Faculdade semipresencial Pitágoras: conheça as vantagens

faculdadesemipresencial

Desconto nota do Enem

A faculdade semipresencial ainda é dúvida para muita gente. Afinal, não são todas as instituições de ensino superior que oferecem esse modelo de graduação. Veja a seguir como funciona um curso semipresencial e compare com um curso 100% a distância.
Saiba como é um curso semipresencial, suas vantagens e benefícios, para quem essa modalidade é indicada e como funciona na Faculdade Pitágoras! 

O que significa uma faculdade semipresencial?

Uma faculdade semipresencial é um curso superior com aulas online e encontros presenciais semanais no polo ou campus da instituição de ensino. Segundo as normas do MEC, nesse modelo as disciplinas são divididas 80% presencial e até 20% a distância. Sendo assim, os cursos semipresenciais constituem uma modalidade de ensino aprovada pelo MEC em 2004. 

Como funciona uma faculdade semipresencial

Caso esteja pensando em fazer uma graduação semipresencial, mas não sabe como funciona e nem quais são as diferenças em relação ao curso presencial, trouxemos os detalhes para você.

De acordo com o MEC, cursos presenciais só podem ter até 40% da carga horária total ofertada em disciplinas online — Alguns cursos, seja por conta da complexidade dos seus conteúdos, quanto das matrizes curriculares, precisam de práticas presenciais.

Sendo assim, podemos exemplificar o funcionamento da semipresencialidade com o curso de Enfermagem. Nele, parte das disciplinas pode ser feita a distância pelo estudante – até 20% do total de disciplinas do curso. Porém, as aulas presenciais são base obrigatória do curso semipresencial, onde são realizadas experimentações em laboratórios, testes, procedimentos e outros conhecimentos práticos da área nos polos físicos de apoio.

Qual a diferença de curso presencial e semipresencial?

Está em dúvida entre o presencial e o semipresencial? Bom, o curso semipresencial se trata de um curso híbrido. Nele, é oferecida a praticidade do EAD junto à vivência em sala de aula. Além da flexibilidade para montar a própria rotina de estudos, familiarização com plataformas e recursos online exigidos no mercado de trabalho. 

Só vantagens, não é mesmo?

Podemos exemplificar mais informações a respeito desses dois tipos de graduações:

Ensino presencial: trata-se daquele em que há um local físico, o professor e os alunos reunidos dentro de uma sala de aula. Assim, estão reunidos em um mesmo local todos os alunos que cursarem, por exemplo, o primeiro semestre de psicologia, em determinada matéria.

Tour pela prova do Enem

Já no ensino semipresencial: quase todas as disciplinas do curso misturam encontros presenciais com um ambiente online para ensinar o aluno. As aulas virtuais são transmitidas por videoconferência. Nos polos físicos de apoio, aulas acontecem como na modalidade presencial: com horário fixo, turmas e professores capacitados. O aluno também tem que comparecer para fazer provas, apresentar trabalhos ou tirar dúvidas com monitores e professores. Os dias de presença obrigatória possuem horários fixos pré-estabelecidos.

Como é a faculdade semipresencial na Pitágoras 

Na Faculdade Pitágoras, o aluno comparece a sua unidade de ensino de uma a três vezes por semana. Nestes dias, assiste aulas transmitidas ao vivo por um professor e pode interagir com ele tirando suas dúvidas. Além disso, conta com o suporte de tutores presenciais, que podem interagir com sua turma e desenvolver atividades em grupo.

O restante da grade curricular é realizado online. Na plataforma digital, o aluno conta com uma série de conteúdos: material didático, aulas que podem ser acessadas sempre, onde e quando forem necessárias, além do apoio de tutores online e interação com a turma através dos fóruns.

Alguns cursos, como engenharias e enfermagem, possuem a necessidade de que o aluno acompanhe as aulas práticas ministradas em laboratórios específicos. A quantidade de aulas práticas adicionais varia de acordo com o curso escolhido e do semestre em andamento.

Outra opção da Faculdade Pitágoras que é bem parecida com a semipresencial, é a FLEX. Nessa opção, 30% da carga horária obrigatória é presencial. São encontros presenciais iguais ou superiores à dos outros modelos EAD e a experiência em sala de aula é feita com um professor – enquanto as demais utilizam o modelo de teleaula com tutor presencial. A matriz curricular dos cursos FLEX seguem o modelo da modalidade presencial, e apresentam marcações adicionais de aprendizado interativo.

Quais os cursos semipresenciais na Pitágoras?

Os cursos semipresenciais na Faculdade Pitágoras são muitos. Você pode conferir se o curso que você quer está disponível nessa modalidade no site do Vestibulares.

Mas já podemos citar alguns deles aqui:

Quais campus possuem polos semipresenciais Pitágoras?

A Faculdade Pitágoras possui polos físicos de apoio em diversas cidades do Brasil. Elencamos abaixo alguns dos polos que recebem alunos dos cursos semipresenciais. Você pode conferir qual a mais próxima de você na página de unidades da Faculdade Pitágoras, estamos presente em todas as regiões do país.

O que achou do curso semipresencial? Agora que conheceu melhor esse modelo, acesse o nosso site e confira se o seu curso está disponível nesta opção!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 44

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados