar em contato com a secretaria da sua unidade Pitágoras.

Quais são as alternativas pra estudar Medicina?

Agora que você conheceu as principais possibilidades de financiamento estudantil, temos mais uma dica: dá pra reduzir os custos da faculdade com uma bolsa em Medicina Essas é uma excelente alternativa pra ter um abatimento definitivo nas mensalidades.

Aqui na Pitágoras, temos bolsas de estudos especiais pra Medicina, que conferem abatimentos de 50% ou 100% na mensalidade. Pra concorrer, você precisa:

  • ser aprovado no processo seletivo pra ingresso no curso;
  • ter estudado em escola pública durante o ensino médio;
  • ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.

A seleção dos bolsistas é feita por aproveitamento da nota do Enem, que deve ser de pelo menos 600 pontos nas provas de Conhecimentos Gerais e de 400 pontos na redação. A classificação se dá em ordem decrescente de pontuação no exame.

Além dessa bolsa, há vários descontos e outros abatimentos que podem ser concedidos aos alunos. Vale a pena procurar a secretaria da sua unidade de interesse pra conferir os regulamentos vigentes e descobrir quais editais se encaixam no seu perfil.

Como se organizar financeiramente pra pagar a faculdade?

Pra terminar, anote aí algumas dicas de controle financeiro pra organizar seu orçamento e pagar a faculdade sem problemas:

  • tente quitar suas dívidas antes de assumir o compromisso de um financiamento de faculdade, fazendo acordos com os credores — a maioria dos bancos não concede linha de crédito pra quem tem o nome em órgãos de restrição;
  • faça uma planilha com sua receita e suas despesas fixas e variáveis, tentando avaliar quais gastos são supérfluos e podem ser eliminados;
  • não gaste o que não tem! Nada de compras por impulso, tente sempre avaliar antes suas possibilidades e ver se realmente aquele gasto cabe no orçamento;
  • evite fazer compras parceladas, pois é fácil perder o controle do gasto total desses parcelamentos, além de que as compras à vista costumam ter descontos.

Chegou a sua hora!

Existem muitas possibilidades de financiamento estudantil de Medicina, além de empréstimos e descontos que podem fazer uma baita diferença na sua mensalidade. Nossos estudantes ainda têm uma bolsa especial pra futuros médicos.

E esse é apenas um dos diferenciais da Pitágoras! Estudando aqui com a gente, você conta com um sistema de ensino inovador, que incorpora a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL, na sigla em inglês), uma metodologia ativa que garante o melhor aproveitamento! Sem contar nas visitas à Rede Básica de Saúde, as aulas em diversos laboratórios com infraestrutura completa, e muito mais!

Então, inscreva-se no vestibular da Pitágoras e conheça todas as oportunidades pra você começar já sua carreira em Medicina!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 98

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados