Faculdades em Primavera do Leste: como escolher a ideal?

faculdades em primavera do leste

Desconto nota do Enem

Alguns municípios são referência nacional quando se fala em desenvolvimento e qualidade de vida. Esse é o caso de Primavera do Leste, cidade de Mato Grosso que se localiza a 235 quilômetros de Cuiabá e conta com pouco mais de 60 mil habitantes*.

Primavera foi elevada à categoria de município na década de 1980 e é totalmente planejada. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é alto em relação à média nacional: 0,752 (em uma escala que vai até 1). Só para você ter uma média, o IDH da cidade de São Paulo** é 0,805.

Imagine que ela não recebeu esse nome à toa. Primavera é florida, tem terra fértil que atrai até hoje gente da região sul, principalmente, para apostar nas lavouras de soja e de algodão.

Continue a leitura e descubra que esse é um excelente lugar pra viver e estudar. Vamos mostrar também como escolher a melhor entre as faculdades em Primavera do Leste pra dar início à sua carreira de sucesso!

Conheça a metodologia de ensino

Não adiante morar em um lugar cheio de oportunidades, como Primavera do Leste, e não conseguir a formação necessária pra conquistar uma das vagas disponíveis. Pra isso, é fundamental pesquisar sobre a metodologia de ensino, ou seja, a forma como a faculdade vai te preparar durante o período de estudos e pra exercer a profissão depois de formado.

Atualmente, as empresas dão preferência a um perfil de pessoas que se mostrem proativas, autônomas e, claro, competentes. É no período da graduação que esse perfil começa a ser formado. Desde as primeiras disciplinas na faculdade, você precisa desenvolver habilidades e competências que vão te ajudar a resolver problemas, a buscar soluções e não apenas a “fazer a sua parte”.

Trabalhar em equipe, desenvolver a empatia e pensar no todo são requisitos desejáveis tanto pelo mercado de trabalho quanto para pessoas que desejam abrir o próprio negócio, sabia? Então, nada melhor do que, desde o primeiro período do curso, aprender na prática com casos reais da área de trabalho que você escolheu!

Descubra como a faculdade se relaciona com cada aluno

Ainda em relação à metodologia, é preciso pesquisar sobre a maneira como a instituição de ensino lida com cada aluno. Ela trata a todos igualmente, sem considerar as diferenças e deficiências específicas de cada pessoa? Isso não é um bom sinal!

Faculdades que oferecem apoio personalizado formam pessoas muito mais preparadas pra vida (e para o mercado). Isso ocorre porque, em cada fase do curso, os alunos podem sentir necessidades diferentes.

Isso significa que, na prática, sempre que houver algum problema ou dúvida, você será ouvido. E mesmo quando isso não ocorrer, haverá pessoas se preocupando com seu desenvolvimento acadêmico.

Confira qual é a interação da faculdade com a sua colocação profissional

Pra cursar uma graduação em Primavera do Leste ou em outra cidade, não deixe de verificar se a faculdade vai oferecer um suporte pra sua entrada no mercado de trabalho. Convênios com grandes empresas, desde a época dos estágios, é uma forma eficaz de conquistar oportunidades e experiência pra, depois, buscar voos mais altos.

Algumas faculdades mantêm plataformas de estágio e emprego e são conveniadas com empresas de todo o País. Esse é o caso do Canal Conecta, que já realizou o sonho de mais de 16 mil estudantes e recém-formados.

Observe a infraestrutura oferecida aos alunos

Você pode imaginar que, em uma cidade pequena, não vai encontrar boa infraestrutura em um curso de graduação. Não é o caso de quem opta por fazer faculdade em Primavera do Leste.

Tour pela prova do Enem

Há faculdades renomadas com campus e polo presencial pra cursos EAD. Laboratórios com tecnologia de ponta, sobretudo voltados à área da saúde.

Em uma cidade que vive do agronegócio, alguns cursos precisam de uma infraestrutura de excelência pra preparar profissionais capacitados. Veja algumas das opções disponíveis na cidade:

  • Agronegócios – Tecnólogo;
  • Agronomia;
  • Biomedicina;
  • Enfermagem;
  • Fisioterapia;
  • Logística – Tecnólogo;
  • Nutrição.

Existem instituições que oferecem serviços à comunidade primaverense, como Núcleo de Serviços Jurídicos e clínicas de saúde. A vantagem é que os estudantes podem atuar na profissão desde o início do curso, já que algumas disciplinas práticas são realizadas nesses locais.

Conheça as formas de ingresso e as facilidades oferecidas pela faculdade

E como começar o seu curso de graduação em Primavera do Leste? Vale a pena investir em uma faculdade que torna o processo seletivo mais simples para o candidato. Quem fez as provas do Enem em anos anteriores pode entrar usando essa nota, desde que seja de até 3 anos atrás no máximo.

Outra forma de ingressar é fazendo o vestibular online, sem sair de casa. Essa prova consta de uma redação, e o candidato pode resolver tudo, de forma rápida, pela internet.

Mas não basta simplificar a entrada no curso superior. Uma boa instituição se preocupa com o estudante até a conclusão do curso e depois, quando ele ingressa no mercado. Procure uma faculdade que ofereça bolsas e descontos, além de programas de crédito estudantil.

Há faculdades que oferecem descontos pra pontuação do Enem, podendo chegar a 100% do valor na mensalidade. Procure informações também sobre descontos específicos pra calouros. Às vezes, a pessoa tem medo de entrar na faculdade e não conseguir pagar. Pensando nisso, algumas instituições contam com um auxílio especial no primeiro semestre.

É interessante também contar com a facilidade do ensino a distância (EAD), que permite ao aluno estudar e trabalhar ao mesmo tempo, sem prejuízo na qualidade da sua educação.

Você viu como selecionar uma faculdade em uma das melhores cidades para trabalhar no estado do Mato Grosso: Primavera do Leste! Por isso, queremos que você conheça a Pitágoras e comprove todas as vantagens que citamos neste post.

Primavera se enquadra na categoria de cidades inteligentes, planejadas e que oferecem o melhor pra seus habitantes. Aproveite e conheça a Unidade da faculdade em Primavera do Leste!

Agora é com você!

Gostou? Faça sua inscrição e escolha um dos nossos cursos, temos a unidade Unopar e a Unic. E, também, além dos que foram citados, temos opções em ciência e tecnologia, além de Licenciaturas em várias áreas.

* IBGE.

** IDH-M.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados