Como escolher a melhor entre as faculdades cearenses?

ceará

Desconto nota do Enem

A economia do Ceará vem crescendo nos últimos anos, e os resultados são impulsionados pelos profissionais formados no estado. Como consequência, existem diversas faculdades cearenses — tanto em Fortaleza quanto nas cidades do interior — à disposição dos estudantes que querem começar um curso de graduação ou pós.

A instituição em que você conclui seu curso tem peso importante no sucesso profissional, que pode ser conquistado no futuro. Afinal, é preciso garantir uma formação de qualidade, com estrutura e corpo docente que ampliem seus conhecimentos e lhe preparem para a construção de uma carreira sólida.

Mas, afinal, como optar entre elas? Decidir qual faculdade cursar é uma missão importante. Por isso, nós da Pitágoras queremos ajudar. Veja dicas para analisar as faculdades cearenses!

Faça um levantamento das faculdades

A primeira etapa para quem quer decidir onde estudar entre as faculdades cearenses é montar uma lista com as principais instituições que despertam o seu interesse. Nesse primeiro momento, você pode se guiar por aquelas que oferecem o seu curso. Faça um levantamento de todas elas para poder decidir.

Depois de montar uma lista inicial, será hora de procurar informações sobre cada uma. Onde elas ficam, qual é sua estrutura (tanto presencial quanto EAD), qual o tamanho da instituição, que cursos ela oferta etc. Quanto mais informações você inserir na lista, melhor será para tomar a decisão.

Não deixe de buscar dados também sobre os vestibulares cearenses. Veja como cada faculdade organiza o processo seletivo — se elas utilizam a nota do Enem ou têm exames próprios, quando as provas costumam acontecer, quais são os assuntos abordados, qual é o período de aprovação e como se faz a matrícula.

Visite as unidades

Depois de organizar as informações básicas sobre as instituições nas quais você pode desejar estudar, também é válido organizar visitas às unidades. Assim, é possível pegar mais dados sobre o funcionamento delas — assim como ver na prática qual é a estrutura, como é o atendimento aos alunos e muito mais.

É claro que nem sempre é possível visitar todas as instituições. Por isso, uma dica é delimitar quais são os lugares mais interessantes na sua lista inicial. Logo, você diminui o deslocamento até todas as faculdades que estão disponíveis para os cearenses.

Quando não for possível realizar nenhuma visita, considere a possibilidade de entrar em contato pelo telefone. Essa é uma alternativa válida para quem está planejando mudar de cidade ou pretende fazer um curso EAD e não pode conhecer o polo presencial no momento. Esse contato com a equipe já serve para mostrar como é o atendimento.

Confira o reconhecimento do MEC nos cursos

Um ponto fundamental para escolher onde estudar no Ceará é checar a adequação da faculdade e dos cursos ao MEC. O Ministério da Educação é responsável por fiscalizar o ensino superior, e nenhum curso pode funcionar sem o aval desse órgão.

Caso o curso seja oferecido sem a autorização do Ministério, o diploma da faculdade não será válido. Ou seja, se você não quer correr riscos em relação à validação da sua graduação em todo o país, é preciso conferir se a faculdade de seu interesse são reconhecidos pelo MEC.

Tour pela prova do Enem

O reconhecimento é uma forma que o governo tem de garantir a qualidade das faculdades cearenses e das instituições do Brasil todo. O credenciamento e a autorização da faculdade só existem quando ela segue as regras de qualidade, então, é um fator de proteção aos estudantes. O status da instituição e do curso pode ser checado no site do órgão.

Identifique a pontuação do MEC

Antes de se inscrever nos vestibulares para alguma faculdade cearense, não deixe de conferir, ainda, a nota que o Ministério da Educação atribuiu a ela. Ao realizar a avaliação para reconhecer o curso e autorizar a instituição, o MEC calcula um conceito para cada graduação oferecida.

Assim, a faculdade como um todo tem determinada pontuação, e os cursos têm também conceitos específicos para cada um. O valor vai de 1 a 5 e depende de diversos fatores avaliados — como a organização curricular, a qualificação dos professores, a estrutura física e o corpo técnico-administrativo. Uma nota 5 no MEC significa excelência total!

O conceito é estabelecido baseado em avaliações feitas pela equipe do MEC e também pela nota que os alunos da faculdade obtêm no Enade. As instituições precisam ter no mínimo 3 para que seu funcionamento seja autorizado. Quanto maior a pontuação, mais qualidade a instituição oferece.

Conheça os cursos e o corpo docente

Outro aspecto que merece a sua atenção ao escolher uma faculdade no Ceará é a análise das grades curriculares dos cursos. Comparar os currículos de diferentes instituições é útil na hora de saber qual delas melhor atende aos seus interesses e necessidades em relação à graduação.

Além disso, não se esqueça de avaliar a qualidade do corpo docente. Junto da estrutura física, os professores são os elementos principais na sua formação profissional. Por isso, o ideal é que eles sejam qualificados e tenham experiência. A Pitágoras é uma das faculdades cearenses que investe nos docentes, em suas diferentes unidades.

Ter professores com especialização, mestrado ou doutorado aumenta a excelência do ensino. A experiência profissional na área é outro diferencial, pois permite que os alunos contem com exemplos e metodologias atrativas nas aulas e se sintam mais seguros para começar sua carreira.

Peça a opinião de outros estudantes 

Por fim, contar com a opinião de pessoas que estudaram no local que você está analisando é mais uma ótima maneira de avaliar uma faculdade. É interessante buscar contato com os estudantes e perguntar sobre tudo que possa ajudar — desde as melhores cidades para se morar no Nordeste até as particularidades de cada instituição.

Estudar na Pitágoras, em qualquer uma das modalidades de ensino, é uma experiência que marca os alunos positivamente. Além de garantir infraestrutura, qualidade curricular e boa formação docente, a faculdade conta com diferenciais que dão suporte à empregabilidade dos futuros profissionais — como o Canal Conecta.

Siga as dicas que demos neste post e saiba escolher a melhores entre as faculdades cearenses. Lembre-se que é fundamental procurar pela instituição de maior qualidade, pois você fica mais próximo de alcançar sucesso no mercado de trabalho e ter satisfação profissional!

Sua procura pela faculdade ideal acabou! Inscreva-se no vestibular da Pitágoras e estude na melhor instituição!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados