Farmácia: tudo que você precisa saber sobre o curso

Farmácia

Já pensou em se formar em uma área altamente valorizada e com muitas oportunidades de carreira? Então, que tal considerar a formação em um curso de Farmácia? Esse Bacharelado tem se tornado um destaque entre as graduações mais interessantes do mercado.

O farmacêutico, ao contrário do que muita gente pensa, faz muito mais do que atender pessoas em drogarias e instituições de saúde. Ele também participa de processos importantíssimos pra validação de fármacos e tem uma grande responsabilidade quando o assunto é salvar vidas.

Quer saber mais sobre essa carreira e o curso? Então, vem com a gente entender como funciona a graduação em Farmácia e descobrir como a Pitágoras pode ser fundamental em seu caminho rumo à carreira na área farmacêutica. Boa leitura!

Como é o curso de Farmácia?

O Bacharelado em Farmácia é um curso da área da saúde. O principal objetivo dessa graduação é formar profissionais que possam lidar com a preparação e comercialização de fármacos, além da orientação dos pacientes sobre as formas de utilizá-los em seu dia a dia.

Além disso, o farmacêutico é um profissional fundamental na preparação de cosméticos, produtos de limpeza, artigos de higiene e até mesmo alguns tipos de alimento. Atua também na fiscalização de processos e na administração de setores ligados à indústria farmacêutica.

Duração

A duração do curso superior de Farmácia é de 5 anos. Esse tempo depende de uma série de fatores, como o número de matérias que você fizer a cada semestre, a sua reprovação em algumas disciplinas e assim por diante.

Outro fator que pode interferir na duração da formação é a existência de um curso superior prévio. Se essa for a sua segunda graduação e a primeira também pertencer à área da saúde, é provável que algumas matérias sejam eliminadas e você possa se tornar um farmacêutico em bem menos tempo! Oportunidade interessante, não acha?

Disciplinas

A grade curricular de Farmácia é bastante abrangente. Nela, a gente pode encontrar tanto matérias da área das Ciências Biológicas, como das Exatas e até mesmo Humanas. O profissional farmacêutico aprende a lidar com pacientes, com cálculos e também com os aspectos biológicos dos fármacos e amostras recebidas.

Algumas das matérias que você vai ver no curso de Farmácia aqui da Pitágoras são:

  • anatomia;
  • bioquímica;
  • farmacologia;
  • bioética;
  • gestão e administração;
  • genética;
  • imunologia;
  • microbiologia;
  • citologia.

Modalidades

O curso de Farmácia da Pitágoras é oferecido em duas modalidades: presencial ou semipresencial. A primeira é perfeita pra quem se dedica integralmente aos estudos e tem todo o tempo pra realizar as atividades da faculdade. Já a segunda é pra pessoas que conciliam a graduação com outros aspectos da vida e precisa de tempo para organizar a rotina.

Achou interessante essa flexibilidade nos estudos? Pois saiba que tem mais: o curso de Farmácia a distância é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e altamente valorizado pelo mercado. Por isso, considere o investimento nessa modalidade inovadora –– e disponível, é claro, na Pitágoras!

Valores

Os valores para o curso de Farmácia podem variar a partir de alguns fatores, como instituição, período escolhido pra estudar e modalidade de ensino (presencial ou semipresencial) escolhida.

Na Pitágoras, as mensalidades pra essa graduação são encontradas a partir de R$ 449,00*. E o melhor: com possibilidade de conquistar vários descontos e bolsas de estudo. Tudo isso pra que você estude com excelência de ensino de um jeito que cabe no seu orçamento!

Quais são as áreas de atuação do profissional?

Agora, que tal conhecer um pouco mais sobre o dia a dia de quem resolve seguir uma carreira em Farmácia? Essa profissão, assim como várias outras da área da saúde, é cheia de oportunidades para diversos tipos de gostos, personalidades e perfis de profissionais. Com certeza, vai ter aquela atuação que é a sua cara!

Esse é um ponto muito positivo: além de possibilitar a realização profissional pra pessoas com estilos diversos, também faz com que o mercado para essa profissão seja muito aquecido. Com isso, dificilmente há uma saturação de profissionais pra poucas vagas disponíveis.

Lembrando que a gente vai falar apenas sobre algumas das áreas possíveis. Você pode conferir outras em uma lista emitida pelo Conselho Federal de Farmácia, combinado? Se liga nestes locais em que você pode atuar daqui a alguns anos, quando tiver seu diploma em mãos!

Alimentos

Uma das oportunidades de trabalho para o farmacêutico é a atuação na indústria de alimentos. Aqui, você vai ser encarregado de atuar na fiscalização e análise da produção de diversos grupos alimentares, controlando a sua qualidade e garantindo a saúde da população.

Cosmetologia

Já reparou no quanto o setor de beleza tem crescido nos últimos anos? A preocupação com esse tipo de cuidado cresceu tanto que colocou o Brasil em quarto lugar no ranking mundial de consumo em higiene pessoal, cosméticos e perfumaria. O mais legal é que, sendo farmacêutico, você consegue contribuir muito pra esse setor continuar em movimento.

Gestão

O farmacêutico também tem um quê de administrador. Por isso, você pode ser encarregado de liderar equipes, elaborar planos de atuação e fiscalizar o funcionamento de processos em indústrias, hospitais e vários outros tipos de estabelecimentos.

Segurança do trabalho

A área de Segurança do Trabalho é uma das mais em alta atualmente. Aqui, profissionais dos mais diversos campos da saúde se unem com um objetivo comum: garantir a saúde dos colaboradores de empresas de ramos variados. A atuação do profissional da Farmácia também é muito importante nesse contexto.

Vigilância sanitária

A vigilância sanitária é um campo que tem como objetivo minimizar os riscos à saúde da população por meio da vistoria de processos e estabelecimentos que prestam serviços à sociedade. O farmacêutico é uma peça importante nesse tipo de trabalho!

Medicamentos

A gente não poderia citar as áreas de atuação desse profissional sem falar também da indústria de medicamentos. Nela, o farmacêutico trabalha diretamente na produção de remédios, testando compostos novos ou unindo os que já existem e elaborando novas soluções pra ajudar no tratamento de doenças que atingem a população.

Farmácia Clínica

O profissional da Farmácia Clínica é aquele que lida com o atendimento aos pacientes. Fornece informações importantes sobre as maneiras de utilizar um remédio e os possíveis efeitos colaterais adversos que cada fórmula traz. O farmacêutico que atua nessa área pode ser encontrado em hospitais, clínicas, unidades de saúde e drogarias.

Assistência domiciliar

Equipes multidisciplinares de home care (atendimento domiciliar) também podem contar com a ajuda de um farmacêutico pra lidar com as questões relacionadas com os medicamentos utilizados pelos pacientes. Aqui, você trabalha em conjunto com colegas de outras áreas, como a Medicina e a Enfermagem.

Meio ambiente

Por fim, o farmacêutico também pode ajudar o meio ambiente. Você sabia disso? Essa é uma área pouco conhecida, mas que tem crescido bastante nos últimos tempos! Aqui, vai atuar na análise de compostos provenientes, por exemplo, do solo e também na escolha das melhores fórmulas pra solucionar problemas enfrentados pelos ecossistemas.

Qual é o perfil do profissional?

Uma das principais características do farmacêutico é o seu gosto pelos estudos, especialmente por matérias ligadas às Ciências Biológicas. O profissional da Farmácia precisa ter em mente que, ao longo de toda a sua carreira, ele estará em constante aprendizado.

Na área da saúde, novidades surgem a todo o tempo. Por isso, é muito importante estar atualizado e buscar especializações para complementar a atuação profissional!

Além disso, esse profissional precisa desenvolver a humanização em seu dia a dia de trabalho, ainda que não lide diretamente com o público. É preciso também ter muita responsabilidade –– afinal, o farmacêutico lida com vidas.

A organização e a disciplina também são fundamentais pra esse profissional. Outras características, competências e habilidades que o farmacêutico precisa trabalhar são:

  • saber atuar em equipe;
  • ter um bom raciocínio lógico;
  • ser detalhista e observador;
  • ser curioso por natureza;
  • sempre se questionar;
  • buscar alternativas e soluções;
  • tomar decisões com rapidez e segurança;
  • ter espírito de liderança;
  • organizar equipes e delegar tarefas.

Quais são as atividades desenvolvidas?

Agora que a gente já sabe quase tudo sobre essa faculdade e o dia a dia do farmacêutico, fica o questionamento: o que faz um profissional de Farmácia na prática? Quais são as atividades desenvolvidas por ele no cotidiano?

Apenas com as áreas de atuação, já dá pra ter uma ideia de como funciona esse processo. Mesmo assim, se liga em alguns detalhes que podem ter passado despercebidos, pra que você termine este texto decidido a se tornar um farmacêutico. Vamos lá?

Atendimento ao público

Uma das principais atribuições do farmacêutico é, sem dúvidas, o atendimento ao público. Essa também é uma das mais conhecidas, em que o graduado em Farmácia trabalha em drogarias. O trabalho muito importante para a sociedade, já que é ele quem passa ao paciente as orientações adequadas para uso dos remédios.

Além disso, o atendimento aos pacientes pode ser feito em hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Esse é um trabalho de muita responsabilidade e que exige boas habilidades de comunicação com o público por parte do funcionário encarregado.

Exames para diagnóstico

A análise de amostras de exames é outra das funções de um profissional da Farmácia. Aqui, ele trabalha com o biomédico pra descobrir quais são os problemas encontrados nos exames.

O farmacêutico atua mais na análise toxicológica, ou seja, na busca pela identificação de agentes infecciosos que podem gerar qualquer tipo de problema. Ele também utiliza seus conhecimentos sobre as fórmulas pra chegar ainda mais a fundo no que está analisando.

Preparação de fórmulas

Já que estamos falando sobre fórmulas, nada melhor do que mencionar outra possível atribuição do farmacêutico: a preparação de fármacos e produtos variados! O profissional atua na indústria formulando remédios, artigos de beleza, itens de higiene e até mercadorias destinadas à limpeza de ambientes.

Todos esses processos são feitos com muito cuidado. Passam por inúmeros testes pra garantir, além de sua eficácia, a segurança dos compostos misturados na fórmula para os seres humanos e animais que vão fazer uso delas.

Distribuição e comercialização de produtos

O farmacêutico também pode atuar diretamente na comercialização de produtos, ou seja, na representação de vendas de grandes empresas. Essa é uma atribuição menos comum, mas que também pode ser válida.

A área de distribuição é muito importante. Aqui, o farmacêutico mescla seus conhecimentos com conceitos de logística, administração e empreendedorismo, que também são vistos ao longo da faculdade de Farmácia.

Pesquisa e área acadêmica

Por fim, outras atribuições possíveis são a pesquisa e o ensino. Na primeira, você vai conduzir ou participar de pesquisas pra descoberta de novas fórmulas ou de aplicação para as que já são conhecidas pelo campo da saúde.

Na segunda, você pode trabalhar como professor de ensino superior, atuando em faculdades de Farmácia, Biomedicina, Medicina, Medicina Veterinária, Enfermagem e por aí vai. Fica responsável pela educação das próximas gerações de profissionais que vão lidar com a vida de outras pessoas. Grande responsabilidade, né?

Qual é a remuneração média do profissional de Farmácia?

A média salarial para um farmacêutico clínico é de R$ 3.416,67* para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Essa quantia pode variar bastante e tende a crescer consideravelmente conforme você adquirir mais experiência e colecionar páginas em seu currículo.

E isso é bem fácil de acontecer! Com tantas áreas de atuação disponíveis, encontrar um emprego em Farmácia não é uma tarefa nem um pouco difícil. Isso se torna ainda mais verdadeiro caso você se gradue em uma faculdade renomada.

Com os diferenciais da formação na Pitágoras, que a gente vê logo mais, chegar a valores como R$ 5.862,14* fica fácil! Se liga nos salários para empresas diversas na área da Farmácia:

  • fabricação de medicamentos: R$5.686,63*;
  • defesa dos direitos sociais: R$ 3.553,17*;
  • locação de mão de obra temporária: R$ 3.662,29*;
  • atendimento hospitalar: R$ 3.396,49*.

Por que cursar Farmácia na Pitágoras?

O ensino superior tem um peso grande na carreira de um profissional –– e você viu o quanto o farmacêutico é importante no mercado, né? Pra adquirir essa responsabilidade e domínio da área, nada melhor que se formar em uma instituição que se preocupa com sua formação do início ao fim. A gente está falando da Pitágoras, claro!

Com muitos anos de tradição e muito reconhecimento, ter o nome da Pitágoras em seu currículo vai ser um grande diferencial na hora de concorrer pelas melhores vagas disponíveis em sua região. Afinal, esse é um curso que tem como pilares a humanização e a qualificação dos estudantes que passam por aqui.

Veja só quantos benefícios você encontra ao estudar na Pitágoras!

Formas de ingresso facilitadas

O primeiro grande diferencial da Pitágoras está nas diversas formas de ingresso. Por aqui, você pode escolher como entrar no ensino superior e aumenta suas chances de conquistar a tão sonhada vaga! Algumas das opções são:

Além disso, há muitos convênios, bolsas e descontos exclusivos pra fazer com que a faculdade de seus sonhos caiba em seu bolso!

Metodologia inovadora

A metodologia de ensino utilizada aqui na Pitágoras é focada em te preparar para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, te humanizar para o atendimento ao público. Essa é uma característica fundamental não só para os profissionais da área da saúde –– então, fique de olho nessa tendência!

Na Pitágoras, você vai vivenciar o dia a dia profissional do farmacêutico desde o início de sua graduação. Com isso, pode aprender na prática e entrar em contato com as diversas áreas possíveis de atuação, traçando um plano de carreira que combine com os seus objetivos.

