Quer ser empresário? Saiba qual faculdade fazer!

querserempresariosaibaqualfaculdadefazer

Desconto nota do Enem

Existe uma faculdade ideal para quem deseja ser empresário? Essa é a pergunta de muitas pessoas que querem ser donas de seu próprio negócio, não é mesmo?

Se você é uma delas, isso é um bom sinal, afinal de contas, o desejo de se preparar para abrir um negócio é valioso e pode evitar decepções e grandes prejuízos financeiros.

Mas qual graduação oferece todo conhecimento necessário para que o empresário faça uma administração bem-sucedida do seu empreendimento? Neste post, trazemos informações essenciais para ajudar na sua escolha. Confira.

Por que fazer uma faculdade antes de empreender?

Empreender envolve fazer alguns investimentos, certo? Esse motivo, isoladamente, já seria suficiente para alguém procurar mais conhecimento antes de colocar seu dinheiro em um empreendimento. Mas existem outros benefícios que a faculdade pode trazer para o empreendedor além de evitar um prejuízo.

Conhecimento de mercado

Muitas vezes, o aluno já tem uma ideia de qual negócio deseja abrir. Porém, ao ter contato com as matérias do curso, colegas e professores, vai descobrir que o mercado que deseja explorar já está saturado ou quais nichos trazem mais oportunidades.

Em vez de abrir um restaurante, talvez seja mais interessante criar um serviço de delivery e aproveitar a ascensão e fortalecimento dos aplicativos especializados, certo?

Ou seja, ele será encorajado a fazer uma análise mais detalhada das ameaças, das oportunidades, das fraquezas e das forças da sua ideia, fazendo aperfeiçoamentos para que ela seja relevante para seu público e, claro, lucrativa.

Networking

O networking com professores e outros colegas também gera parcerias e troca de experiências que vão facilitar a criação do negócio e evitar erros comuns de quem está empreendendo pela primeira vez e não tem nenhum referencial.

Pensamento crítico e sistematizado

A graduação traz matérias em diversas áreas práticas e teóricas, e o aluno precisa ter organização para manter todo o estudo em dia. Essa experiência amplia o pensamento crítico e analítico do empreendedor e faz com que ele tenha suas obrigações sistematizadas.

Em um negócio, ele precisará lidar com diferentes áreas e obrigações. Gestão de pessoas, contas a pagar, investimentos, negociação com fornecedores, e, é claro, relacionamento com o cliente. Todos esses pontos devem estar no controle do empresário, mesmo que ele tenha uma equipe a qual delegar as funções.

Qual é a faculdade mais indicada para empresários?

Alguns negócios exigem formação específica. Para quem deseja ter um escritório de advocacia, o mais aconselhável é fazer o curso de direito primeiramente, certo?

Nada impede que um administrador gerencie uma grande empresa de advocacia, mas negócios que começam pequenos precisam de tipos de formação empresarial específicos e exclusivos para profissionais da categoria. Nesse caso, são as Sociedades Unipessoal ou Sociedade Simples de Advogados.

Para outros tipos de negócios e formação empresarial mais abrangentes, alguns cursos trazem conhecimentos específicos e aplicáveis para uma boa gestão.

Administração

Trata-se de um dos cursos que reúne a maior parte dos conteúdos relevantes para quem deseja impulsionar sua carreira de empresário, afinal de contas, aborda temas como:

  • economia;
  • matemática financeira;
  • recursos humanos;
  • contabilidade;
  • gerenciamento de projetos;
  • marketing.

Esses conteúdos do curso de Administração são ofertados ao longo dos semestres e relacionados de forma conjunta, oferecendo um aprendizado aplicável para o futuro empreendedor.

Tour pela prova do Enem

Gestão de Recursos Humanos

Um curso mais voltado para a gestão de pessoas e que traz igualmente conhecimentos sobre a sistematização de um negócio. É importante lembrar que os recursos humanos são a parte mais estratégica de uma empresa, e que, com tantas inovações e tecnologias na atualidade, saber gerenciá-los pode ser um diferencial para o sucesso.

Negócios em que o relacionamento com o cliente é intenso também podem ser beneficiados com a presença de um gestor graduado em recursos humanos, afinal de contas, ele fará uma administração mais humanizada e focada no engajamento de pessoas, seja de seus colaboradores, seja de seus compradores.

Engenharia Civil

Muitos gestores de grandes empresas são engenheiros, sabia? Isso porque o curso de Engenharia Civil envolve muitos aprendizados relacionados a processos e eficiência operacional — cruciais para o sucesso de uma empresa.

Eles organizam as etapas que definem o produto ou o serviço ao cliente, e, quando bem elaborados, podem garantir que o negócio cresça de forma saudável e eficiente financeiramente.

Marketing Digital

O mundo digital oferece muitas oportunidades para quem deseja desenvolver sua carreira de empresário. Com conhecimentos práticos sobre as ferramentas e as tecnologias do setor, o aluno pode começar seu negócio virtual, ou mesmo potencializar as vendas de sua loja física.

O aluno de Marketing Digital também pode criar ações de marketing para seu negócio, aumentando sua visibilidade nas redes sociais, gerando engajamento com os clientes, criando um canal de vendas online e muito mais.

Cursos específicos, como Enfermagem e Direito, que já citamos, também são válidos e podem ser conciliados com graduações tecnológicas, com Ensino a Distância (EAD), que são mais curtas, ou especializações na área de negócios.

Quais são as especializações possíveis?

As especializações são a continuidade dos estudos, só que direcionadas ao aprofundamento e complementação de algum tema, nesse caso, na área de gestão.

Na Faculdade Pitágoras, algumas especializações e MBAs têm esse direcionamento. Entre elas, temos:

  • Empreendedorismo e Novos Negócios;
  • Gestão de Clínicas e Consultórios;
  • Gestão de Custos e Planejamento Estratégico;
  • MBA Executivo em Negócios e Competências;
  • MBA em Administração Hospitalar.

Por que é importante estruturar um plano de carreira de empresário?

A estruturação de um plano de carreira do empresário permitirá que ele concilie seus desafios profissionais com os da empresa e sua vida pessoal.

Para isso, ele seguirá alguns passos básicos para conhecer sua situação atual, quais os caminhos necessários para atingir seus objetivos e quais as metas intermediárias que o levarão até sua maior conquista.

Sua sequência, simplificada, consiste em:

  • fazer uma avaliação pessoal e profissional, estudando sua situação atual e o que pode ser melhorado para a jornada do sucesso;
  • definir objetivos e etapas que o levarão até sua conquista final. Entre eles é possível colocar a realização de uma faculdade, inclusive;
  • elaborar quais as ações para cada etapa, como a forma de levantar capital para investir no negócio, quais estratégias de marketing pessoal adotar, quando será necessário a contratação de funcionários etc.;
  • colocar as ações na prática, acompanhar os resultados e fazer correções para melhorar o plano de carreira.

Outro ponto importante na estratégia de aprendizado é a escolha de uma faculdade atualizada com o mercado, que ofereça qualidade no ensino, tenha ferramentas inovadoras, oferta de diferentes modelos de graduação, professores qualificados e mensalidades ou bolsas de estudos compatíveis com seu orçamento, afinal de contas, é preciso ter recursos para seu grande sonho de empreender, não é mesmo?

A Faculdade Pitágoras tem todos os cursos que citamos neste post e a qualidade de ensino de que você precisa para se tornar um empresário de sucesso.

Quer saber mais sobre nossos cursos e processos seletivos para ingressar na faculdade? Acesse agora mesmo nosso site e entre em contato conosco para tirar suas dúvidas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 90

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados