Qual é o tipo de faculdade mais barata do mercado hoje?

qualeotipodefaculdademaisbaratadomercadohoje

Uma das principais razões para as pessoas não darem continuidade aos seus estudos é a questão financeira. Muitas vezes, as graduações são muito caras, seja pela própria mensalidade, seja pela dificuldade de ingresso (como é o caso das universidades públicas). No entanto, é fundamental saber que há uma opção de faculdade mais barata para você.

É isso mesmo! Felizmente, a questão do dinheiro parou de ser uma razão para que você não se qualifique. Hoje, há uma série de opções que facilitam bastante o pagamento para quem não está em condições muito favoráveis financeiramente, mas que ainda assim quer aumentar o potencial competitivo de seu currículo e se destacar no mercado com uma graduação.

Gostaria de conhecer essas opções? Então, continue a leitura e saiba mais sobre modalidades de ensino incríveis e mais acessíveis, como a 100%online, a semipresencial e a tecnóloga. Tudo pronto para conhecê-las? Vamos lá!

Como funcionam as graduações mais acessíveis?

As graduações sobre as quais conversaremos foram criadas pensando em democratizar o acesso ao ensino superior. Em outras palavras, elas trazem a oportunidade de cursar uma graduação àqueles que não podem, por diversos motivos, investir em uma faculdade presencial em tempo integral.

Muitos fatores podem contribuir para esse impedimento, como:

  • dificuldades de acesso e de mobilidade;
  • moradia muito distante do local de estudo;
  • rotina corrida, com responsabilidades como filhos, família e trabalho;
  • situação de vulnerabilidade social ou financeira.

Sendo assim, as modalidades que são tema de nosso bate-papo oferecem a possibilidade para que esses indivíduos possam concluir uma graduação e conquistar a independência com custos menos elevados (seja com ou sem a adição de uma bolsa de estudos) e maiores comodidades.

Há uma diferença na qualidade do ensino?

A resposta para isso é bem simples: não. Não há qualquer diferença na qualidade de ensino entre as modalidades exclusivamente presenciais e as alternativas sobre as quais discutiremos mais à frente.

É muito comum que pensemos que, por ser semipresencial ou até mesmo completamente a distância, um curso deixe a desejar quando comparado às graduações tradicionais. No entanto, todas essas modalidades são devidamente fiscalizadas pelo Ministério da Educação (MEC) e têm o seu aval para funcionar.

Toda a estratégia e a estrutura desses cursos são pensadas para fazer com que os estudantes matriculados recebam o mesmo conteúdo que os que cursam graduações presencias. Sendo assim, não há qualquer deficit, e os graduados nessas modalidades estarão plenamente preparados e qualificados após receberem os seus diplomas (que também são completamente válidos!).

Outro ponto importante está na realização de atividades e provas presenciais, algo presente em todos os cursos. Além disso, estágios obrigatórios e trabalhos de conclusão de curso fazem parte de praticamente todas as graduações. Dessa forma, o ensino é realmente completo e não fica para trás das modalidades tradicionais.

Qual é o tipo de faculdade mais barata atualmente?

Agora, conheceremos não um, mas quatro tipos de faculdades mais acessíveis para que você continue os seus estudos e melhore o seu currículo. Confira a seguir.

EAD

Para começar a falar sobre as modalidades mais econômicas, falaremos sobre o ensino a distância. Ele é uma estratégia realmente revolucionária que tem crescido cada vez mais e, assim, possibilitado que muitos estudantes alcancem o tão sonhado diploma universitário. Entre os cursos ofertados aqui na Pitágoras, estão Administração, Pedagogia e Farmácia.

Essa é uma modalidade realmente interessante para pessoas que não podem se deslocar ao local de ensino com frequência. No entanto, demanda muita disciplina e a criação de um cronograma de estudos que deve ser seguido sempre à risca.

O estudante que escolher a modalidade EAD estará sempre amparado por professores e profissionais da área, ainda que de modo remoto. Por isso, embora ser autodidata seja muito importante para esses graduandos, isso não quer dizer que eles deverão conduzir seus estudos completamente sozinhos.

Bons exemplos desse tipo de curso são as graduações da área da Saúde, que demandam uma disponibilidade maior por parte do estudante para a realização de atividades práticas e presenciais, essenciais para a sua qualificação e edificação do conhecimento.

Por isso, a graduação em Fisioterapia aqui da Pitágoras se encaixa na modalidade semipresencial, já que aqui os estudantes precisam se deslocar mais vezes ao local de seu curso para treinar presencialmente os conhecimentos adquiridos nas aulas. Estas, por sua vez, são ministradas e assistidas online, por meio de videoconferências, por exemplo.

Semipresencial

A faculdade semipresencial Pitágoras é outra alternativa para quem quer gastar menos e ainda assim se preparar nos melhores cursos em ótimas instituições de ensino. A sua principal característica está na divisão quase que pela metade entre atividades presenciais e aulas ministradas online.

Há, também, algumas aulas que devem ser vistas presencialmente. Aqui, no geral, também são inclusos os cursos da área da Saúde, ainda que outros tipos de graduação também possam ser encaixados na modalidade semipresencial algumas vezes, a depender da instituição pretendida pelo aluno.

Entre as opções de curso disponíveis nessa modalidade na Pitágoras, podemos citar a Enfermagem, que exige uma certa disponibilidade do estudante para comparecer às diversas atividades práticas e laboratórios feitos com pacientes. Esse tipo de preparo é essencial para que o profissional esteja devidamente qualificado ao entrar no mercado.

Tecnólogo

Por fim, falaremos sobre os cursos na modalidade Tecnólogo, que estão cada vez mais popularizados no Brasil. Normalmente, a dúvida sobre esse tipo de curso é se ele vale como uma graduação. A resposta é sim, eles fazem parte do ensino superior!

Eles podem ser realizados tanto em instituições privadas como em públicas, e o seu funcionamento é praticamente o mesmo das demais graduações. A principal característica que o diferencia do restante é a duração, já que os tecnólogos normalmente duram entre 2 e 3 anos apenas.

Embora normalmente estejam relacionados a graduações voltadas para a tecnologia, isso não é sempre uma regra. Alguns dos cursos tecnólogos mais populares incluem Gestão em Recursos Humanos, Marketing Digital, Marketing e Logística, além de muitos outros!

Como podemos observar, há, sim, possibilidade de encontrar uma faculdade mais barata e que caiba em seu orçamento familiar, sem prejudicar os seus planos pessoais e o planejamento financeiro de sua família. Então, descubra o curso ideal para você e volte a estudar quanto antes!

Além disso, há diversas formas de obter descontos, bolsas e financiamentos. Confira as opções abaixo!

Para mais informações, resolução de dúvidas e muito mais, entre em contato com algum dos membros de nossa equipe! Nós estamos sempre à disposição para conversar sem compromisso e ajudar no que for possível e necessário. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.