Já pensou encontrar sua praia logo na graduação? É essa a nossa intenção!

Modalidades de ensino

A gente viu que o curso de Farmácia na Pitágoras é oferecido nas modalidades de ensino presencial e semipresencial, certo? O EAD veio pra ficar, e a Pitágoras não te deixa na mão se precisar de toda essa flexibilidade pra sua rotina.

Ao optar pela modalidade, você vai ter todo o suporte necessário, aulas com a mesma qualidade do estilo presencial e pode desenvolver habilidades únicas, como a autonomia, o autoconhecimento e a organização.

Uso da tecnologia

A utilização frequente da tecnologia é uma constante no ensino Pitágoras. Isso é válido tanto para os cursos semipresenciais quanto para os presenciais. Aqui, a inovação é levada a sério, e o nosso objetivo é sempre te preparar para o que há de mais moderno no ensino!

As aulas a distância são ministradas em uma plataforma conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que faz com que a experiência seja quase como a de uma aula presencial. Além disso, ovai ter uma série de atividades que podem ser feitas com o uso de aparatos tecnológicos.

Infraestrutura completa

A infraestrutura da Pitágoras não é inovadora só no universo online. Os polos presenciais também são marcados por inovações e ferramentas que contribuem bastante para o aprendizado dos nossos estudantes.

Alguns dos exemplos são os laboratórios pra aulas práticas, as salas multimídia e as bibliotecas presenciais. Pra mais informações sobre a infraestrutura para o seu curso, fique à vontade pra entrar em contato com a nossa equipe!

Suporte frequente

Quando entramos em uma faculdade, nos deparamos com um mundo completamente novo. Isso vale pra pessoas de qualquer idade e de todos os cursos –– e, claro, com a Farmácia não é diferente. É então que precisamos de suporte e apoio. E isso você tem de sobra aqui na Pitágoras!

Além do suporte emocional e pedagógico oferecido pela nossa equipe, você também tem ajuda frequente para as matérias. Os tutores virtuais, por exemplo, são uma ótima maneira de tirar dúvidas sobre algum conteúdo e aprender ainda melhor aquele tema que não entrou tão bem na cabeça durante as aulas.

Diferenciais exclusivos

A Pitágoras também conta com uma série de diferenciais que fazem dela uma instituição completamente ímpar no mercado. Um dos mais bacanas é o Canal Conecta, um portal exclusivo que te coloca diante das melhores vagas de estágio e emprego do mercado naquele momento! Isso sem falar nas dicas essenciais pra você mandar bem nas entrevistas e deixar de lado a insegurança diante dos recrutadores.

Além dele, ainda tem a Avaliação Continuada, as Trilhas de Carreira e as Disciplinas Interativas (DIs). De novo, a tecnologia está presente em nossos diferenciais. Com as Habilidades Digitais, você se prepara ainda mais pra encarar as tendências e desafios do mercado da saúde –– que vai precisar de profissionais com as competências certas pra dar sequência a esse crescimento do setor!

Corpo docente qualificado

Uma boa instituição também é aquela que se preocupa com a contratação dos melhores professores, né? Novamente, eles estão por aqui, na Pitágoras! Ao estudar com a gente, você tem aulas apenas com pessoas que realmente sabem do que estão falando e que já viveram na pele todas as dúvidas e anseios dos estudantes.

O corpo docente da Pitágoras é composto por profissionais com vasta experiência e currículos que vão inspirar os seus estudantes a, em breve, se tornarem assim como eles!

Aula Destaque

Por fim, um de nossos diferenciais mais interessantes é a Aula Destaque. Esse é um programa exclusivo que traz encontros especiais para os alunos da Pitágoras, ministrados por profissionais renomados e vistos como referências em suas áreas de atuação.

Para o curso de Farmácia, eles incluem nomes como Jairo Bouer, Caio Rosenthal e Fernando Gomes. Essas aulas são completamente online, gravadas e exclusivas. Dá pra você assistir quando puder! Fornecem a expertise de profissionais qualificados para o aluno da Pitágoras e traz ainda mais diferenciais pra sua vida profissional.

Agora é com você!

Gostou de saber mais sobre a faculdade de Farmácia? Certamente, essa é uma área em pleno crescimento e que representa uma parcela fundamental do trabalho dos profissionais da saúde. Sem o farmacêutico, outros trabalhadores — como médicos, enfermeiros e veterinários — não poderiam fazer o trabalho bem feito que fazem.

Está ansioso pra começar logo o seu curso de Farmácia? Então, veio ao lugar certo! Inscreva-se no vestibular da Pitágoras e dê início ao seu sonho de se tornar esse profissional indispensável pra saúde.

*Sujeito à alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content