5 dicas práticas para melhorar seu network na faculdade

5dicaspraticasparamelhorarseunetworknafaculdade

Desconto nota do Enem

Aproveitar a faculdade para fazer network é uma das melhores decisões que você pode tomar pela sua carreira. Afinal, seus professores e colegas são os seus primeiros contatos profissionais — e podem continuar sendo grandes parceiros por muito tempo.

Por isso, é muito importante construir bons relacionamentos e expandir sua rede de contatos durante a graduação. Além de crescerem juntos, você e seus colegas podem compartilhar oportunidades de trabalho no futuro. Então, está preparado para conferir dicas práticas de network?

1. Participar das aulas ativamente

Quem deseja sair da faculdade com ótimos contatos deve começar sendo um bom aluno durante a graduação. E isso inclui não apenas realizar as atividades e tirar boas notas, mas também participar ativamente das aulas.

Mostrar-se um estudante interessado e aproveitar as oportunidades para trocar conhecimento são práticas essenciais para se desenvolver profissionalmente. É preciso ter em mente que o seu perfil profissional se enriquece com essas trocas interpessoais.

2. Aproximar-se dos professores

A dica anterior pode ser muito efetiva, principalmente com os professores. Além de assistir as aulas, é válido aproveitar a proximidade para conversar com o corpo docente da faculdade.

Peça dicas de leitura, tire dúvidas e fale sobre seus interesses na profissão. Isso vai te ajudar bastante a crescer. Os professores não têm apenas conhecimentos práticos para compartilhar. Muitos deles atuam na profissão e podem manter você informado sobre oportunidades.

3. Ser membro de grupos de estudo

Outra maneira de aproveitar ao máximo o período da faculdade para montar seu networking é participar de grupos de estudo. Eles podem ser formados por iniciativas de professores e alunos — e ajudam muito no desenvolvimento de todos.

É uma atividade extracurricular riquíssima para promover aprofundamento de conhecimentos e maior proximidade nas relações. Outra contribuição dos grupos de estudo é a oportunidade de desenvolver competências essenciais que as melhores empresas mais buscam em um profissional — como autonomia e proatividade.

Tour pela prova do Enem

Grupos de estudos, assim como as demais atividades extracurriculares, são úteis para estreitar seus laços com colegas e docentes. Então, acompanhe, ainda, seminários, encontros científicos, feiras, bolsas de pesquisa e tudo o mais que a instituição oferecer.

4. Fazer monitoria na faculdade

A monitoria é mais uma experiência de network na faculdade. Ela consiste em acompanhar um professor para aprender com ele a prática da sala de aula — por exemplo, conhecimentos ligados ao planejamento das aulas, avaliação e outros aspectos.

Ser monitor traz diversos benefícios, como a aprendizagem de elementos práticos e a maior proximidade com um professor que você admira. Logo, vale muito a pena se informar sobre isso e participar de processos seletivos para essa oportunidade, certo?

5. Utilizar o estágio como networking

Por fim, o estágio também é uma vivência que a faculdade proporciona. Tanto os estágios obrigatórios quanto os extra curriculares têm potencial para lhe apresentar ótimos contatos profissionais.

Então, lembre-se de extrair tudo o que puder de qualquer experiência durante a graduação. Converse o máximo possível com colegas, professores e gestores de empresas, pois essa pode ser a sua porta de entrada para o mercado e o primeiro passo para a efetivação, viu?

Ah, e não se esqueça de escolher uma faculdade que te permita ter acesso a tudo isso. A Pitágoras, além de contar com um time de docentes especializados — que têm experiência de mercado e podem compartilhar tudo isso com você — oferece acesso ao canal Conecta, plataforma para os alunos terem acesso às vagas exclusivas nas melhores empresas do Brasil!

Essas foram as nossas 5 dicas para construir network na faculdade. Vale destacar também que utilizar redes sociais — principalmente o LinkedIn — é muito indicado. Conheça pessoas e invista sempre nas suas conexões profissionais. Com certeza isso vai te trazer resultados!

Quer investir mais no seu perfil? Veja como planejar uma boa apresentação pessoal!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados