Farmácia a distância: por que investir nessa modalidade?

estudante de farmácia ead

Você sonha em estudar na área da saúde, mas não tem a disponibilidade de tempo necessária pra cursar uma graduação presencial? Então, ingressar na modalidade EAD é a melhor opção! As faculdades que se preocupam em adaptar o nível superior à rotina do aluno vêm ofertando o curso de Farmácia a distância no semipresencial.

Mas você tem ideia de como funciona essa modalidade? Será que ela é mesmo vantajosa pra quem quer cursar Farmácia? Caso ainda tenha dúvidas, não se preocupe! Foi justamente pensando em te ajudar a entender melhor sobre o assunto que a gente preparou este post!

Vem com a gente?

O que se estuda na faculdade de Farmácia?

Com duração média de 5 anos, o curso de Farmácia tem como objetivo te capacitar pra atuar como farmacêutico. Se trata do profissional especialista no ramo de medicamentos, que conhece profundamente as composições farmacológicas e suas reações no organismo. Já pensou em poder indicar pra quais situações um remédio é indicado ou contraindicado e ajudar o paciente no alívio de seus sintomas?

Pra isso, a grade curricular da faculdade de Farmácia é recheada de matérias relacionadas com as ciências da natureza e Exatas, assim como grande parte dos cursos da área da saúde. Isso sem falar, é claro, daquelas mais específicas, que costumam ser introduzidas depois dos primeiros semestres.

Pra que você tenha uma ideia em relação às disciplinas que vai estudar no curso de Farmácia a distância aqui da Pitágoras, se liga nas que a gente listou abaixo:

  • anatomia humana;
  • bioquímica;
  • biossegurança;
  • botânica;
  • fisiologia;
  • citologia;
  • microbiologia;
  • imunologia;
  • genética;
  • toxicologia;
  • cosmetologia;
  • gestão farmacêutica;
  • farmácia hospitalar;
  • bioética etc.

Como é o mercado de trabalho para o farmacêutico?

Curioso pra saber quais são as possibilidades de carreira em Farmácia? Pois saiba que, ao contrário do que alguns ainda possam imaginar, as atuações para o profissional de Farmácia vão muito além do atendimento aos pacientes em drogarias. Na verdade, são vários os segmentos que demandam o trabalho do farmacêutico — e há espaço até mesmo na indústria alimentícia, por exemplo!

O salário médio para o farmacêutico é bem interessante: R$ 3.516,45*. Abaixo, a gente trouxe algumas possibilidades de carreira para o profissional formado em diferentes áreas da Farmácia. Veja só:

  • atendimento em farmácias e drogarias — indicando os medicamentos mais adequados pra situações apresentadas pelos pacientes e orientando-os em relação à posologia, duração do tratamento etc.;
  • atendimento em hospitais, clínicas e postos de saúde — acompanhando o tratamento dos pacientes e assessorando o trabalho das equipes médicas e de Enfermagem;
  • análises clínicas e toxicológicas — analisando, em laboratório, os materiais biológicos submetidos pra identificar agentes infecciosos e/ou tóxicos;
  • desenvolvimento de medicamentos — atuando no segmento da indústria, elaborando e testando novos princípios ativos e medicamentos a serem lançados;
  • pesquisa clínica em laboratórios e indústrias — realizando a observação dos pacientes submetidos a essas novas medicações;
  • cosmetologia — trabalhando na elaboração e no controle de qualidade de cosméticos ou produtos de higiene em indústrias e farmácias de manipulação;
  • acadêmico em Farmácia — ministrando aulas em faculdades, atuando em pesquisas acadêmicas, participando de projetos de extensão etc.

Como funciona o curso de Farmácia a distância?

Não é segredo algum que estudar a distância já faz parte de uma nova realidade –– fazer a faculdade de Farmácia na pandemia e com rotinas cada vez mais atribuladas ficou bem tranquilo com essa modalidade. Conciliar um curso presencial com o trabalho e os demais compromissos não é tarefa fácil — e é aqui que o EAD entra como solução.

Se antigamente o curso de Farmácia só estava disponível na modalidade presencial, hoje já existem várias faculdades credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) pra ofertarem o semipresencial. Por se tratar de uma graduação da área da saúde, com ampla carga técnica e prática, esse é o modelo ideal pra quem quer se beneficiar da flexibilidade do EAD sem comprometer a qualidade da formação.

Mas como assim modalidade semipresencial?

A modalidade semipresencial é uma tendência na educação superior a distância. Nesse modelo, que une o melhor do presencial e do EAD, você só precisa se deslocar até o polo de apoio da faculdade uma vez por semana (a depender da instituição escolhida), cumprindo o resto da carga horária de forma online, numa plataforma virtual de aprendizado.

Nos encontros presenciais, o ensino ocorre via videoconferência ao vivo com os professores e na companhia dos colegas. Isso permite uma interação em tempo real entre todos, facilitando a solução de dúvidas, o compartilhamento de experiências, a criação de laços mais estreitos e a prática do networking profissional.

Já a parte a distância da formação segue a mesma lógica de um curso 100% online — possibilitando que você estude quando e de onde quiser, de acordo com o tempo que tem disponível. Legal, né?

Por que estudar na faculdade de Farmácia a distância da Pitágoras?

Quando o assunto é ingressar numa graduação, escolher a melhor faculdade é algo indispensável. Afinal de contas, o nível superior é um investimento muito importante e que precisa ser de alto retorno pra compensar os gastos em tempo e recursos financeiros, concorda? Por isso mesmo, estudar Farmácia EAD aqui na Pitágoras é a opção mais acertada para o seu futuro.

Pra saber porquê, confira nossos diferenciais:

  • infraestrutura de primeira — com laboratórios modernos e equipados com tecnologia de ponta, além de um ambiente virtual dinâmico e interativo;
  • corpo acadêmico qualificado — composto por professores e tutores EAD experientes e amplamente capacitados;
  • Canal Conecta — portal de empregabilidade exclusivo para os alunos Pitágoras, ligando você a vagas de estágio em Farmácia e emprego em Farmácia no país todo;
  • ensino voltado para o mercado — te preparando pra atuação no mercado e permitindo aprender na prática com casos reais de sua profissão.

Viu só como vale a pena investir no curso de Farmácia a distância? Ao estudar de forma semipresencial, você pode usufruir de todas as vantagens do EAD, como flexibilidade, praticidade e autonomia, sem abrir mão dos benefícios de um curso presencial. Sendo assim, o que está esperando pra se inscrever no vestibular, iniciar seus estudos com a gente aqui na Faculdade Pitágoras e conquistar o seu diploma de farmacêutico?

Aproveite que está aqui pra conhecer agora mesmo as nossas formas de ingresso e fazer a sua inscrição no vestibular Pitágoras!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content