Faculdade de Psicologia: qual o preço e o tempo de duração do curso?

faculdade de psicologia

Teste Vocacional Rápido

O curso de Psicologia tem chamado a atenção de muitos jovens no momento de escolha da carreira. Nos últimos anos, essa opção tem sido uma das mais procuradas pelos vestibulandos — estando entre um dos cursos mais concorridos nos principais vestibulares do Brasil.

Essa procura se deve a uma valorização cada vez mais marcante do profissional da saúde mental no país e, claro, às inúmeras oportunidades de especialização e áreas de atuação que o futuro psicólogo terá em um mercado tão amplo como o da carreira em questão.

Com tanta disputa por uma vaga, você pode estar curioso para saber mais sobre o curso de Psicologia, principalmente o preço e o tempo do curso, certo? Então, confira as informações que reunimos acerca da mensalidade, da grade curricular e saiba tudo sobre esse curso!

Quanto tempo dura a graduação em Psicologia?

Essa é uma das perguntas mais comuns entre os interessados por fazer a faculdade de Psicologia. Na faculdade Pitágoras, o curso de Psicologia tem duração média de cinco anos. Esse é o período comum para essa graduação.

O curso é oferecido como Bacharelado e prepara os estudantes para atuar em diversas funções no mercado de trabalho. Além disso, a graduação é oferecida apenas na modalidade presencial. Por enquanto, não é possível estudar Psicologia em cursos a distância no Brasil.

Os cinco anos dessa faculdade promovem diversas experiências diferentes para os alunos. Por ser um curso dinâmico, a grade curricular envolve aprendizagem das Ciências Humanas, Ciências da Saúde e até mesmo de Exatas (com conhecimentos de Estatística aplicada aos Testes Psicológicos).

Viu como essa é uma carreira muito diversa? Acompanhe algumas das principais matérias do curso:

  • Bases Biológicas do Comportamento;
  • Desenvolvimento Humano;
  • Homem, Cultura e Sociedade;
  • Medidas e Avaliação em Psicologia;
  • Neuroanatomofisiologia;
  • Psicopatologia;
  • Teorias e Técnicas de Grupo;
  • Aconselhamento e Orientação em Psicologia;
  • Diagnóstico e Intervenção em Psicologia;
  • Orientação Profissional;
  • Psicofarmacologia;
  • Psicologia e Políticas Públicas;
  • Psicologia Escolar e Educacional;
  • Psicologia Hospitalar;
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho;
  • Psicologia Social.

As etapas da formação de um psicólogo são divididas entre a graduação e a pós-graduação. O primeiro passo é, claro, ingressar em uma faculdade e terminar o seu curso de nível superior.

As disciplinas, na Pitágoras, são divididas em dois ciclos. O primeiro aborda as bases da Psicologia e traz disciplinas essenciais para a construção do conhecimento do estudante. O segundo ciclo — Preparando para o Futuro — é mais aprofundado e esmiúça conceitos fundamentais para o dia a dia do psicólogo.

Depois, é hora de partir para as especializações, que normalmente acontecem por meio de pós-graduações. Elas podem ser feitas em faculdades públicas ou privadas e servem para direcionar a atuação do psicólogo a um segmento específico.

A seguir, falaremos mais sobre isso!

Quais são as principais áreas de especialização para Psicologia?

Já que o tema é especialização, que tal conversarmos sobre os segmentos nos quais o psicólogo pode atuar após a sua formação?

Psicologia Clínica

É a área mais clássica da Psicologia. Aqui, o psicólogo atende pacientes em seu consultório ou em clínicas voltadas ao atendimento da saúde mental. O objetivo é tratar questões que envolvem o emocional com o auxílio da terapia comportamental.

Psicologia Infantil

O psicólogo infantil é aquele que, como o nome já nos diz, atende exclusivamente crianças e adolescentes. Ao longo de sua especialização, ele aprenderá a lidar com as particularidades dessa faixa etária.

Psicologia da Educação

O psicólogo escolar é o profissional que atua no ambiente das escolas, orientando os alunos em questões sobre a vida profissional no futuro ou lidando com particularidades que acontecem nesse local, como o bullying e muito mais.

Psicologia Forense

A Psicologia Criminal é uma área voltada exclusivamente ao âmbito jurídico da profissão. Aqui, o psicólogo prestará serviços ao Estado, realizando consultas com detentos, auxiliando vítimas em determinadas situações ou participando da emissão de laudos.

Psicologia Hospitalar

O psicólogo hospitalar é o profissional que atua no ambiente dos hospitais. Seu objetivo é prestar atendimento e suporte aos pacientes internados e que se encontram em situação de vulnerabilidade emocional.

Psicologia do Esporte

Por fim, temos a Psicologia do Esporte, uma área em crescimento. O objetivo é atuar no atendimento psicológico aos atletas, algo que tem se tornado cada vez mais importante em torneios como as Olimpíadas e a Copa do Mundo.

Essas são apenas algumas das opções de especializações disponíveis para o psicólogo. Você pode saber mais sobre as áreas da Psicologia em nosso blog, é só clicar no link ao lado!

Qual é o valor da mensalidade do curso de Psicologia?

Na faculdade Pitágoras, é possível começar sua graduação em Psicologia pagando uma mensalidade a partir de R$ 599,00 — no segundo semestre de 2021*. Assim, seu sonho de cursar uma graduação diversificada e se inserir em um mercado de trabalho em crescimento está acessível.

É importante lembrar que o valor do curso difere dentre o turno e a unidade escolhidos. Algumas das unidades Pitágoras que apresentam o curso de Psicologia são Betim/MG, Maceió/AL e Divinópolis/MG.

Vale destacar, ainda, que oferecemos algumas opções para estudantes que desejem se organizar melhor financeiramente.

Exemplos são algumas bolsas estudantis para facilitar a entrada no ensino superior. Uma delas é a Bolsa Incentivo, voltada para alunos com dificuldades financeiras. Além disso, existe o Desconto Pontualidade para estudantes que pagam suas mensalidades em dia ou adiantado.

Uma alternativa imperdível é a Bolsa Enem, que concede bolsas de acordo com a sua pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio. Com isso, nossos estudantes têm outra opção para realizar seu curso por meio de bolsas de estudo e concluir a faculdade gastando pouco.

Como está o mercado da Psicologia atualmente?

Será que vale a pena cursar uma graduação em Psicologia? Podemos dizer que as pessoas que se formam nessa área contam com inúmeras vantagens — e uma muito especial é o mercado de trabalho. Existem poucos campos de atuação que vivem uma expansão tão forte quanto o dos psicólogos, o que gera grande valorização da área.

Eles estão se inserindo cada vez mais em diversos espaços do mercado — como escolas, hospitais, empresas, órgãos de trânsito, instituições judiciais, organizações não governamentais, times de esporte e muitos outros locais.

Na verdade, como se trata de um profissional que trabalha com a saúde e o desenvolvimento das pessoas, o psicólogo está habilitado para atuar nos mais diversos lugares onde elas estão. Então, as possibilidades de atuação desse profissional vão muito além da clínica de Psicologia.

Outra boa notícia para quem deseja seguir nessa profissão é que a valorização da Psicoterapia também vem aumentando. Com o aumento da conscientização para transtornos, como a depressão, a sociedade tem dado mais atenção ao trabalho do psicólogo.

Com tudo isso, o mercado de trabalho na área envolve atuação em empresas privadas e também cargos concursados em instituições públicas. Inclusive, em 2019, foi aprovada uma Lei que trata do serviço psicológico em escolas públicas — condição que amplia ainda mais as oportunidades para os profissionais.

A possibilidade de ser um psicólogo empreendedor é outra opção na área. Psicólogos têm conquistado valorização nos atendimentos clínicos e também em empresas de treinamento de carreira, coaching e consultorias.

Como garantir o retorno financeiro do investimento na faculdade?

Sabemos que uma das preocupações dos alunos que estão em processo de escolha profissional diz respeito a como obter um bom salário depois de formado. Claro que todos desejam recuperar o investimento feito no ensino superior, não é mesmo?

Como você viu, o curso de Psicologia é privilegiado nesse ponto, pois oferece diversas oportunidades no mercado de trabalho. A média salarial para quem atua na clínica, por exemplo, é de R$ 3.412,00* no Brasil.

Mas existem também alguns cuidados que podem ser tomados para aumentar seu retorno. Confira!

Escolher uma boa faculdade

A decisão de onde cursar sua graduação é uma das mais importantes que você toma em relação à sua vida profissional. Afinal, a qualidade oferecida pela instituição vai afetar diretamente a sua formação e, em consequência, o espaço profissional que conquista no mercado.

Logo, não vale a pena abrir mão da melhor alternativa. Certifique-se de escolher uma faculdade com corpo docente qualificado e ótima infraestrutura para realizar seu curso de Psicologia. Sem dúvida, a faculdade Pitágoras é a escolha certa.

Buscar qualificação

Outro cuidado essencial para conseguir um retorno financeiro como profissional de Psicologia é sempre investir em você. Não fique limitado apenas aos conhecimentos das disciplinas da graduação. Participe de eventos, busque estágios e outras experiências. Quem é aluno da Pitágoras tem apoio especial do Canal Conecta para se inserir no mercado!

Ter iniciativa e compor seu currículo com vivências diversificadas permite que você entre em contato com todas as oportunidades oferecidas pelo mercado nessa área profissional. Portanto, tente diversificar seus estudos e práticas de estágio para aproveitar ao máximo.

Quais são os caminhos mais bem-remunerados na Psicologia?

A Psicologia é uma área com ótimas remunerações. E, à medida em que o profissional se especializa, os salários também crescem!

Confira, a seguir, o salário médio para as principais especialidades da Psicologia:

Lembrando que a experiência também é um fator determinante para o aumento da sua remuneração, ok? Por isso, é bem provável que o seu salário passe muito desses valores conforme você adquirir mais tempo de trabalho!

Agora é com você!

Já te contamos tudo sobre a faculdade de Psicologia: o preço, o tempo do curso, as principais matérias e o funcionamento do mercado de trabalho. Aproveite essas informações para decidir se esse é o curso ideal para o seu caso. E lembre-se das nossas dicas para impulsionar sua carreira como psicólogo!

Quer garantir a melhor formação no ensino superior? Então, não perca mais tempo: inscreva-se agora mesmo para o vestibular de Psicologia da Pitágoras e comece a construir seu futuro!

*Sujeito a alterações (informações de 4/7/2021).

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 218

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content