Se você sonha em fazer um curso de Medicina, já deve ter pensado na questão financeira, né? Sim, essa graduação é conhecida por ter um custo mais elevado. Afinal, as faculdades precisam de uma complexa estrutura pra capacitação dos estudantes e isso leva a reflexos nas mensalidades cobradas.
Porém, não pense que seu sonho é inacessível! Muito pelo contrário: existem diversas possibilidades pra reduzir ou gerenciar os custos da faculdade e fazê-la caber no seu bolso. Por exemplo, o financiamento estudantil de Medicina!
É justamente sobre essa solução que a gente, aqui da Pitágoras, fala neste post. Continue a leitura e conheça as principais formas de aliviar as mensalidades de Medicina!
Como funciona o financiamento estudantil de Medicina?
O financiamento estudantil de Medicina funciona como um empréstimo com condições facilitadas. Você faz um acordo com a instituição financeira que concede o crédito e, assim, pode efetuar o pagamento da graduação de forma mais diluída e acessível do que as mensalidades originais do curso.
Como todo financiamento, as linhas de crédito estudantis também têm correções monetárias, juros e taxas administrativas. Ainda assim, podem ser muito vantajosas pra estudantes que não têm condições de arcar com os custos do curso no momento, mas não querem esperar mais pra iniciar a graduação.
Com prazos longos pra acertar a dívida do financiamento junto à instituição bancária, você tem mais tempo pra organizar sua vida financeira e até mesmo começar a atuar na sua área no mercado de trabalho — lembre-se de que o salário de um médico não é nada mal, certo?
Quais são as principais possibilidades de financiamento?
Olha só as principais oportunidades de financiamento estudantil privado e público pra você que sonha com um registro no CFM!
FIES
Você já ouviu falar no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), certo? O programa do Governo Federal pra financiamento no ensino superior é uma das melhores alternativas, já que tem as taxas de juros mais baixas do que as de linhas de crédito bancárias.
E o melhor é que sua graduação dos sonhos está entre os cursos prioritários do Governo. É isso mesmo! Como forma de incentivo à formação de profissionais da Saúde, são abertas centenas de vagas para o FIES para Medicina todos os anos. Pra participar, você deve atender aos seguintes requisitos:
- ter feito o Enem, com nota mínima de 450 pontos nas provas de conhecimentos gerais e pontuação diferente de zero na redação;
- ter renda bruta familiar per capita (por pessoa) equivalente a até 3 salários mínimos.
Financiamento bancário
Caso você não tenha o perfil exigido para o processo seletivo do FIES, outra opção é o financiamento estudantil direto com o banco. Apesar de terem taxas de juros mais altas e análise de crédito, as instituições bancárias também oferecem condições atrativas.
Um exemplo é o Financiamento Graduação Saúde, do banco Santander, dedicado exclusivamente aos cursos de:
- Medicina;
- Farmácia;
- Enfermagem;
- Odontologia;
- Zootecnia;
- Medicina Veterinária;
- Biomedicina;
- Fisioterapia;
- Fonoaudiologia;
- Nutrição.
Pra contratá-lo, basta ter matrícula ativa em um desses cursos, em uma faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A solicitação pode ser feita a partir da 4ª mensalidade da graduação e é necessário ter conta-corrente no Santander.
Creditas
Aqui na Pitágoras, temos também outra possibilidade de crédito estudantil pra Medicina. Por meio de uma parceria com a Creditas, nossos estudantes podem fazer um empréstimo integral ou parcial pra pagar o curso. Usando um veículo ou imóvel como garantia, a operação fica segura e com juros ainda mais baixos.
A análise de crédito é descomplicada, e o contrato pode ser feito com diferentes prazos e valores das parcelas. Que tal conferir como ficaria o seu empréstimo? Dá pra ter uma ideia a partir da simulação online diretamente no site do Financiamento Creditas. ou, ainda, entrar em contato com a secretaria da sua unidade Pitágoras.
Quais são as alternativas pra estudar Medicina?
Agora que você conheceu as principais possibilidades de financiamento estudantil, temos mais uma dica: dá pra reduzir os custos da faculdade com uma bolsa em Medicina Essas é uma excelente alternativa pra ter um abatimento definitivo nas mensalidades.
Aqui na Pitágoras, temos bolsas de estudos especiais pra Medicina, que conferem abatimentos de 50% ou 100% na mensalidade. Pra concorrer, você precisa:
- ser aprovado no processo seletivo pra ingresso no curso;
- ter estudado em escola pública durante o ensino médio;
- ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.
A seleção dos bolsistas é feita por aproveitamento da nota do Enem, que deve ser de pelo menos 600 pontos nas provas de Conhecimentos Gerais e de 400 pontos na redação. A classificação se dá em ordem decrescente de pontuação no exame.
Além dessa bolsa, há vários descontos e outros abatimentos que podem ser concedidos aos alunos. Vale a pena procurar a secretaria da sua unidade de interesse pra conferir os regulamentos vigentes e descobrir quais editais se encaixam no seu perfil.
Como se organizar financeiramente pra pagar a faculdade?
Pra terminar, anote aí algumas dicas de controle financeiro pra organizar seu orçamento e pagar a faculdade sem problemas:
- tente quitar suas dívidas antes de assumir o compromisso de um financiamento de faculdade, fazendo acordos com os credores — a maioria dos bancos não concede linha de crédito pra quem tem o nome em órgãos de restrição;
- faça uma planilha com sua receita e suas despesas fixas e variáveis, tentando avaliar quais gastos são supérfluos e podem ser eliminados;
- não gaste o que não tem! Nada de compras por impulso, tente sempre avaliar antes suas possibilidades e ver se realmente aquele gasto cabe no orçamento;
- evite fazer compras parceladas, pois é fácil perder o controle do gasto total desses parcelamentos, além de que as compras à vista costumam ter descontos.
Chegou a sua hora!
Existem muitas possibilidades de financiamento estudantil de Medicina, além de empréstimos e descontos que podem fazer uma baita diferença na sua mensalidade. Nossos estudantes ainda têm uma bolsa especial pra futuros médicos.
E esse é apenas um dos diferenciais da Pitágoras! Estudando aqui com a gente, você conta com um sistema de ensino inovador, que incorpora a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL, na sigla em inglês), uma metodologia ativa que garante o melhor aproveitamento! Sem contar nas visitas à Rede Básica de Saúde, as aulas em diversos laboratórios com infraestrutura completa, e muito mais!
Então, inscreva-se no vestibular da Pitágoras e conheça todas as oportunidades pra você começar já sua carreira em Medicina!