Faculdade em Guanambi: por que investir?

estudante de faculdade no sofá sorrindo para o computador

Desconto nota do Enem

Você sabe qual é a cidade mais desenvolvida da Bahia? Se falou Salvador, errou! O município com maior índice de desenvolvimento do estado, de acordo com o Índice Firjan (IFDM), é Guanambi! E, se você está buscando um bom lugar pra estudar e investir no curso superior, essa é a melhor escolha!

Quem precisa mudar de cidade pra fazer faculdade tem essa boa opção. Afinal, a graduação por lá pode ser o início de uma vida profissional gratificante. Isso porque saúde, educação, emprego e renda são índices elevados. Por conta do significado da palavra Guanambi, ela leva o apelido de Beija-flor do Sertão! O antigo arraial de Bela Flor se tornou município em 1920 e, hoje, tem uma população de quase 90 mil habitantes.

Pra fazer faculdade em Guanambi na Pitágoras, nada melhor que saber as características e como é morar na cidade, né? Então, vem com a gente!

Qualidade do ensino privado na cidade

A gente percebe que um lugar é bem desenvolvido quando analisa os níveis de educação. Em Guanambi, 97,8% das crianças estão na escola. Dá pra perceber que esse índice é alto e que o ensino é valorizado ali.

Isso se estende para o ensino médio e o superior. Quando falamos de escolas e faculdades particulares, também há um grande número de estudantes matriculados. Guanambi é um polo educacional da região, com excelentes instituições da educação brasileira.

Número de vagas

Quantas vagas tem no curso que eu quero? Como estudar pagando um preço justo e com ensino de alta qualidade? É possível obter desconto na faculdade? Essas são algumas das perguntas que atormentam quem está pensando em conseguir um diploma de graduação. Mas, antes de se desesperar e achar que não tem jeito ou que e muito difícil, busque informações.

O número de vagas, ou seja, a oferta pra ingressar na graduação, tem crescido muito nos últimos anos em todas as regiões, mas principalmente nas cidades do Norte e Nordeste.

Só em Guanambi, são mais de 10 opções de cursos que oferecem vagas na cidade. Pra você ter uma ideia, o Prouni 2020 tem 171 bolsas integrais pra faculdades em Guanambi. Ainda dá pra contar com descontos e financiamentos da própria instituição pra ir em busca do seu sonho. O importante é não desistir!

Áreas em alta

Na hora de escolher qual faculdade fazer, não dá pra pensar só no que gosta. Você precisa avaliar o mercado da região e do país, verificar os cursos que oferecem mais vagas, checar a empregabilidade e saber se tem compatibilidade com aquela área.

Afinal, de nada adianta ter um dom pra Exatas e cair nas Biológicas só por falta de opção onde mora. Daí, você percebe a importância de pensar bem e escolher a cidade pra fazer faculdade, né?

O curso de Direito, por exemplo, que é um clássico, foi o primeiro a abrir vagas na Pitágoras Guanambi, em função da demanda na região por profissionais dessa área. Isso porque ela permite que o profissional tenha um leque de opções no mercado. Ou seja, está entre as graduações que sempre estão em alta e não dependem da “moda”.

Tour pela prova do Enem

Enriquecimento cultural

A Bahia é o berço do nosso país. Foi em Porto Seguro que Cabral aportou em 1500. Logo, as tradições foram se fazendo com influências da população indígena, que habitava as terras, da europeia, na figura do colonizador, e da africana, trazida pelos escravos negros. Vem daí a enorme diversidade cultural do Estado.

O interior, onde fica Guanambi, começou a ser explorado ainda no século XVI, com as Entradas, expedições que buscavam fazer o reconhecimento do território pra Coroa Portuguesa Então, mesmo que você esteja a quase 800 km de Salvador, nosso país é muito extenso, e as influências culturais acabam chegando até aqui.

Sem dúvida, ter contato com essa riqueza cultural da Bahia enriquece o conhecimento das pessoas sobre o país em que moram e sua história.

Forte mercado local

A região se desenvolveu em torno da produção do algodão. A população chegava a Guanambi pra trabalhar na plantação e no cultivo do produto e nas usinas de beneficiamento. Atualmente, feijão, mandioca e milho também são produzidos no município. A agropecuária é responsável por 13% das riquezas.

Mas a base da economia de Guanambi é o setor de serviços, com mais de 70% do PIB. A cidade cresceu nas últimas décadas, e a população quase dobrou de tamanho. Hoje, esse município de médio porte é referência pra região.

Foram muitos investimentos em rodovias, e até um aeroporto foi construído em Guanambi. Além disso, é o centro cultural da região. Gente de outras cidades vem curtir momentos de descontração e uma excelente culinária na Praça do Feijão.

Melhores opções de carreira na região

Como o setor de serviços está crescendo, e a população é quase toda urbana, as carreiras que mais se destacam na cidade são relacionadas com os seguintes cursos:

  • Direito: pra seguir uma carreira de sucesso, você pode se tornar advogado ou partir pra um concurso público pra juiz, promotor ou, ainda, pra ocupar cargos na Prefeitura;
  • Engenharia Civil: com a crescente urbanização, as pessoas precisam de locais pra morar, e obras públicas devem ser feitas também pra acomodar a população. Se nas grandes cidades há excesso de engenheiros civis, em Guanambi eles são bastante valorizados;
  • Engenharia Mecânica: forma o profissional pra lidar com todo tipo de tecnologia que o desenvolvimento exige e proporciona ótimos salários ao longo da carreira, superiores a R$ 8 mil*.

Todos esses cursos são oferecidos na Pitágoras Guanambi na modalidade de ensino presencial. Essa é a forma tradicional de estudar, em que você vai à faculdade pra assistir às aulas. Nas Engenharias, elas ocorrem à noite; já o curso de Direito pode ser feito pela manhã ou depois das 18h.

Ah, e todos formam estudantes com habilitação de Bacharelado. A duração do curso é de aproximadamente 5 anos.

Viu como Guanambi é uma ótima opção pra estudar na Bahia? A cidade está em crescimento e tem cursos tradicionais pra você construir uma bela carreira. Com tantas opções de graduação da Pitágoras, uma delas será o que precisa pra um futuro de sucesso.

Comece a construir seu sonho agora! Faça a inscrição no vestibular online da Pitágoras e veja de perto as vantagens de estudar em Guanambi, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados